Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 27 de outubro de 2012

Stevie Wonder lança música para apoiar a reeleição de Obama nos EUA

Sem gravar álbum de inéditas há sete anos (o último, Time to Love, saiu em 2005), Stevie Wonder acaba de lançar música nova - Keep Moving Foward, já em rotação na internet - em que defende a permanência de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos. Lançado neste último fim de semana de outubro de 2012, com o intuito explícito de apoiar a campanha pela reeleição do presidente dos EUA, Keep Moving Foward cita nominalmente Obama na letra em que o cantor e compositor norte-americano lembra também fatos positivos ocorridos no Governo de Obama, como o fim da Guerra do Iraque. Gravada por Wonder com toques orientais no arranjo suingante, a música tem o balanço black característico da obra do artista.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sem gravar álbum de inéditas há sete anos (o último, Time to Love, saiu em 2005), Stevie Wonder acaba de lançar música nova - Keep Moving Foward, já em rotação na internet - em que defende a permanência de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos. Lançado neste último fim de semana de outubro de 2012, com o intuito explícito de apoiar a campanha pela reeleição do presidente dos EUA, Keep Moving Foward cita nominalmente Obama na letra em que o cantor e compositor norte-americano lembra também fatos positivos ocorridos no Governo de Obama, como o fim da Guerra do Iraque. Gravada por Wonder com toques orientais no arranjo suingante, a música tem o balanço black característico da obra do artista.

Rafael disse...

Adoro o Stevie! É um grande cantor e compositor da verdadeira música negra estadinense (ou americana, como o povo adora dizer). As suas letras sempre prezam pelo bom gosto e pela melancolia das situações da vida descritas nelas, que por fim tocam fundo no coração das pessoas. Seria injusto eu dizer uma canção que eu mais gosto dele, porque há várias. Uma das que acho mais belas e sensíveis é "You And I", que fala sobre o fim de um relacionamento amoroso que não deu certo. Acho que já passou da hora dele nos brindar com um novo disco. Desde 2005, já se vão 7 anos. Muito tempo para um artista tão criativo e eclético como ele.

Rafael disse...

Porém não acho que Stevie Wonder deveria misturar música com política. Isso nunca deu certo, nunca combinou. Música é algo suave, que toca o coração e a alma da gente, que nos faz viver, sentir, viajar através das letras e melodias. Já política é algo seco, duro, frio e difícil de compreender. Por mais que ele tenha seus gostos pessoais com relação a um candidato político, não penso que ele deveria chegar ao cúmulo de escrever uma música para apoiar uma reeleição. Isso não tem musicalidade, não tem graça nenhuma, não tem brilho. É uma pena que artistas tão bons como ele ainda caiam numa armadilha dessas.

Chabacano disse...

Artistas não deveriam usar suas popularidades para angariarem votos para esse ou aquele candidato em uma eleição pública, mas, como tudo na vida, há exceções para essa regra. Recentemente, Chico&Caetano fizeram um show para ajudar a campanha do Marcelo Freixo na disputa pela prefeitura da cidade do Rio. E eu achei muito louvável, tendo em vista a fortuna que o candidato favorito usou para se reeleger. A disputa entre republicanos e democratas está muito acirrada, e para evitar a chegada ao poder de mais um "sujeitinho republicano" vale até mesmo o esforço de compor uma nova música para ajudar o candidato democrata.