Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 4 de março de 2015

Ratto veste a 'velha roupa colorida' no EP que dá prévia de seu primeiro DVD

Resenha de EP digital
Título: Anna Ratto ao vivo
Artista: Anna Ratto
Gravadora: Coqueiro Verde Records
Cotação: * * * 1/2

À venda no iTunes a partir da próxima terça-feira, 10 de março de 2015, o EP Anna Ratto ao vivo adianta três faixas da primeira gravação ao vivo da discografia da cantora carioca Anna Ratto. O registro audiovisual do show - filmado em 12 de fevereiro de 2014 no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ) - vai ser editado em DVD previsto para chegar ao mercado fonográfico a partir de abril de 2015 com distribuição da gravadora Coqueiro Verde Records, mas com exibição já agendada pelo Canal Brasil para 21 de março. Com três faixas, duas captadas ao vivo no show e uma gravada em estúdio, o EP é bom aperitivo deste projeto revisionista em que a artista passa a limpo a primeira década de sua discografia oficial, já que, embora tenha gravado um CD temático de covers em 2003, a cantora considera que o marco inicial de sua obra é o álbum sintomaticamente intitulado Do zero, gravado em 2005 e lançado em 2006 de forma independente. Anna Ratto ao vivo é um projeto corajoso porque aproxima Ratto de sua amiga Roberta Sá, convidada para orquestrar a cena do show feito sob a direção musical de Rodrigo Vidal. Confiar a direção do show a Roberta é ato de coragem porque, a rigor, Ratto jamais se livrou totalmente da associação com Roberta - semelhança evidenciada, mais uma vez, na interpretação de Bailarina do mar (Anna Ratto), música cheia de brasilidade lançada por Ratto em seu melhor álbum, Girando (Universal Music, 2008). A propósito, tal faixa é mais indicada para ser vista do que ouvida, já que, em determinado momento, Ratto rege seu público na cadência do afoxé, pedindo palmas e coros que somente farão total sentido no registro audiovisual do número. A presença de Roberta Sá é forte no disco, já que a melhor faixa do EP, Nem sequer dormi - destaque do irregular repertório autoral do quarto álbum da artista, Anna Ratto (Bolacha Discos, 2012) - é ouvida em elegante gravação de estúdio feita por Ratto em dueto com Roberta (clique aqui para saber detalhes do clipe da gravação, já posto em rotação na web). Completa o EP a abordagem ao vivo de Velha roupa colorida (Belchior, 1976), música ótima em si, mas já datada, pois faz parte do cancioneiro em que o compositor cearense Belchior inventariou as perdas e ganhos da idealista geração sonhadora dos anos 1960. E por falar em inventários, Anna Ratto ao vivo funciona em última instância como o fecho de um ciclo na carreira de Anna Ratto. Consumado o lançamento do DVD, vai ser hora de a artista abrir outras frentes de trabalho - criando parcerias, experimentando outros produtores, dando voz a compositores inéditos em sua voz e se integrando mais com a cena contemporânea brasileira - para renovar seu canto leve e corriqueiro. Já é hora de trocar a velha roupa colorida e seguir em frente!

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ À venda no iTunes a partir da próxima terça-feira, 10 de março de 2015, o EP Anna Ratto ao vivo adianta três faixas da primeira gravação ao vivo da discografia da cantora carioca Anna Ratto. O registro audiovisual do show - filmado em 12 de fevereiro de 2014 no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ) - vai ser editado em DVD previsto para chegar ao mercado fonográfico a partir de abril de 2015 com distribuição da gravadora Coqueiro Verde Records, mas com exibição já agendada pelo Canal Brasil para 21 de março. Com três faixas, duas captadas ao vivo no show e uma gravada em estúdio, o EP é bom aperitivo deste projeto revisionista em que a artista passa a limpo a primeira década de sua discografia oficial, já que, embora tenha gravado um CD temático de covers em 2003, a cantora considera que o marco inicial de sua obra é o álbum sintomaticamente intitulado Do zero, gravado em 2005 e lançado em 2006 de forma independente. Anna Ratto ao vivo é um projeto corajoso porque aproxima Ratto de sua amiga Roberta Sá, convidada para orquestrar a cena do show feito sob a direção musical de Rodrigo Vidal. Confiar a direção do show a Roberta é ato de coragem porque, a rigor, Ratto jamais se livrou totalmente da associação com Roberta - semelhança evidenciada, mais uma vez, na interpretação de Bailarina do mar (Anna Ratto), música cheia de brasilidade lançada por Ratto em seu melhor álbum, Girando (Universal Music, 2008). A propósito, tal faixa é mais indicada para ser vista do que ouvida, já que, em determinado momento, Ratto rege seu público na cadência do afoxé, pedindo palmas e coros que somente farão total sentido no registro audiovisual do número. A presença de Roberta Sá é forte no disco, já que a melhor faixa do EP, Nem sequer dormi - destaque do irregular repertório autoral do quarto álbum da artista, Anna Ratto (Bolacha Discos, 2012) - é ouvida em elegante gravação de estúdio feita por Ratto em dueto com Roberta (clique aqui para saber detalhes do clipe da gravação, já posto em rotação na web). Completa o EP a abordagem ao vivo de Velha roupa colorida (Belchior, 1976), música ótima em si, mas já datada, pois faz parte do cancioneiro em que o compositor cearense Belchior inventariou as perdas e ganhos da idealista geração sonhadora dos anos 1960. E por falar em inventários, Anna Ratto ao vivo funciona em última instância como o fecho de um ciclo na carreira de Anna Ratto. Consumado o lançamento do DVD, vai ser hora de a artista abrir outras frentes de trabalho - criando parcerias, experimentando outros produtores, dando voz a compositores inéditos em sua voz e se integrando mais com a cena contemporânea brasileira - para renovar seu canto leve. É hora de trocar a velha roupa colorida e seguir em frente!