Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 21 de outubro de 2012

DVD 'Na Carreira' é registro sóbrio do frissonzinho de Buarque em 'Chico'

Resenha de DVD
Título: Na Carreira
Artista: Chico Buarque
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Conta Chico Buarque no making of exibido nos extras do DVD Na Carreira que, diante das câmeras, sente somente o mesmo "frissonzinho" provocado pelos olhos da plateia que o fitam a cada apresentação do show Chico. Visto por cerca de 150 mil espectadores em turnê nacional que percorreu as principais capitais do Brasil de novembro de 2011 a maio deste ano de 2012, Chico foi enquadrado pelas câmeras da Samba Filmes em registro audiovisual feito pelas diretoras Dora Jobim e Gabriela Gastal no mesmo tom sóbrio do espetáculo, inspirado no homônimo álbum de inéditas lançado em julho de 2011. "Não precisa muito voo, muito movimento", constata Dora Jobim em curto depoimento ouvido no mesmo trivial making of capitaneado por Nina Cavalcanti para os extras do DVD posto nas lojas neste mês de outubro de 2012 pela gravadora Biscoito Fino. Sem edição pirotécnica ou ângulos inusitados, a filmagem de Chico respeita o tempo sereno do artista. O único preciosismo da dupla de diretoras foi dar tratamento em preto e branco a três das 30 (grandes) músicas do roteiro essencialmente autoral - Geni e o Zepelim (Chico Buarque, 1977), Todo o Sentimento (Chico Buarque e Cristóvão Bastos, 1987) e Futuros Amantes (Chico Buarque, 1993) - com o argumento (fraco) de que se trata de temas de "viés mais poético". De todo modo, o recurso dá certo charme à filmagem - com o detalhe de que, no refrão, Geni e o Zepelim ganha cor - sem alterar seu padrão de qualidade. Com áudio 5.1 mixado dentro deste mesmo (bom) padrão, Na Carreira tem relevância artística por apresentar o segundo registro ao vivo audiovisual, na íntegra, de um show de Chico Buarque, sucedendo o DVD Carioca ao Vivo (2007) sem o tom documental do DVD Chico e as Cidades (2001), registro picotado do show As Cidades (1999). Sem firulas, Na Carreira exibe o show captado em duas apresentações feitas em fevereiro na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Belo show que repôs Chico Buarque em cena - com o requinte característico da obra do cantor e compositor - e que fica perpetuado no oportuno registro audiovisual, lançado simultaneamente no formato de blu-ray.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Conta Chico Buarque no making of exibido nos extras do DVD Na Carreira que, diante das câmeras, sente somente o mesmo "frissonzinho" provocado pelos olhos da plateia que o fitam a cada apresentação do show Chico. Visto por cerca de 150 mil espectadores em turnê nacional que percorreu as principais capitais do Brasil de novembro de 2011 a maio deste ano de 2012, Chico foi enquadrado pelas câmeras da Samba Filmes em registro audiovisual feito pelas diretoras Dora Jobim e Gabriela Gastal no mesmo tom sóbrio do espetáculo, inspirado no homônimo álbum de inéditas lançado em julho de 2011. "Não precisa muito voo, muito movimento", constata Dora Jobim em curto depoimento ouvido no mesmo trivial making of capitaneado por Nina Cavalcanti para os extras do DVD posto nas lojas neste mês de outubro de 2012 pela gravadora Biscoito Fino. Sem edição pirotécnica ou ângulos inusitados, a filmagem de Chico respeita o tempo sereno do artista. O único preciosismo da dupla de diretoras foi dar tratamento em preto e branco a três das 30 (grandes) músicas do roteiro essencialmente autoral - Geni e o Zepelim (Chico Buarque, 1977), Todo o Sentimento (Chico Buarque e Cristóvão Bastos, 1987) e Futuros Amantes (Chico Buarque, 1993) - com o argumento (fraco) de que se trata de temas de "viés mais poético". De todo modo, o recurso dá certo charme à filmagem - com o detalhe de que, no refrão, Geni e o Zepelim ganha cor - sem alterar seu padrão de qualidade. Com áudio 5.1 mixado dentro deste mesmo (bom) padrão, Na Carreira tem relevância artística por apresentar o segundo registro ao vivo audiovisual, na íntegra, de um show de Chico Buarque, sucedendo o DVD Carioca ao Vivo (2007) sem o tom documental do DVD Chico e as Cidades (2001), registro picotado do show As Cidades (1999). Sem firulas, Na Carreira exibe o show captado em duas apresentações feitas em fevereiro na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Belo show que repôs Chico Buarque em cena - com o requinte característico da obra do cantor e compositor - e que fica perpetuado no oportuno registro audiovisual, lançado simultaneamente no formato de blu-ray.

Rafael disse...

Tanto o DVD quanto o CD são uma delícia de se ouvir e de se ver! É sempre reconfortante ver Chico cada vez mais em ótima forma.

Maria disse...

Show maravilhoso esse! não canso de falar.