Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 8 de dezembro de 2012

Com sons e silêncios cúmplices, casal Hime expõe o seu refúgio musical

Resenha de CD e DVD
Título: Almamúsica ao Vivo - Sons & Silêncios
Artista: Francis Hime & Olivia Hime
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * *

No início do documentário Sons & Silêncios, exibido no DVD em que Francis Hime & Olivia Hime perpetuam o show Almamúsica (2011), a cantora e compositora carioca abre a janela da casa de Itaipava (Petrópolis, RJ), refúgio do casal. A abertura da janela simboliza a permissão para que o espectador do vídeo entre na intimidade (ensaiada) dos Hime. É nesse documentário - filmado sob a direção de Wiland Pinsdorf - que o casal discorre com simulada naturalidade sobre detalhes do show inspirado no belo disco de estúdio lançado em 2011 enquanto comenta detalhes da paisagem bucólica e apresenta temas como Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1956), cantados por Olivia e Francis ao pé do piano tocado pelo compositor. Captado para edição em DVD e CD ao vivo em apresentações feitas em 26 e 27 de novembro de 2011 no Teatro Fecap, em São Paulo (SP), o bom show Almamúsica é - como o disco que o gerou - sensível relicário do casal, bordado em tons afetivos a partir das costura de seis quadros alinhados no roteiro assinado por Francis e Olivia. Por sua própria natureza íntima, o show parece moldado para palcos pequenos em que se observa a cumplicidade do casal em cena. Na transposição para o DVD, parte dessa intimidade se perde, mas permanecem a refinada musicalidade que pauta as suítes - clique aqui para ler a resenha da estreia nacional do show - e os textos que destoam do tom íntimo do recital. Em cena, há somente o piano do compositor e as vozes de Francis e Olivia a encadear, numa atmosfera clássica, temas de compositores como Ary Barroso (1903 - 1964) e Tom Jobim (1927 - 1994), entre músicas da lavra do próprio casal. No início da exibição do show no DVD, Olivia Hime fecha a janela da casa de Itaipava. É como se, a partir dali, ao espectador fosse permitido somente apreciar o trabalho tal como ele é exposto no palco. E no palco brotam, dos sons e dos silêncios cúmplices do casal, os bons momentos deste CD/DVD Almamúsica ao Vivo.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

No início do documentário Sons & Silêncios, exibido no DVD em que Francis Hime & Olivia Hime perpetuam o show Almamúsica (2011), a cantora e compositora carioca abre a janela da casa de Itaipava (Petrópolis, RJ), refúgio do casal. A abertura da janela simboliza a permissão para que o espectador do vídeo entre na intimidade (ensaiada) dos Hime. É nesse documentário - filmado sob a direção de Wiland Pinsdorf - que o casal discorre com simulada naturalidade sobre detalhes do show inspirado no belo disco de estúdio lançado em 2011 enquanto comenta detalhes da paisagem bucólica e apresenta temas como Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1956), cantados por Olivia e Francis ao pé do piano tocado pelo compositor. Captado para edição em DVD e CD ao vivo em apresentações feitas em 26 e 27 de novembro de 2011 no Teatro Fecap, em São Paulo (SP), o bom show Almamúsica é - como o disco que o gerou - sensível relicário do casal, bordado em tons afetivos a partir das costura de seis quadros alinhados no roteiro assinado por Francis e Olivia. Por sua própria natureza íntima, o show parece moldado para palcos pequenos em que se observa a cumplicidade do casal em cena. Na transposição para o DVD, parte dessa intimidade se perde, mas permanecem a refinada musicalidade que pauta as suítes - clique aqui para ler a resenha da estreia nacional do show - e os textos que destoam do tom íntimo do recital. Em cena, há somente o piano do compositor e as vozes de Francis e Olivia a encadear, numa atmosfera clássica, temas de compositores como Ary Barroso (1903 - 1964) e Tom Jobim (1927 - 1994), entre músicas da lavra do próprio casal. No início da exibição do show no DVD, Olivia Hime fecha a janela da casa de Itaipava. É como se, a partir dali, ao espectador fosse permitido somente apreciar o trabalho tal como ele é exposto no palco. E no palco brotam, dos sons e dos silêncios cúmplices do casal, os bons momentos deste CD/DVD Almamúsica ao Vivo.

Vitor disse...

É impressão minha ou o Mauro agora dá 3 estrelas pra 90% das resenhas? O engraçado é que com o mesmo número de estrelas ele consegue detonar um trabalho e incoerentemente exaltar outro. Acho melhor deixar as estrelas de lado e permanecer somente o texto, já que o item virou qualquer coisa

Rafael disse...

Vitor, faz sentido o que você disse. As avaliações dos discos tem ficado muito incoerentes nos últimos tempos dessa forma que o Mauro adotou.

Rafael disse...

Quanto ao disco fiquei sabendo de seu lançamento há 1 semana. O disco de estúdio é muito bonito, sensível. Resta saber se a versão ao vivo dele deu certo.

Marcelo disse...

Concordo com o Vitor!!!

Gabriel Medeiros denoiteosolilumina@gmail.com disse...

Alguém sabe se esse show será lançado em blu-ray? No blu-ray do Chico - Na Carreira - a Biscoito Fino colocou um documentário nos extras que não tem no dvd.
Será que os blu-rays da Biscoito vão ter extras a mais? O novo dvd do Gil tb será lançado em blu-ray, mas ainda não consegui nenhuma informação se terá algum extra exclusivo, alguém sabe?