Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aydar acha pistas de Clara ao celebrar 'Guerreira' em 'Cantoras do Brasil'

Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil
Título: Mariana Aydar Canta Clara Nunes
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Simone Elias
Emissora: Canal Brasil
Foto: Cris Valias
Cotação: * * *
Exibição programada pelo Canal Brasil para as 18h45m de 25 de outubro de 2012


"Canto pra me achar e te acho", resume Mariana Aydar em frase lapidar da carta aberta que endereça a Clara Nunes (1942 - 1983) no oitavo episódio da série Cantoras do Brasil, exibida às quintas-feiras pelo Canal Brasil. Em vez de depoimento sobre o legado da cantora de tempos idos celebrada pela intérprete contemporânea, como é praxe na série, a paulista Aydar lê no programa a Carta pra Clara, na qual relata que, mesmo sem ter conhecido a intérprete mineira, sente Clara e detecta as pistas deixadas pela Guerreira. Afirmação confirmada na bela interpretação de As Forças da Natureza (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1977), o melhor dos dois números musicais gravados por Aydar para a série no estúdio YB Music, em São Paulo (SP), sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari. Com a adesão do convidado Duani na percussão, Aydar oferece leitura límpida, quase cool, do samba que em 1977 deu título ao décimo dos  15 álbuns de estúdio gravados por Clara. O arranjo econômico valoriza o canto de Aydar e fica levemente climático ao fim da música, por efeito das guitarras de Tagliari e Pipo Pegoraro. Primeiro número musical do programa, O Canto das Três Raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, 1976) - faixa-título do nono álbum de Clara - ressoa sem a força habitual em registro que, embora reverente à exuberante arquitetura do samba, harmoniza o tema com suingue particular. As guitarras - pilotadas por Alex Dias e Tagliari - evocam de longe uma levada nortista. No todo, o oitavo episódio da série Cantoras do Brasil mostra que Mariana Aydar, do seu jeito contemporâneo, já achou a pista certa de Clara Nunes.

25 comentários:

Mauro Ferreira disse...

"Canto pra me achar e te acho", resume Mariana Aydar em frase lapidar da carta aberta que endereça a Clara Nunes (1942 - 1983) no oitavo episódio da série Cantoras do Brasil, exibida às quintas-feiras pelo Canal Brasil. Em vez de depoimento sobre o legado da cantora de tempos idos celebrada pela intérprete contemporânea, como é praxe na série, a paulista Aydar lê no programa a Carta pra Clara, na qual relata que, mesmo sem ter conhecido a intérprete mineira, sente Clara e detecta as pistas deixadas pela Guerreira. Afirmação confirmada na bela interpretação de As Forças da Natureza (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1977), o melhor dos dois números musicais gravados por Aydar para a série no estúdio YB Music, em São Paulo (SP), sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari. Com a adesão do convidado Duani na percussão, Aydar oferece leitura límpida, quase cool, do samba que em 1977 deu título ao décimo dos 15 álbuns de estúdio gravados por Clara. O arranjo econômico valoriza o canto de Aydar e fica levemente climático ao fim da música, por efeito das guitarras de Tagliari e Pipo Pegoraro. Primeiro número musical do programa, O Canto das Três Raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, 1976) - faixa-título do nono álbum de Clara - ressoa sem a força habitual em registro que, embora reverente à exuberante arquitetura do samba, harmoniza o tema com suingue particular. As guitarras - pilotadas por Alex Dias e Tagliari - evocam de longe uma levada nortista. No todo, o oitavo episódio da série Cantoras do Brasil mostra que Mariana Aydar, do seu jeito contemporâneo, já achou a pista certa de Clara Nunes.

Maria disse...

Clara Nunes, é uma das minhas cantoras favoritas tem um repertório maravilhoso de Samba ela e Dona Ivone Lara melhor do que o de Beth Carvalho!

Marcelo Barbosa disse...

Mauro, o correto são 16 discos da Clara.
Não gosto da Aydar! Se juntar ela, Céu e outras cantoras (sem sal) surgidas agora não dá uma Clara Nunes!
Quanto ao comentário da garota acima, prefiro ignorá-la! Abs

Marcelo Barbosa disse...

E o Canto das Três Raças é o décimo álbum lançado pela Mineira! Abs

Johnny Cesar disse...

