Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 18 de junho de 2012

80 anos de Sérgio Ricardo motivam reedições de discos do compositor

Os 80 anos de Sérgio Ricardo - festejados nesta segunda-feira, 18 de junho de 2012 - motivaram o produtor Marcelo Fróes a reeditar cinco raros títulos da discografia do cantor e compositor paulista. Somando-se a Piri, Fred, Cássio Franklin e Paulinho de Camafeu com Sérgio Ricardo (Continental, 1973), álbum já relançado em fevereiro na primeira leva da Série Discobertas, voltam este mês ao catálogo Arrebentação (Equipe, 1971), A Noite do Espantalho (Continental, 1974), Do Lago à Cachoeira (Continental, 1979) e Estória de João-Joana (Independente, 1985) - todos discos até então inéditos no formato de CD. Um dos títulos mais raros da obra fonográfica do artista, Arrebentação ganha na reedição do selo Discobertas sete faixas-bônus extraídas do EP em que Ricardo reuniu os temas compostos para a trilha sonora do filme Terra dos Brasis (1971). A Noite do Espantalho é a trilha sonora do filme homônimo de 1974, estrelado pelo cantor Alceu Valença, intérprete de oito dos doze temas (alguns em dueto com o próprio Sérgio Ricardo). Relançado via Warner Music dentro da segunda fornada da Série Discobertas, Do Lago à Cachoeira reitera - em músicas como o samba Vidigal - a forte inspiração deste excelente compositor que ficou marcado pelo gesto intempestivo de arremessar seu violão contra a inflamada plateia da final do III Festival de Música Popular Brasileira, em transmissão ao vivo exibida pela TV Record na noite de 21 de outubro de 1967. Por fim, Estória de João-Joana  registra a trilha sonora do balé idealizado por Ricardo a partir da leitura de  cordel do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) que versava sobre a história de mulher, Joana, criada como homem no sertão nordestino. Ricardo musicou o poema-cordel de Drummond e o gravou com arranjos do maestro Radamés Gnattali (1906 - 1988) em outra amostra do vigor de sua obra autoral, ora oportunamente revitalizada com as reedições destes álbuns de grande valor tanto musical como documental.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Os 80 anos de Sérgio Ricardo - festejados nesta segunda-feira, 18 de junho de 2012 - motivaram o produtor Marcelo Fróes a reeditar cinco raros títulos da discografia do cantor e compositor paulista. Somando-se a Piri, Fred, Cássio Franklin e Paulinho de Camafeu com Sérgio Ricardo (Continental, 1973), álbum já relançado em fevereiro na primeira leva da Série Discobertas, voltam este mês ao catálogo Arrebentação (Equipe, 1971), A Noite do Espantalho (Continental, 1974), Do Lago à Cachoeira (Continental, 1979) e Estória de João-Joana (Independente, 1985) - todos discos até então inéditos no formato de CD. Um dos títulos mais raros da obra fonográfica do artista, Arrebentação ganha na reedição do selo Discobertas sete faixas-bônus extraídas do EP em que Ricardo reuniu os temas compostos para a trilha sonora do filme Terra dos Brasis (1971). A Noite do Espantalho é a trilha sonora do filme homônimo de 1974, estrelado pelo cantor Alceu Valença, intérprete de oito dos doze temas (alguns em dueto com o próprio Sérgio Ricardo). Relançado via Warner Music dentro da segunda fornada da Série Discobertas, Do Lago à Cachoeira reitera - em músicas como o samba Vidigal - a forte inspiração deste excelente compositor que ficou marcado pelo gesto intempestivo de arremessar seu violão contra a inflamada plateia da final do III Festival de Música Popular Brasileira, em transmissão ao vivo exibida pela TV Record na noite de 21 de outubro de 1967. Por fim, Estória de João-Joana registra a trilha sonora do balé idealizado por Ricardo a partir da leitura de cordel do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) que versava sobre a história de mulher, Joana, criada como homem no sertão nordestino. Ricardo musicou o poema-cordel de Drummond e o gravou com arranjos do maestro Radamés Gnattali (1906 - 1988) em outra amostra do vigor de sua obra autoral, ora oportunamente revitalizada com as reedições destes álbuns de grande valor tanto musical como documental.

Marcelo Cabanas disse...

Eu tenho o "Estória de João-Joana" lançado em 2000 pelo Selo da Rádio MEC. Não sabia que esse CD de 2000 era uma regravação do original lançado em 1985. Bom saber, comprarei o original também!

Toninho Lima disse...

Ótima notícia! Sergio Ricardo é uma das melhores vozes masculinas da MPB!

O disco "Arrebentação" tem a música "Conversação de Paz" que poderia ser o tema da Rio + 20.

E o disco "Do Lago à Cachoeira" é, na minha opinião, um dos melhores da década de 70. Momento de rara inspiração de um artista.