Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Com força dramática, Ney faz girar os 'Moinhos' de Bosco em premiação

Intérprete original de Corsário, música de João Bosco e Aldir Blanc que lançou ao mar em seu primeiro álbum solo, Água do Céu-Pássaro (1975), Ney Matogrosso fez um dos melhores números musicais da cerimônia que homenageou a obra de João Bosco na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira, entregue na noite de quarta-feira, 13 de junho de 2012, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com força dramática e com a habitual segurança (que ajudou o cantor a driblar imediatamente um erro no meio da música), Ney - visto em foto de Rodrigo Amaral - fez girar O Cavaleiro e os Moinhos, música de João Bosco cujos versos de Aldir Blanc pregaram por metáfora a resistência à opressão do regime militar que asfixiava o Brasil em 1976, ano em que a música foi gravada por Bosco e por sua principal intérprete, Elis Regina (1945 - 1982). O Cavaleiro e os Moinhos fez parte do disco e do show Falso Brilhante.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Intérprete original de Corsário, música de João Bosco e Aldir Blanc que lançou ao mar em seu primeiro álbum solo, Água do Céu-Pássaro (1975), Ney Matogrosso fez um dos melhores números musicais da cerimônia que homenageou a obra de João Bosco na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira, entregue na noite de quarta-feira, 13 de junho de 2012, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com força dramática, o cantor - visto em foto de Rodrigo Amaral - fez girar O Cavaleiro e os Moinhos, música de João Bosco cujos versos de Aldir Blanc pregaram por metáfora a resistência à opressão do regime militar que asfixiava o Brasil em 1976, ano em que a música foi gravada por Bosco e por sua principal intérprete, Elis Regina (1945 - 1982). O Cavaleiro e os Moinhos fez parte do disco e do show Falso Brilhante.

lurian disse...

Nem Elis, nem Ney, o registro que mais gosto dessa música é o da Zizi Possi.

Káyon disse...

Concordo com Lurian. Não vi essa apresentação do Ney, mas a gravação de que mais gosto é a da Zizi Possi.

Que fundo lindão, hem! Combinando com Ney e o seu corpitcho.

Luca disse...

Mauro sempre fala bem do Ney

NEGO LITO disse...

pô, mas o NEY é o cara,
tem mais que elogiar mesmo.
o disco Água do Céu-Pássaro é genial.

Fabiana disse...

Que saudade da Elis!!! Nada contra ao maravilhoso Ney!

Romani disse...

Que imagem linda! Muito bem escolhida a canção "O cavaleiro e os Moinhos" e o intérprete, e, pelo o que eu ouvi dizer por aí, ficou mesmo linda na voz de Ney. Pena que ele nunca a tenha registrado, tem tudo a ver c/ a teatralidade que ele coloca em suas interpretações, sempre primorosas. E o Nego Lito tem toda razão: como um crítico consciente, antenado e de bom gosto, não elogiaria as qualidades de Ney? Soube que os números musicais dessa edição do prêmio foram bem melhores que do ano passado. E eu acredito, pois na de 2011… só a sempre maravilhosa Nana cantou bem. O resto, sem comentários.

Ney Anderson disse...

Achei a apresentação muito curta, curta demais. Menos de 2 minutos. Gostaria de saber se editaram a música ou se foi curta mesmo. Outra coisa, onde o Ney errou exatamente?

Abraços,

Ney Anderson