Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Spektor brinca com coisa séria em 'What We Saw From The Cheap Seats'

Resenha de CD
Título: What We Saw From The Cheap Seats
Artista: Regina Spektor
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * * *

Nunca alguém suplicou para não ser abandonado com tanta leveza de espírito como Regina Spektor pede em Don't Leave Me (Ne Me Quitte Pas), faixa bilíngue (em inglês e francês) do sexto álbum de estúdio desta cantora e compositora de origem russa. Spektor brinca com coisa séria em What We Saw From The Cheap Seats, mas é esse espírito lúdico - perceptível, por exemplo, na evocação do sotaque italiano da faixa Oh Marcello - que dá graça ao disco recém-lançado no Brasil pela Warner Music. Mesmo quando reabre feridas sociais (como em Ballad of a Politician, tema em que o alvo parece ser a banda podre dos políticos), Spektor endurece sem perder a ternura musical. Valorizado pela inspirada safra autoral da artista,  What We Saw From The Cheap Seats alinha baladas formatadas com o piano tocado por Spektor, casos de Small Town Moon e Firewood. Contudo, Jessica - sedutora canção gravada com os violões de Mike Elizondo, produtor do álbum - fecha What We Saw From The Cheap Seats em clima folk. Faixa eleita para ser o primeiro single, All The Rowboats exemplifica a habilidade de Spektor para fazer um som pop e digestivo, mesmo quando remói dores de amores como em How. Mérito da produção de Elizondo, o bom acabamento pop do álbum sinaliza que Regina Spektor está apta a conquistar público maior. What We Saw From The Cheap Seats é ótimo.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Nunca alguém suplicou para não ser abandonado com tanta leveza de espírito como Regina Spektor pede em Don't Leave Me (Ne Me Quitte Pas), faixa bilíngue (em inglês e francês) do sexto álbum de estúdio desta cantora e compositora de origem russa. Spektor brinca com coisa séria em What We Saw From The Cheap Seats, mas é esse espírito lúdico - perceptível, por exemplo, na evocação do sotaque italiano da faixa Oh Marcello - que dá graça ao disco recém-lançado no Brasil pela Warner Music. Mesmo quando reabre feridas sociais (como em Ballad of a Politician, tema em que o alvo parece ser a banda podre dos políticos), Spektor endurece sem perder a ternura musical. Valorizado pela inspirada safra autoral da artista, What We Saw From The Cheap Seats alinha baladas formatadas com o piano tocado por Spektor, casos de Small Town Moon e Firewood. Contudo, Jessica - sedutora canção gravada com os violões de Mike Elizondo, produtor do álbum - fecha What We Saw From The Cheap Seats em clima folk. Faixa eleita para ser o primeiro single, All The Rowboats exemplifica a habilidade de Spektor para fazer um som pop e digestivo, mesmo quando remói dores de amores como em How. Mérito da produção de Elizondo, o bom acabamento pop do álbum sinaliza que Regina Spektor está apta a conquistar público maior. What We Saw From The Cheap Seats é ótimo.