Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

'Krishnanda', o cultuado disco de Pedro Santos, ganha reedição em vinil

Com texto de Kassin na contracapa, a reedição em vinil de Krishnanda - álbum filosófico do percussionista e compositor carioca Pedro Santos (1919 - 1993), também conhecido como Pedro Sorongo e Pedro da Lua - chega às lojas em novembro de 2012, via Polysom, pondo fim à procura em sebos de um dos discos mais cultuados, raros e influentes da música brasileira dos anos 60. Formatado pelo próprio artista no estúdio da CBS, com arranjos de Jopa Lins (codinome de José Pacheco Lins) e o aval de Hélcio Milito (então no posto de Diretor de Produção da gravadora), Krishnanda foi lançado em 1968 e, apesar da inventividade de seu som percussivo e da influência que teve em músicos da época, caiu logo no esquecimento - até começar a ser cultuado pelo Universo Pop nos anos  2000 quando começou a circular pela internet em MP3 e no mercado europeu em edições piratas. Criador de instrumentos como o berimboca (o berimbau de boca) e a tamba (bateria com bambu criada com Milito e origem do nome do Tamba Trio), Santos apresentou em Krishnanda temas autorais como Ritual Negro, Água Viva, Advertência, Flor de Lótus, DualDentro da Selva, Savana e Desengano da Visita.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com texto de Kassin na contracapa, a reedição em vinil de Krishnanda - álbum filosófico do percussionista e compositor carioca Pedro Santos (1919 - 1993), também conhecido como Pedro Sorongo e Pedro da Lua - chega às lojas em novembro de 2012, via Polysom, pondo fim à procura em sebos de um dos discos mais cultuados, raros e influentes da música brasileira dos anos 60. Formatado pelo próprio artista no estúdio da CBS, com arranjos de Jopa Lins (codinome de José Pacheco Lins) e o aval de Hélcio Milito (então no posto de Diretor de Produção da gravadora), Krishnanda foi lançado em 1968 e, apesar da inventividade de seu som percussivo e da influência que teve em músicos da época, caiu logo no esquecimento - até começar a ser cultuado pelo Universo Pop nos anos 2000 quando começou a circular pela internet em MP3 e no mercado europeu em edições piratas. Criador de instrumentos como o berimboca (o berimbau de boca) e a tamba (bateria com bambu criada com Milito e origem do nome do Tamba Trio), Santos apresentou em Krishnanda temas autorais como Ritual Negro, Água Viva, Advertência, Flor de Lótus, Dual, Dentro da Selva, Savana e Desengano da Visita.

André Queiroz disse...

Uma pergunta que não quer calar:não terá reedição em Cd,Sony?

Rafael disse...

Nunca ouvi falar desse cantor e do disco, mas parece ser um excelente álbum. Mas é estranho ver que não está tendo uma reedição em CD também.

Lys Araujo disse...

Olá!
Sou Lys Araujo, filha de PEDRO SORONGO SANTOS.

Deixo aqui os links do blog dele e facebook para maiores informações sobre meu pai:

www.pedrosorongo.blogspot.com

https://www.facebook.com/pages/Pedro-Sorongo/178211742217584

Um abraço,
LYS ARAUJO