Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Jeneci grava música de Vital Farias para trilha de novela que inclui Amelinha

Marcelo Jeneci gravou grande sucesso do cancioneiro do compositor paraibano Vital Farias, Veja (Margarida) (1975), para a trilha sonora da próxima novela das 21h da Rede Globo, Velho Chico, programada para estrear em 14 de março de 2016. Propagada na voz agreste de Elba Ramalho em gravação de 1980, Veja (Margarida) é canção composta por Farias para a trilha sonora da peça Lampião no inferno, encenada em 1975 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) pelo Grupo Chegança sob a direção de Luiz Mendonça (1931 - 1995). A inédita gravação de Jeneci vai ser lançada no primeiro álbum com as músicas da trilha sonora da novela. Com produção musical de Tim Rescala e seleção de repertório de Luiz Fernando Carvalho, diretor da trama ambientada às margens do Rio São Francisco, a trilha sonora de Velho Chico tem acento nordestino. Artistas e músicas do Nordeste predominam na ótima seleção. O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença canta Flor de tangerina, música da própria lavra, lançada em 2002. A cantora cearense Amelinha figura na trilha com Gemedeira (Robertinho de Recife e José Carlos Capinam), música que lançou em 1980. Já o cantor e compositor baiano Caetano Veloso está triplamente representado no disco com o primeiro volume da trilha de Velho Chico. Além de Triste Bahia (Caetano Veloso e Gregório de Mattos, 1972), Caetano canta inédito registro de Tropicália (Caetano Veloso, 1967) - música gravada com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob a regência de Tim Rescala - e tem a composição Como 2 e 2 (Caetano Veloso, 1972) revivida na trilha sonora na voz de Gal Costa. Já o cantor e compositor baiano Tom Zé dá voz a Senhor cidadão (Tom Zé e Augusto de Campos,1971). O CD sai em março.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Marcelo Jeneci gravou o maior sucesso do cancioneiro do compositor paraibano Vital Farias, Veja (Margarida) (1975), para a trilha sonora da próxima novela das 21h da Rede Globo, Velho Chico, programada para estrear em 11 de março de 2016. Propagada na voz agreste de Elba Ramalho em gravação de 1980, Veja (Margarida) é canção composta por Farias para a trilha sonora da peça Lampião no inferno, encenada em 1975 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) pelo Grupo Chegança sob a direção de Luiz Mendonça (1931 - 1995). A inédita gravação de Jeneci vai ser lançada no primeiro álbum com as músicas da trilha sonora da novela. Com produção musical de Tim Rescala e seleção de repertório de Luiz Fernando Carvalho, diretor da trama ambientada às margens do Rio São Francisco, a trilha sonora de Velho Chico tem acento nordestino. Artistas e músicas do Nordeste predominam na ótima seleção. O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença canta Flor de tangerina, música da própria lavra, lançada em 2002. A cantora cearense Amelinha figura na trilha com Gemedeira (Robertinho de Recife e José Carlos Capinam), música que lançou em 1980. Já o cantor e compositor baiano Caetano Veloso está triplamente representado no disco com o primeiro volume da trilha de Velho Chico. Além de Triste Bahia (Caetano Veloso e Gregório de Mattos, 1972), Caetano canta inédito registro de Tropicália (Caetano Veloso, 1967) - música gravada com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob a regência de Tim Rescala - e tem a composição Como 2 e 2 (Caetano Veloso, 1972) revivida na trilha sonora na voz de Gal Costa. Já o cantor e compositor baiano Tom Zé dá voz a Senhor cidadão (Tom Zé e Augusto de Campos,1971). O CD sai em março.

lurian disse...

Gemedeira é música antológica. Ninguém cantava esses ritmos agalopados de Gemedeira, Galope rasante, etc como Amelinha. A sensação era realmente estar no galope de um cavalo.

Nelson disse...

Mauro, achei que o maior sucesso de Vital Farias fosse "Ai que saudade d'ocê"!

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Nelson. Abs, MauroF

Edu M disse...

Oi Mauro. Caetano nao vai mais regravar O ciume para a novela?

Unknown disse...

Deve ter também canções de Geraldo Azevedo (por ser natural de Petrolina, onde a trama se passa) e de Maciel Melo, Xangai e Lucy Alves, que participam da novela como atores.

Tomara que sim.

Mauro Ferreira disse...

Edu M, a música gravada por Caetano para a abertura é 'Tropicália', não 'O ciúme'. Abs, MauroF

Rafael disse...

Essa trilha sonora será um must!!! Tudo o que o Luiz Fernando Carvalho faz é feito com muito capricho...

Denis disse...

Amelinha, Tom Zé, Caetano, Jeneci, Alceu, "Gemedeira", "Triste Bahia"... Viram como a Globo quando quer faz uma trilha decente?