Mauro,
A Aydar é ótima e muito talentosa no que faz. Clara merece todas as homenagens do mundo porque é uma das maiores cantoras do Brasil e muitas vezes injustamente esquecida.
As que eu não gosto guardo para mim e quando você escreve sobre elas vou barra de rolagem e passo para o post seguinte... Não perco meu tempo lendo delas e muito menos as detonando.
Abraço.

Insensato Mundo disse...

Beth Carvalho é uma artista que gravou os melhores compositores deste país. Questionar seu repertório é mostrar desconhecimento de causa.

Cabe lembrar alguns de seus compositores: Cartola, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Candeia, Monarco, Gracia do Salgueiro, João Nogueira, Gisa Nogueira, Assis Valente, Roque Ferreira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Carlos Cachaça, Baden e Vinícius, Edmundo Souto, Danilo e Dorival Caymmi, Chico Buarque,João Bosco, Pixinguinha, Paulinho Tapajós, Mário Lago, Haroldo Lobo, Heitor dos Prazeres, Adoniram Barbosa, Gonzaguinha, Riachão, Batatinha, Ederaldo Gentil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lupicínio Rodrigues, Jorge Aragão, Manacea, Milton Nascimento, Eduardo Gudin, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes, Noca da Portela, Hermínio Bello de Carvalho, Gonzaguinha...

Citei apenas os que me vieram na memória, de imediato.

Coerente com sua carreira, abraçou o samba e valorizou não somente o samba do Rio de Janeiro, mas da Bahia e de São Paulo. Possui uma das mais belas e intocáveis discografias.

Sou fã de Clara, que também possui belo repertório e excelente discografia (exceto pelos três primeiros albuns iniciais). Acho, porém, uma grande bobagem querer afirmar o talento de Clara em detrimento do magnífico talento de Beth Carvalho.

Rafael disse...

Acho que a Aydar dará conta do recado do cancioneiro de Clara! Clara era e é grande, uma das melhores cantoras de samba que o Brasil já teve!

Marcelo Barbosa disse...

Bravo, Insensato Mundo! Isso daí faz parte das carpideiras que querem a todo custo firmar a Clara na frente da MAIOR cantora de samba deste país, BETH CARVALHO.
A discografia "impecável" da Mineira falta um bando de compositores. Simplesmente IGNOROU a geração Cacique de Ramos, como pode numa discografia dita impecável de samba não haver um Luiz Carlos da Vila? Tremendo poeta!
Abs e parabéns pela postagem!

Maria disse...

Clara pro meu gosto pessoal estará sempre na frente de Beth Carvalho que gravou Insensato Mundo, a maioria desses compositores que você citou também.

Roberto de Brito disse...

Clara Nunes tem uma discografia impecável de Mpb, ela nunca se limitou apenas ao samba e nunca quis ser cantora de pagode! Quanto ao Luiz Carlos da Vila, acho exagero afirmar que ele é essencial numa discografia de samba. Isso se aplica a Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e outros do mesmo quilate!

Roberto de Brito disse...

Clara Nunes tem uma discografia impecável de Mpb, ela nunca se limitou apenas ao samba e nunca quis ser cantora de pagode! Quanto ao Luiz Carlos da Vila, acho exagero afirmar que ele é essencial numa discografia de samba. Isso se aplica a Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e outros do mesmo quilate!

Johnny Cesar disse...

No século 21 e as pessoas ainda estão nessa de rivalidade... Pensei que isso tinha terminado em Emilinha X Marlene.

Dido Borges disse...

Clara é uma Cantora com C maiúsculo!
Chamá-la de sambista é limitá-la e isso é impossível. O maestro Sivuca, certa vez, disse que ela é uma cantora de possibilidade ilimitada.
A comparação com Beth Carvalho não vem de agora.
Mas é inegável que Beth nunca teve a extensão de Clara


Maria disse...

Roberto De Brito e Dido Borges concordo com vocês é isso aí.

Marcelo Barbosa disse...

Para os desavisados:

Por favor depois me apontem em quais discos da CLARA NUNES eu encontro os seguintes composiotres: Gracia, Riachão, Batatinha, Nelson Sargento, Edmundo Souto, Danilo Caymmi, Pixinguinha, Manacéa, Argemiro, Jair do Cavaquinho,Heitor, Mario Lago, Lupicínio, Paulinho Tapajós, Gilberto Gil, Gonzaguinha,.....
Geração Cacique: Beto sem braço, Aragão, Arlindo, Luiz Carlos da Vila, Sombrinha, Sombra, Adilson Victor, Marquinho PQD, .....
Abraços e NÃO SE COMPARA A DISCOGRAFIA DA MAIOR SAMBISTA DESSE PAÍS, BETH CARVALHO. Questão de bom senso!!!
E basta avaliar pelos três primeiros discos que são PÉSSIMOS e depois do casamento com Adelzon Alves a carreira desandou. Na discografia de BETH NÃO HÁ MÁCULAS!


