Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gravações de Camelo e Céu promovem tributo aos 70 anos de Caetano

A gravadora Universal Music vai lançar em 7 de agosto de 2012 - dia em que Caetano Veloso completa 70 anos - CD com gravações inéditas de músicas do compositor por artistas nacionais e estrangeiros. Mariana Aydar, por exemplo, recria Araçá Azul (1973). Duas faixas do tributo pilotado pelo produtor Paul Ralphes - De Manhã (1965) e Eclipse Oculto (1983) - já estão disponibilizadas no iTunes. Samba lançado por Maria Bethânia em 1965, De Manhã ganhou a voz e o toque cool de Marcelo Camelo, produtor da gravação feita com metais à moda dos discos individuais do cantor e compositor carioca. Canção de pegada mais pop lançada pelo próprio Caetano Veloso em 1983, no álbum Uns, Eclipse Oculto é revisto por Céu em tom contemporâneo em gravação produzida por Fernando Catatau. Os registros são bem pessoais.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A gravadora Universal Music vai lançar em 7 de agosto de 2012 - dia em que Caetano Veloso completa 70 anos - CD com gravações inéditas de músicas do compositor por artistas nacionais e estrangeiros. Mariana Aydar, por exemplo, recria Araçá Azul (1973). Duas faixas do tributo pilotado pelo produtor Paul Ralphes - De Manhã (1965) e Eclipse Oculto (1973) - já estão disponibilizadas no iTunes. Samba lançado por Maria Bethânia em 1965, De Manhã ganhou a voz e o toque cool de Marcelo Camelo, produtor da gravação feita com metais à moda dos discos individuais do cantor e compositor carioca. Canção de pegada mais pop lançada pelo próprio Caetano Veloso em 1983, no álbum Uns, Eclipse Oculto é revisto por Céu em tom contemporâneo em gravação produzida por Fernando Catatau. Os registros são bem pessoais.

Fábio disse...

O que é "tom contemporâneo"?

Gill Sampaio Ominirò disse...

Olha no dicionário.

Quanto ao tributo, vou dizer algo que não falo nunca: Não ouvi e não gostei. Aff.

lurian disse...

Até que gostei da música cantada pelo Marcelo Camelo. Já a da Céu, manteve aquela ambientação bem anos 80, mas acho que a versão do Caetano ainda é muito superior.

Pedro Progresso disse...

amei a versão da Céu. remeteu a gravação original e deu um tom anos 2000, meio bonde do rolê meets Caetano. gostei da versão de Camelo tb.

Maria disse...

Gostei de ambas as versões Camelo e Céu madaram muito bem!

SAMBA DE BAMBA disse...

Achei a gravação da Céu em Eclipse Oculto completamente insipida. Utilizou os arranjos originais da música de Caetano e sobrepôs em cima uma enganação eletrônica para dar um ar de mudernidade (com "u" mesmo). Não convenceu e não apresentou nenhuma novidade. Resumindo: um lixo!

Estevão Machado disse...

Concordo que Céu não alterou em nada - alguns compassos se repetem idênticos com as mesmas ideias do original - mas não faz disso um lixo a interpretação dela.Acho que ela consegue imprimir o canto que a consagra em seus discos ainda que timidamente.Mas não podemos esperar uma grande novidade em interpretação...Inclusive esses projetos de tributo me parecem mais um grande festa; um gesto de acalanto ao seu ídolo.Raramente alguém vai mais além disso até pq esse ímpeto de "inovar" alguns artistas guardam para "seu" trabalho autoral...Sabe se lá por que!?