Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com músicas opacas, Luisa não manda tão bem em seu terceiro álbum

Resenha de CD
Título: Luisa Mandou Um Beijo
Artista: Luisa Mandou Um Beijo
Gravadora: Multifoco / Midsummer Madness
Cotação: * *

Desta vez, Luisa Mandou Um Beijo - banda surgida na cena indie carioca em 1999 -  não manda tão bem. O repertório de seu terceiro álbum - Luisa Mandou Um Beijo, produzido e gravado em 2011 por conta de financiamento obtido com a colaboração de 78 fãs e amigos do sexteto em plataforma de crowdfunding - é opaco e perde na comparação com as músicas do álbum anterior da banda, ...Luisa Mandou Um Beijo... (2009). A mistura indie de rock, pop e MPB continua sendo temperada essencialmente com a suavidade da voz de Flávia Muniz, o suingue da guitarra de Fernando Paiva - líder e mentor da banda, que assume o baixo nas faixas Capitu e Cinco e Vinte e Seis - e as linhas do trompete de Daniel Paiva. Contudo, falta neste terceiro disco - ou quarto, se posto na conta o EP seminal de 2001 - um ingrediente básico: boas melodias. Vale destacar Histórias de Princesas, Sério, Isso É Muito - faixa de contorno mais pop gravada com a participação de Dimitri BR - e Beira-Mar, que deságua na batida de uma ciranda a fim do disco, vendido em formato físico numa tiragem de apenas 500 cópias fabricadas pelo selo Multifoco em parceria com a gravadora Midsummer Madness, de Rodrigo Lariú. Mas é pouco para tanto hype. Aliás, por conta da falta de inspiração do repertório inédito e autoral, Luisa Mandou Um Beijo - o álbum lançado neste segundo trimestre de 2012 - dissolve a aura hype construída em torno da banda na volátil cena indie.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Desta vez, Luisa Mandou Um Beijo - banda surgida na cena indie carioca em 1999 - não manda tão bem. O repertório de seu terceiro álbum - Luisa Mandou Um Beijo, produzido e gravado em 2011 por conta de financiamento obtido com a colaboração de 78 fãs e amigos do sexteto em plataforma de crowdfunding - é opaco e perde na comparação com as músicas do álbum anterior da banda, ...Luisa Mandou Um Beijo... (2009). A mistura indie de rock, pop e MPB continua sendo temperada essencialmente com a suavidade da voz de Flávia Muniz, o suingue da guitarra de Fernando Paiva - líder e mentor da banda, que assume o baixo nas faixas Capitu e Cinco e Vinte e Seis - e as linhas do trompete de Daniel Paiva. Contudo, falta neste terceiro disco - ou quarto, se posto na conta o EP seminal de 2001 - um ingrediente básico: boas melodias. Vale destacar Histórias de Princesas, Sério, Isso É Muito - faixa de contorno mais pop gravada com a participação de Dimitri BR - e Beira-Mar, que deságua na batida de uma ciranda a fim do disco, vendido em formato físico numa tiragem de apenas 500 cópias fabricadas pelo selo Multifoco em parceria com a gravadora Midsummer Madness, de Rodrigo Lariú. Mas é pouco para tanto hype. Aliás, por conta da falta de inspiração do repertório inédito e autoral, Luisa Mandou Um Beijo - o álbum lançado neste segundo trimestre de 2012 - dissolve a aura hype construída em torno da banda na volátil cena indie.