Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 8 de março de 2012

Terceiro álbum adulto de Charlotte, Stage Whisper deriva do anterior IRM

Lançado em dezembro de 2011, o terceiro álbum de Charlotte Gainsbourg, Stage Whisper, sai no Brasil neste mês de março via Warner Music. A rigor, trata-se do terceiro álbum da fase adulta da obra fonográfica da cantora e atriz anglo-francesa, já que a filha do cantor e cineasta francês Serge Gainsbourg (1928 - 1991) com a atriz inglesa Jane Birkin lançou disco adolescente, Charlotte For Ever (1986), quando tinha 15 anos. Stage Whisper combina oito faixas captadas em estúdio - a maioria nas sessões do álbum anterior de Charlotte, IRM (2009) - com 11 músicas gravadas ao vivo na turnê feita pela artista na Europa entre 14 de junho e 18 de julho de 2010. Dos oito fonogramas das sessões de estúdio, sete já haviam sido apresentadas no EP Terrible Angels (2011), editado somente no exterior. A exceção é Anna, tema da lavra de Asa Taccone. Já a faixa-título do EP, Terrible Angels, foi promovida por Charlotte com clipe de arquitetura pop. Terrible Angels foi composta e produzida por Beck Hansen - assim como Paradisco, All the Rain e White Telephone, o que torna Stage Whisper de certa forma um álbum derivado de seu antecessor IRM, produzido (com sucesso) por Beck.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Lançado em dezembro de 2011, o terceiro álbum de Charlotte Gainsbourg, Stage Whisper, sai no Brasil neste mês de março via Warner Music. A rigor, trata-se do terceiro álbum da fase adulta da obra fonográfica da cantora e atriz anglo-francesa, já que a filha do cantor e cineasta francês Serge Gainsbourg (1928 - 1991) com a atriz inglesa Jane Birkin lançou disco adolescente, Charlotte For Ever (1986), quando tinha 15 anos. Stage Whisper combina oito faixas captadas em estúdio - a maioria nas sessões do álbum anterior de Charlotte, IRM (2009) - com 11 músicas gravadas ao vivo na turnê feita pela artista na Europa entre 14 de junho e 18 de julho de 2010. Dos oito fonogramas das sessões de estúdio, sete já haviam sido apresentadas no EP Terrible Angels (2011), editado somente no exterior. A exceção é Anna, tema da lavra de Asa Taccone. Já a faixa-título do EP, Terrible Angels, foi promovida por Charlotte com clipe de arquitetura pop. Terrible Angels foi composta e produzida por Beck Hansen - assim como Paradisco, All the Rain e White Telephone, o que torna Stage Whisper de certa forma um álbum derivado de seu antecessor IRM, produzido (com sucesso) por Beck.

lurian disse...

O disco tem linguagem pop universal e perdeu a atmosfera viajante e cheia de efeitos hipnóticos do Air e mesmo do disco anterior. Perdeu um pouco o brilho com isso também.