Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de junho de 2012

Versão musical da Família Addams assombra pelo encanto da montagem

Resenha de musical
Título: A Família Addams
Encenação: Jerry Zaks
Texto: Marshall Brickman & Rick Elice
Música e letras: Andrew Lippa  Versão brasileira: Claudio Botelho
Elenco: Daniel Boaventura, Marisa Orth, Claudio Galvan, Iná de Carvalho, Laura Lobo,
           Rogério Guedes, Nicholas Torres, Wellington Nogueira, Paula Capovilla e outros
Cotação: * * * * *
Musical em cartaz no Teatro Abril, em São Paulo (SP), de sexta-feira a domingo

Desenhadas para os quadrinhos pelo cartunista norte-americano Charles Adams (1912 - 1988) nos anos 30, as macabras criaturas d'A Família Addams ganharam vida na TV no início da década de 60, saltaram para a tela dos cinemas nos anos 90 e chegaram aos palcos em musical encenado atualmente em São Paulo (SP) com total fidelidade ao modelo original - ainda que alguns breves cacos inseridos no texto por alguns atores façam referências a acontecimentos da cultura brasileira, provocando o riso da plateia. A montagem ora em cartaz no Teatro Abril assombra com tanto encantamento. A cena em que Tio Fester (Claudio Galvan) se encontra com sua amada lua é instante de memorável lirismo e beleza plástica num espetáculo que prima pela perfeição. Nem o fato de Marisa Orth encarnar Mortícia Addams sem um brilho especial macula tal perfeição. Na pele do patriarca Gomez Addams, Daniel Boaventura comanda a família e o espetáculo em um de seus momentos mais luminosos no palco - tanto como ator quanto cantor de algumas das belas músicas compostas por Andrew Lippa para o espetáculo e vertidas para o português por Claudio Botelho com a habitual fluência. A naturalidade com que os versos de Botelho soam nas vozes do elenco é fator tão importante para o êxito do espetáculo quanto o luxuoso acabamento técnico de cenários, figurinos e iluminação. Tocadas em cena por orquestra regida por Vânia Pajares, as músicas servem bem ao espetáculo, roteirizado a partir de uma trama original, dissociada do filme e da série de TV. A paixão de Wandinha Addams (Laura Lobo) por um garoto de família convencional funciona como pretexto para a criação de situações e diálogos cômicos que jamais traem o espírito da criação de Charles Addams. Atravessando gerações, A Família Addams diverte e encanta também nos palcos, num dos mais belos e  envolventes musicais já encenados no Brasil.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Mais informações e análises sobre o mundo da música na página de Notas Musicais no Facebook. Abs, MauroF

Felipe Candido disse...

Mauro, no serviço do espetáculo, você fala que está em cartaz no Teatro Abril, mas no texto você se refere ao Teatro Bradesco. A primeira informação é que está correta.
Abç!

Mauro Ferreira disse...

Grato pelo toque, Felipe. Já consertei o texto. Abs, obrigado, MauroF