Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Com seu canto operístico, Jenkins ritualiza o Natal em 'This Is Christmas'

Resenha de CD
Título: This Is Christmas
Artista: Katherine Jenkins
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * * 1/2

À moda clássica, Katherine Jenkins ritualiza o Natal em seu 10º álbum, This Is Christmas, o primeiro de caráter natalino. Para quem não liga o nome de Jenkins à sua voz operística de mezzo-soprano, a cantora do País de Gales alcançou projeção mundial ao aderir ao crossover, cruzando a música clássica com a popular - tal como o tenor Plácido Domingo, convidado de Jenkins na faixa Come What May. É como uma cantora de ópera, habituada a encarar e escalar árias, que Jenkins dá voz a temas natalinos pouco batidos, como Deck The Halls e Sleep Quietly My Jesus, neste disco de estilo clássico e classudo. Já na primeira (grande) faixa, O Come O Come Emmanuel, a intérprete solta sua voz em feitio de oração, enfatizando o clima sacro do Natal. This Is Christmas é disco de pompa, coros - como os ouvidos em Ding Dong Merrily on High e I Wish You Christmas - e circunstância. Contudo, acima de tudo, paira a beleza do canto de Katherine Jenkins, que atinge tons sublimes em Angels From The Realms of Glory e em Away in a Manger, o destaque maior deste disco tão tradicional quanto sedutor.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

À moda clássica, Katherine Jenkins ritualiza o Natal em seu 10º álbum, This Is Christmas, o primeiro de caráter natalino. Para quem não liga o nome de Jenkins à sua voz operística de mezzo-soprano, a cantora do País de Gales alcançou projeção mundial ao aderir ao crossover, cruzando a música clássica com a popular - tal como o tenor Plácido Domingo, convidado de Jenkins na faixa Come What May. É como uma cantora de ópera, habituada a encarar e escalar árias, que Jenkins dá voz a temas natalinos pouco batidos, como Deck The Halls e Sleep Quietly My Jesus, neste disco de estilo clássico e classudo. Já na primeira (grande) faixa, O Come O Come Emmanuel, a intérprete solta sua voz em feitio de oração, enfatizando o clima sacro do Natal. This Is Christmas é disco de pompa, coros - como os ouvidos em Ding Dong Merrily on High e I Wish You Christmas - e circunstância. Contudo, acima de tudo, paira a beleza do canto de Katherine Jenkins, que atinge tons sublimes em Angels From The Realms of Glory e em Away in a Manger, o destaque maior deste disco tão tradicional quanto sedutor.

Rafael disse...

Pena que Katherine não seja tão conhecida aqui no Brasil... Mereceria e deveria ser mais falada e ouvida... Tem uma belíssima voz e um repertório muito bonito. Com esse disco de Natal, não é diferente. Belíssimos clássicos natalinos ficam bem realçados na sua voz lírica, no seu canto doce.