Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livro inclui 'Taj Mahal' entre '1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer'

Sucesso lançado por Jorge Ben Jor em 1972, no álbum Ben, Taj Mahal extrapolou as fronteiras do Brasil a ponto de seu contagiante riff ter sido reaproveitado por Rod Stewart - sem os devidos créditos do cantor e compositor carioca, autor do tema - na criação de Da Ya Think I'm Sexy? (1978). O caso de plágio descarado foi parar nos tribunais, aumentou a visibilidade da música e certamente influenciou a inclusão de Taj Mahal entre as 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer listadas pelo livro homônimo editado pelo escritor e produtor inglês Robert Dimery com a colaboração de 48 jornalistas e críticos musicais. Recém-lançado no Brasil pela editora Sextante, o livro tem prefácio de Tony Visconti - produtor de álbuns emblemáticos na discografia de David Bowie - e contextualiza cada uma das 1001 músicas relacionadas na seleção que vai de O Sole Mio (Giovanni Capurro e Eduardo Di Capua) - sucesso do tenor italiano Enrico Caruso (1873 - 1921) em 1916 - a Stylo (Gorillaz e Mos Def), composição do repertório do grupo virtual Gorillaz, lançada em 2010. Entre uma e outra, há 999 músicas que vão do jazz ao rap, passando por blues, soul, funk, rock, pop e r & b. A antologia foi feita sob a ótica dos mercados da Inglaterra e dos Estados Unidos. Mesmo que a seleção seja questionável como qualquer lista do gênero, os breve textos sobre cada música tornam saborosa  e informativa a leitura de 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer. E, por serem independentes, tais textos permitem sua leitura em ordem aleatória. Para ler antes de morrer!

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sucesso lançado por Jorge Ben Jor em 1972, no álbum Ben, Taj Mahal extrapolou as fronteiras do Brasil a ponto de seu contagiante riff ter sido reaproveitado por Rod Stewart - sem os devidos créditos do cantor e compositor carioca, autor do tema - na criação de Da Ya Think I'm Sexy? (1978). O caso de plágio descarado foi parar nos tribunais, aumentou a visibilidade da música e certamente influenciou a inclusão de Taj Mahal entre as 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer listadas pelo livro homônimo editado pelo escritor e produtor inglês Robert Dimery com a colaboração de 48 jornalistas e críticos musicais. Recém-lançado no Brasil pela editora Sextante, o livro tem prefácio de Tony Visconti - produtor de álbuns emblemáticos na discografia de David Bowie - e contextualiza cada uma das 1001 músicas relacionadas na seleção que vai de O Sole Mio (Giovanni Capurro e Eduardo Di Capua) - sucesso do tenor italiano Enrico Caruso (1873 - 1921) em 1916 - a Stylo (Gorillaz e Mos Def), composição do repertório do grupo virtual Gorillaz, lançada em 2010. Entre uma e outra, há 999 músicas que vão do jazz ao rap, passando por blues, soul, funk, rock, pop e r & b. A antologia foi feita sob a ótica dos mercados da Inglaterra e dos Estados Unidos. Mesmo que a seleção seja questionável como qualquer lista do gênero, os breve textos sobre cada música tornam saborosa e informativa a leitura de 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer. E, por serem independentes, tais textos permitem sua leitura em ordem aleatória. Para ler antes de morrer!

Rafael disse...

Deveriam era lançar uma versão brasileira desse livro com as 1001 músicas tupiniquins para se ouvir antes de morrer.

William Soares disse...

Gostei da Sugestão do Rafael. A gente importa muita coisa de fora e acaba gostando e achando que é normal. Taí uma dica pro dono do Blog. Podia começar como postagem. e depois se tiver um bom retorno poderia virar livro.

ADEMAR AMANCIO disse...

Ninguém resiste a uma lista,deve ser pela constatação de que gosto é subjetivo demais.