Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 21 de outubro de 2012

Jackson é rei de carne e osso no DVD que exibe show da turnê de 'Bad'

Resenha de DVD
Título: Michael Jackson Live at Wembley July 16, 1988
Artista: Michael Jackson
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * 1/2

Michael Jackson (1958 - 2009) já era um mito, quase uma lenda, quando pisou no palco do Estádio de Wembley, na Inglaterra, em 16 de julho de 1988. Mas ali, diante de cerca de 72 mil súditos que incluíam o príncipe Charles e a então já  icônica princesa Diana (1961 - 1997), o autoproclamado Rei do Pop se materializou em carne e osso para fazer um dos shows mais concorridos da turnê mundial inspirada em Bad (1987), terceiro álbum solo da fase adulta da carreira do artista. Produto derivado das comemorações dos 25 anos de Bad, o DVD Michael Jackson Live at Wembley July 16, 1988 exibe o registro audiovisual dessa especial apresentação do show criado para aquela que foi a primeira turnê mundial da carreira solo do cantor e compositor norte-americano. Gerado a partir de cópia VHS da apresentação de Wembley, vídeo garimpado em recente exumação do arquivo pessoal do artista, o DVD exibe o show tal como ele foi mostrado ao público nos telões do estádio. A imagem está longe dos padrões da alta definição - assim como o áudio 5.1 também figura abaixo do padrão de um vídeo digital. Contudo, descontadas as limitações técnicas impostas pela condição do vídeo original, o DVD oferece a oportunidade de ver Jackson em ação, no auge, com toda sua exuberante presença cênica, além de exibir na abertura o alvoroço do público inglês com a apresentação, em cenas dignas de Beatlemania, provavelmente extraídas de telejornais da época. O roteiro de 17 números entrelaça músicas de Bad com os sucessos dos álbuns anteriores Off The Wall (1979) e Thriller (1982). Era a primeira vez, aliás, que Jackson cantava em show as músicas do disco blockbuster de 1982, pois, em que pese a fenomenal repercussão do álbum, Thriller não dera origem a uma turnê. Em Wembley, como em outros países pelos quais passou a Bad World Tour, o astro cantou músicas como Human Nature (1982) e se humanizou, apesar de todo o aparato cênico do show, usado em especial a partir de Smooth Criminal (1987). Havia humanidade no artista que abraçou uma espectadora no meio da balada She's Out of My Life (1979) e que recordou sucessos do Jackson 5. "Old songs... Old fashioned way", disse ao apresentar o número, no qual o performático artista exibia orgulhoso seus dotes de dançarino. A mise-en-scène que antecede Thriller (1982), a música, não chegava a aterrorizar. Em vez do terror, havia alegria, a felicidade de estar vendo Jackson reproduzir ao vivo e em cores os passos de seu moonwalk em Billie Jean (1982), começar Beat It (1982) envolto em capa esvoaçante, em cima de um praticável, e cantar Rock With You (1979) com arranjo fiel à gravação original do tema. Ninguém sabia na ocasião, mas, a partir dos anos 90, o artista iria ficar cada vez mais lendário, mais excêntrico, parecendo perder progressivamente o contato com a humanidade. No Estádio de Wembley, em 16 de julho de 1988, Michael Jackson ainda parecia ser real, palpável, um rei de carne e osso.

Um comentário:

Rafael disse...

Adoro ele e suas canções! Um grande cantor, compositor, dançarino e showman! Definitivamente Michael Jakson não morreu!!! E nunca morrerá, pois deixou um belo legado no cenário musical, legado esse que influenciou (e ainda influencia) milhares de cantores que surgiram depois dele.