Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mesmo sem humor, Blubell evoca bossa de Sylvia em Cantoras do Brasil

Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil
Título: Blubell Canta Sylvia Telles
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Simone Elias

Emissora: Canal Brasil
Foto: Cris Valias

Cotação: * * * 
Programa exibido pelo Canal Brasil às 18h45m de 18 de outubro de 2012

Em depoimento para o sétimo dos 13 episódios de Cantoras do Brasil, série em que uma voz de tempos idos é abordada por intérprete da cena contemporânea, a cantora paulista Blubell diz que detecta "senso de humor" nas interpretações de Sylvia Telles (1935 - 1966) e que se identifica - inclusive por isso - com a cantora carioca, uma das vozes mais refinadas da Bossa Nova. Mesmo que não seja possível detectar esse "senso de humor" nos dois números musicais gravados por Blubell para o programa no YB Music Studio, sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari, o fato é que a cantora paulista evoca a classe de Sylvinha ao dar voz a Ho-Ba-La-Lá (João Gilberto, 1959) e a Você e Eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961). Um dos bissextos temas autorais de João Gilberto, Ho-Ba-La-Lá é cantado por Blubell  na pouco ouvida versão em inglês escrita por Aloysio de Oliveira (1914 - 1995) - nome omitido nos créditos do programa - e gravada por Sylvia no seu álbum Amor em Hi-Fi (1960). Dá para detectar no número a influência do jazz que pauta o canto de Blubell. Você e Eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961) reitera a bossa da artista, em abordagem clássica, de leveza realçada pelo Hammond pilotado por Daniel Grajew e pelo toque suave dos violões de Gabriel Muzak e Pipo Pegoraro. Mesmo sem o tal "senso de humor", Blubell honra o canto memorável de Sylvia Telles.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em depoimento para o sétimo dos 13 episódios de Cantoras do Brasil, série em que uma voz de tempos idos é abordada por intérprete da cena contemporânea, a cantora paulista Blubell diz que detecta "senso de humor" nas interpretações de Sylvia Telles (1935 - 1966) e que se identifica - inclusive por isso - com a cantora carioca, uma das vozes mais refinadas da Bossa Nova. Mesmo que não seja possível detectar esse "senso de humor" nos dois números musicais gravados por Blubell para o programa no YB Music Studio, sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari, o fato é que a cantora paulista evoca a classe de Sylvinha ao dar voz a Ho-Ba-La-Lá (João Gilberto, 1959) e a Você e Eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961). Um dos bissextos temas autorais de João Gilberto, Ho-Ba-La-Lá é cantado por Blubell na pouco ouvida versão em inglês escrita por Aloysio de Oliveira (1914 - 1995) - nome omitido nos créditos do programa - e gravada por Sylvia no seu álbum Amor em Hi-Fi (1960). Dá para detectar no número a influência do jazz que pauta o canto de Blubell. Você e Eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961) reitera a bossa da artista, em abordagem clássica, de leveza realçada pelo Hammond pilotado por Daniel Grajew e pelo toque suave dos violões de Gabriel Muzak e Pipo Pegoraro. Mesmo sem o tal "senso de humor", Blubell honra o canto memorável de Sylvia Telles.

Rafael disse...

Por conta de um erro e da incompetência da Oi TV, não tenho mais o Canal Brasil na minha grade de programação da TV a cabo. Mas ainda bem que existe a santa internet para conferir o resultado desse especial. Curioso para saber como ficou as versões das canções da Sylvia na voz da Blubell.

Victor Moraes, disse...

Blubell refinou o indie, creio que só poderia se sair bem cantando um repertório que já é refinado da hora que nasceu, como Ho-Ba-La-Lá ...

Ardhous disse...

Preciso buscar essa interpretação em algum lugar. Obrigado pela resenha.