Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Entronizado no canto (gregário) que criou, Milton entra no clube dos 70

Outros outubros virão. Mas este outubro, o de 2012, é especial porque marca a entrada de Milton Nascimento no seleto clube dos cantores e compositores da música brasileira que completam 70 anos de vida. No caso deste carioca, de alma tão mineira que o destino se encarregou de fazê-lo carregar no próprio nome o nome do Estado do Brasil que gerou sua música universal, o ingresso no clube se dá oficialmente a partir desta sexta-feira, 26 de outubro. Milton chega aos 70 anos de vida - e 50 de carreira e voz na estrada, pavimentada desde 1962 - já entronizado no canto que criou. Canto de múltiplo sentido que pode significar tanto a voz marcante, pessoal e intransferível - a voz de Deus, como caracterizou certa vez uma divina cantora de nome Elis Regina (1945 - 1982) - quanto o nicho singular em que se aninha a obra sem precedentes de Milton. Obra que tem referências (o pop dos Beatles, o som que ecoa nas montanhas das Geraes, o canto latino, o jazz, a música erudita), mas que nunca teve influências determinantes porque a música de Milton Nascimento parece ter demarcado um território próprio na MPB nascida na era dos festivais, delimitando fronteiras particulares e fundando um gênero em si própria. De espírito gregário, a música e o canto de Milton Nascimento - coisas distintas que se confundem porque, quando Milton dá voz a um tema alheio, essa música parece se tornar sua - parecem sempre estar querendo (re)encontrar aquele verso menino escrito anos atrás ou ainda por ser escrito. Afinal, o artista chega aos 70 em movimento, com a voz nas estradas e o coração de mãe sempre pronto para abrigar mais um no seu clube fraterno e único, à espera de outros outubros. Parabéns, Milton Nascimento!!!

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Outros outubros virão. Mas este outubro, o de 2012, é especial porque marca a entrada de Milton Nascimento no seleto clube dos cantores e compositores da música brasileira que completam 70 anos de vida. No caso deste carioca, de alma tão mineira que o destino se encarregou de fazê-lo carregar no próprio nome o nome do Estado do Brasil que gerou sua música universal, o ingresso no clube se dá oficialmente a partir desta sexta-feira, 26 de outubro. Milton chega aos 70 anos de vida - e 50 de carreira e voz na estrada, pavimentada deste 1962 - já entronizado no canto que criou. Canto de múltiplo sentido que pode significar tanto a voz marcante, pessoal e intransferível - a voz de Deus, como caracterizou certa vez uma divina cantora de nome Elis Regina (1945 - 1982) - quanto o nicho singular em que se aninha a obra sem precedentes de Milton. Obra que tem referências (o pop dos Beatles, o som que ecoa nas montanhas das Geraes, o canto latino, o jazz, a música erudita), mas que nunca teve influências determinantes porque a música de Milton Nascimento parece ter demarcado um território próprio na MPB nascida na era dos festivais, delimitando fronteiras particulares e fundando um gênero em si própria. De espírito gregário, a música e o canto de Milton Nascimento - coisas distintas que se confundem porque, quando Milton dá voz a um tema alheio, essa música parece se tornar sua - parecem sempre estar querendo (re)encontrar aquele verso menino escrito anos atrás ou ainda por ser escrito. Afinal, o artista chega aos 70 em movimento, com a voz nas estradas e o coração de mãe sempre pronto para abrigar mais um no seu clube fraterno e único, à espera de outros outubros. Parabéns, Milton Nascimento!!!

lurian disse...

Milton/MilTons e seus sons/sonhos geniais. Muitos Outubros à essa voz divinal, sem igual.
A propósito Milton, além de ser o cantor que mais me emociona é também nas suas músicas que mais me encontro e me perco...

Como você nos ensinou: "Os sonhos não envelhecem." Vida eterna à sua música!"

Rafael disse...

Parabéns a esse grande poeta da música mineira, da música brasileira, da música mundial! Um homem talentoso e sensível, que devido a sua enorme luz que transborda pelo poros, tem o seu talento reconhecido pelas mais diversas personalidades mundiais da música, de James Taylor a Liza Minnelli!

Rafael disse...

Que venha mais "setenta mil tons" de inspiração, de boa música, de boa voz! Viva Milton!!!

André Queiroz disse...

Parabéns Bituca!!!!!

Top 5 de discos(sem ordem de preferência):

Clube da Esquina(1972)
Minas(1975)
Geraes(1976)
Milton(1970)
Milagre dos Peixes(1973)

Top 10 de musicas:

Morro Velho
Vera Cruz
Sentinela
Pai Grande
Cais
Fé Cega, Faca Amolada
Saudade dos Aviões da Panair
Leila(Venha ser Feliz)
Nada Será Como Antes
Meu Mestre Coração

Eduardo Cáffaro disse...

Parabéns Milton ! Pelas músicas e emoções que você sempre nos transmitiu ! Sua música hoje em dia é uma das poucas que ainda me transporta pela magia dos sons, harmonias e melodias ! Salve Milton.

maroca disse...

Augusto Flávio (Juazeiro-Ba)

André Queiroz lá vai o meu top 5 discos e top 10 músicas:

Discos

Ãnima 1982
Caçador de Mim 1981
Clube da esquina 1972
Clube da esquina 2 (Duplo) 1978
Econtros e despedidas 1985

Músicas

As várias pontas de uma estrela
Pra eu parar de me doer
Nada será como antes
Saudades do aviões da Panair
Quem perguntou por mim
Portal da cor
Morro velho
Vera Cruz
San Vicente
Maria solidária

Chabacano disse...

Mais um grandioso ser chegou divinamente aos 70 anos! Em um mundo onde o "fake" parece estar se impondo, é muito bom ver alguém que é diamante genuíno permanecer no ramo artístico por tanto tempo. Parabéns, Milton "Luz" Nascimento!