PS: Aprendeu, Maria? Depois você me diga os discos, tá? rs

Anônimo disse...

Clara não teve tempo de gravar mais!!! Agora acho de um extermo mau gosto usar o termo carpideira, alguns fanáticos estão perdidos na década de 50!!!! Clara é ótima, Beth tem seu valor e até mesmo a plural Alcione fez bastante pelo samba. Não vejo mais sentido nesta discussão e hoje destaco Fabiana Cozza e Mariene de Castro como duas grandes vozes representantes do nosso samba. E sobre Luiz Carlos da Vila, sim, ele merece estar em qualquer lista dos melhores compositores de samba.

Marcelo Barbosa disse...

Não venha com essa desculpa de que não teve tempo de gravar, até porque a mesma teve de 1978 até 1982 para gravar o pessoal do Cacique de Ramos por exemplo. E Beth, com exceção dos compositores baianos citados e gravados no sambas da Bahia, gravou todos os compositores citados enquanto a mesma ainda era viva.
A discografia de Beth sempre foi mais completa! O resto só não enxerga quem não quer ver!

Marcelo Barbosa disse...

E Luiz Carlos da Vila como todos os sambistas que estão nas paradas na atualidade, todos descobertos por Beth, são essenciais SIM para uma discografia de samba. O resto é chororô de fã.

Marcelo Barbosa disse...

E enquanto estava viva, o que dizer dos compositores da Velha Guarda da Portela? Seu Jair? Manacéa? Argemiro? Chico Santana?
A MADRINHA BETH teve que gravá-los porque se dependesse da pseudo-madrinha estariam até hoje na fila!
Encerro por aqui a discussão.

Roberto de Brito disse...

Comparar discografia é besteira! Em 35 discos, Beth carvalho orbigatóriamente teria que ter gravado mais compositores que Clara Nunes em 16. E depois, não ter gravado o compositor A ou B não diminui o valor de ninguém. Cada um deve gravar o que gosta e o que fica bem na sua voz!
A carreira de Clara não desandou depois da separação. Alguns dos seus mais belos discos foram feitos sob a direção de Paulinho Pinheiro e, a partir dalí, ela deixou de ser apenas uma sambista e abriu o repertório para todos os rítmos brasileiros.
Quanto aos 03 primeiros discos, ela própria não gostava porque ainda não tinham um gênero definido. Normal, para uma menina que começava a carreira e e gravava o que era "sugerido" pela gravadora. O mesmo aconteceu com Elis Regina e nem por isso eu vejo as pessoas usarem isso como argumento depreciativo com a Pimentinha!

Roberto de Brito disse...

Corrigindo: na segunda linha, leia-se "obrigatoriamente".

Dona Emengarda disse...

Quando não se pode falar em qualidade vocal, apela-se para relação de compositores!
Clara Nunes cantava o que gostava. Ela não era pagodeira, era uma cantora. Não fazia média, seja com compositores do Cacique, da Bahia ou de São Paulo! Não fazia projetos cantando musicas consagradas e mascarando de projeto cultural. Aliás, o que fazem num post sobre Clara Nunes pessoas que não gostam dela?

RURIK VARDA disse...

Clara era, de fato, uma cantora luminosa. Quem teve a oportunidade de vê-la em cena entende o que digo e, com certeza, me perdoaria pelo uso de tão surrado clichê.

Agora, enfadonho esse negócio de ficar associando seu nome ao de Beth Carvalho o tempo todo. Sem querer fazer juízo de valores (até para não ferir corações mais sensíveis), o estilo de Clara era único e incomparável. O fato de ser lembrada como cantora de samba, sem ter se dedicado exclusivamente ao gênero, só reforça a envergadura e o poder do seu canto.

Dona Emengarda disse...

Rurik, concordo em gênero, número e grau! Clara Nunes esta entre as 10 maiores vozes desse país! Ponto final.

Dido Borges disse...

Rurik,
a Revista Rolling Stones de outubro enumerou as 100 maiores vozes brasileiras. Clara Nunes está em 9º lugar. Beth Carvalho em 67º.
Na votação popular a revista revelou os 15 primeiros lugares. Clara Nunes está presente, Beth não aparece.

Saudações guerreiras.