Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fafá recebe Tapajós, 'novo mestre da guitarrada', em seu 'pequeno sarau'

Belém (PA) - Compositor e violonista paraense, dono de obra enraizada nas tradições musicais do Norte do Brasil, Sebastião Tapajós é - na definição de Fafá de Belém - "o mais novo mestre da guitarrada". A saudação lúdica foi feita pela cantora quando o às do violão acabava de tocar Aos da Guitarrada, último dos três temas autorais apresentados por Tapajós no set instrumental comandado pelo músico no show feito por Fafá na Igreja de Santo Alexandre, situada dentro do Museu de Arte Sacra, em Belém (PA). Inaugurada em 1719, a igreja sediou o "pequeno sarau" - novamente na definição de Fafá - que abriu na noite de quinta-feira, 11 de outubro de 2012, a programação musical da 2ª edição do projeto Varanda de Nazaré - Esse Rio É Minha - Rua Círio 2012, orquestrado por Fafá dentro da chamada Quadra Nazarena, período em que o povo do Pará, em especial o de Belém, se prepara para o Círio de Nazaré. Natural de Santarém (PA), Tapajós - visto com a cantora na foto de Mauro Ferreira - foi o convidado do show feito por Fafá na igreja. O músico entrou em cena - no altar transformado em palco - para tocar Uirapuru, obra-prima do cancioneiro de Waldemar Henrique (1905 - 1995), um dos  compositores e músicos mais emblemáticos do Pará. Na sequência, já sem Fafá, Tapajós tocou Igapó, Emmanuelle - valsa feita pelo compositor em tributo à sua filha - e o já citado Aos da Guitarrada, reiterando sua notável maestria ao violão.

Notas Musicais viajou a Belém (PA) a convite da produção do evento Varanda de Nazaré

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Belém (PA) - Compositor e violonista paraense, dono de obra enraizada nas tradições musicais do Norte do Brasil, Sebastião Tapajós é - na definição de Fafá de Belém - "o mais novo mestre da guitarrada". A saudação lúdica foi feita pela cantora quando o às do violão acabava de tocar Aos da Guitarrada, último dos três temas autorais apresentados por Tapajós no set instrumental comandado pelo músico no show feito por Fafá na Igreja de Santo Alexandre, situada dentro do Museu de Arte Sacra, em Belém (PA). Inaugurada em 1719, a igreja sediou o "pequeno sarau" - novamente na definição de Fafá - que abriu na noite de quinta-feira, 11 de outubro de 2012, a programação musical da 2ª edição do projeto Varanda de Nazaré - Esse Rio É Minha - Rua Círio 2012, orquestrado por Fafá dentro da chamada Quadra Nazarena, período em que o povo do Pará, em especial o de Belém, se prepara para o Círio de Nazaré. Natural de Santarém (PA), Tapajós - visto com a cantora na foto de Mauro Ferreira - foi o convidado do show feito por Fafá na igreja. O músico entrou em cena - no altar transformado em palco - para tocar Uirapuru, obra-prima do cancioneiro de Waldemar Henrique (1905 - 1995), um dos compositores e músicos mais emblemáticos do Pará. Na sequência, já sem Fafá, Tapajós tocou Igapó, Emmanuelle - valsa feita pelo compositor em tributo à sua filha - e o já citado Aos da Guitarrada, reiterando sua notável maestria ao violão.

Notas Musicais viajou a Belém (PA) a convite da produção do evento Varanda de Nazaré