Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

À base de corda, Consuelo dá voz em 'Casa' a 11 parcerias com Nogueira

Resenha de CD
Título: Casa
Artista: Consuelo de Paula
Gravadora: Tratore
Cotação: * * * 1/2

Cantora e compositora mineira, radicada em São Paulo (SP) há mais de 20 anos, Consuelo de Paula ganhou certa visibilidade nacional em 2009 quando Maria Bethânia gravou sua música Sete Trovas no CD Encanteria. Contudo, a discografia da artista já começara em 1998 com a edição do CD Samba, Seresta e Baião. Lançado no fim deste ano de 2012, Casa é o quinto título dessa discografia construída à margem do mercado fonográfico. Em Casa, Consuelo abre as portas somente para sua parceria com o compositor e violonista Rubens Nogueira (1959 - 2012), iniciada em 2004. Nogueira é o autor das 12 melodias gravadas no álbum com a orquestra À Base de Corda. Onze têm versos de Consuelo, escritos com poesia e lirismo. A exceção é Estrela, tema que fecha o disco em registro instrumental. Da derradeira safra da parceria de Nogueira com Consuelo, vale destacar a beleza de Borboleta - canção inspirada no poema Elegia a Uma Pequena Borboleta, de Cecília Meireles (1901 - 1964) e valorizada pelo arranjo esvoaçante de Dante Ozzetti - e do samba Marinheiro, que navega nas águas dos mestres do gênero (outro samba, , alocado já ao fim do disco, se revela menos sedutor). Merece também menção honrosa a delicadeza de Espera, tema arranjado por Chico Saraiva. Nesta música, como em outras de Casa, salta aos ouvidos a limpidez da voz de Consuelo de Paula. A propósito, canções como Convite (que evoca certa mineirice sem carregar nas tintas regionais), Navegações e Réquiem são valorizadas no disco pela perfeita sintonia entre canto, arranjos (feitos à base das cordas da orquestra), músicas e letras. Casa merece enfim a visita de ouvintes identificados com uma música mais poética, urdida nos tempos idos da delicadeza.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cantora e compositora mineira, radicada em São Paulo (SP) há mais de 20 anos, Consuelo de Paula ganhou certa visibilidade nacional em 2009 quando Maria Bethânia gravou sua música Sete Trovas no CD Encanteria. Contudo, a discografia da artista já começara em 1998 com a edição do CD Samba, Seresta e Baião. Lançado no fim deste ano de 2012, Casa é o quinto título dessa discografia construída à margem do mercado fonográfico. Em Casa, Consuelo abre as portas somente para sua parceria com o compositor e violonista Rubens Nogueira (1959 - 2012), iniciada em 2004. Nogueira é o autor das 12 melodias gravadas no álbum com a orquestra À Base de Corda. Onze têm versos de Consuelo, escritos com poesia e lirismo. A exceção é Estrela, tema que fecha o disco em registro instrumental. Da derradeira safra da parceria de Nogueira com Consuelo, vale destacar a beleza de Borboleta - canção inspirada no poema Elegia a Uma Pequena Borboleta, de Cecília Meireles (1901 - 1964) e valorizada pelo arranjo esvoaçante de Dante Ozzetti - e do samba Marinheiro, que navega nas águas dos mestres do gênero (outro samba, Fé, alocado já ao fim do disco, se revela menos sedutor). Merece também menção honrosa a delicadeza de Espera, tema arranjado por Chico Saraiva. Nesta música, como em outras de Casa, salta aos ouvidos a limpidez da voz de Consuelo de Paula. A propósito, canções como Convite (que evoca certa mineirice sem carregar nas tintas regionais), Navegações e Réquiem são valorizadas no disco pela perfeita sintonia entre canto, arranjos (feitos à base das cordas da orquestra), músicas e letras. Casa merece enfim a visita de ouvintes identificados com uma música mais poética, urdida nos tempos idos da delicadeza.

Rafael disse...

O novo e aguardadíssimo disco da Consuelo é belo. Tem lindas canções nesse repertório.

Maria disse...

Marinheiro é um samba delicioso adoro!

Unknown disse...

Conheci Consuelo a partir da linda gravação da Bethânia da tb linda SETE TROVAS. Fui pesquisar a obra da cantora ( que tem uma bela voz) e fiquei fascinado. o dvd NEGRA é muito bom e os cd Dança das rosas só tem músicas emocionantes. Estou ansioso para ouvir CASA.Mais uma vez Bethania enriquece minha vida.

Douglas Carvalho disse...

Conheço Consuelo desde o primeiro CD e sempre a achei maravilhosa. Demorou demais pra Bethânia descobrir!

Uma pena que ainda é tão pouco conhecida.