Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Gil reaviva tema de Assis Valente ao celebrar o Natal com Stevie Wonder

Uma das mais populares canções de Natal do Brasil, composta por Assis Valente (1911 - 1958) e lançada em 1933 na voz do cantor Carlos Galhardo (1913 - 1985), Boas Festas foi a maior surpresa do set feito por Stevie Wonder com Gilberto Gil no show apresentado pelo artista norte-americano no Imperator, no Rio de Janeiro (RJ), na madrugada desta segunda-feira, 24 de dezembro de 2012, véspera de Natal. Dezessete anos após ter dividido o palco com Wonder no Free Jazz de 1995, também no Rio de Janeiro (RJ), Gil - visto com Wonder na foto de Marcos Hermes - entrou em cena duas vezes, a convite do anfitrião. Na primeira, Gil cantou - lendo a letra em inglês - The Secret Life of Plants (Stevie Wonder, 1979), música que o artista baiano gravou em 1994 em show registrado dentro da série MTV Unplugged. Na segunda vez em que Wonder soltou um "Gilberto!..." para chamar Gil ao palco do Imperator, o cantor brasileiro arriscou versão bilíngue de Boas Festas - alternando versos em inglês e em português - e, na sequência, permaneceu em cena, interagindo com Wonder ao dialogar com o amigo na linguagem da música. Foi quando o anfitrião cantou Você Abusou (Antonio Carlos & Jocáfi, 1971) - samba conhecido em escala mundial que ocasionalmente faz parte do repertório de Wonder - e quando acentuou a pegada de blues do r  & b Merry Christmas, Baby (Lou Baxter e Johnny Moore, 1947), tema que Wonder gravou com Wyclef Jean no álbum beneficente A Very Special Christmas 5 (2001). Com Gil ainda no palco (mas já efetivamente sem ter o que fazer), Wonder arrematou o show com Superstition (Stevie Wonder, 1972) e My Cherie Amour (Stevie Wonder, Henry Cosby e Sylvia Moy, 1969) depois de duas (memoráveis) horas em cena.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Uma das mais populares canções de Natal do Brasil, composta por Assis Valente (1911 - 1958) e lançada em 1933 na voz do cantor Carlos Galhardo (1913 - 1985), Boas Festas foi a maior surpresa do set feito por Stevie Wonder com Gilberto Gil no show apresentado pelo artista norte-americano no Imperator, no Rio de Janeiro (RJ), na madrugada desta segunda-feira, 24 de dezembro de 2012, véspera de Natal. Dezessete anos após ter dividido o palco com Wonder no Free Jazz de 1995, também no Rio de Janeiro (RJ), Gil - visto com Wonder na foto de Marcos Hermes - entrou em cena duas vezes, a convite do anfitrião. Na primeira, Gil cantou - lendo a letra em inglês - The Secret Life of Plants (Stevie Wonder, 1979), música que o artista baiano gravou em 1994 em show registrado dentro da série MTV Unplugged. Na segunda vez em que Wonder soltou um "Gilberto!..." para chamar Gil ao palco do Imperator, o cantor brasileiro arriscou versão bilíngue de Boas Festas - alternando versos em inglês e em português - e, na sequência, permaneceu em cena, interagindo com Wonder ao dialogar com o amigo na linguagem da música. Foi quando o anfitrião cantou Você Abusou (Antonio Carlos & Jocáfi, 1971) - samba conhecido em escala mundial que ocasionalmente faz parte do repertório de Wonder - e quando acentuou a pegada de blues do r & b Merry Christmas, Baby (Lou Baxter e Johnny Moore, 1947), tema que Wonder gravou com Wyclef Jean no álbum beneficente A Very Special Christmas 5 (2001). Com Gil ainda no palco (mas já efetivamente sem ter o que fazer), Wonder arrematou o show com Superstition (Stevie Wonder, 1972) e My Cherie Amour (Stevie Wonder, Henry Cosby e Sylvia Moy, 1969) depois de duas (memoráveis) horas em cena.

Rafael M. disse...

Para mim, juntamente com "O Velhinho", "Boas Festas" é uma das melhores canções natalinas brasileiras de todos os tempos. A letra, muito terna e sensível, nos remete a sentimentos e boas lembranças. Foi muito bom saber que Gil e Stevie entoaram essa canção no show.

Rafael M. disse...

Um detalhe: Gil já gravou "Boas Festas" com Caetano e Eliane Elias no raro disco lançado somente lá fora, chamado "World Christmas", de 1996.

Rafael M. disse...

Há um vídeo curtinho no link abaixo onde podemos ver Gil cantando "Boas Festas" com Stevie:

https://www.youtube.com/watch?v=5LwMTfN06NE