Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Registro de programa 'Ensaio' traz Nelson Cavaquinho para a era do DVD

Em 1973, ano em que lançou antológico álbum solo pela gravadora Odeon, Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) gravou sua participação no programa Ensaio, apresentado na TV Cultura sob a direção de Fernando Faro. Para a entrevista entremeada com números musicais, o compositor carioca levou seu violão e seu mais célebre parceiro, Guilherme de Brito (1922 - 2006). A edição de DVD com a gravação do programa - feito dentro da série Ensaio - traz Cavaquinho para a era audiovisual da música. Como inexiste registro ao vivo de show do artista, o DVD - posto nas lojas pela Warner Music neste mês de junho de 2012 - é a única oportunidade de ver e ouvir Cavaquinho em cena desfiando seus sambas embebidos em amarguras e angústias existenciais. Aberto com o instrumental Choro do Adeus (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), o roteiro condensa 23 músicas em 15 números musicais. Sozinho com seu violão ou com Guilherme de Brito (também com seu violão), Cavaquinho desfia seu rosário de pérolas e canta a seu modo temas menos badalados como Rugas (Nelson Cavaquinho, Augusto Garcez e Ary Monteiro), Garça (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) e Minha Fama (Nelson Cavaquinho e Magno de Oliveira), entre  sucessos como Folhas Secas (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito). Fora da seara autoral, o artista revive O Meu Pecado, da lavra de Zé Kétti (1921-1999).

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1973, ano em que lançou antológico álbum solo pela gravadora Odeon, Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) gravou sua participação no programa Ensaio, apresentado na TV Cultura sob a direção de Fernando Faro. Para a entrevista entremeada com números musicais, o compositor carioca levou seu violão e seu mais célebre parceiro, Guilherme de Brito (1922 - 2006). A edição de DVD com a gravação do programa - feito dentro da série Ensaio - traz Cavaquinho para a era audiovisual da música. Como inexiste registro ao vivo de show do artista, o DVD - posto nas lojas pela Warner Music neste mês de junho de 2012 - é a única oportunidade de ver e ouvir Cavaquinho em cena desfiando seus sambas embebidos em amarguras e angústias existenciais. Aberto com o instrumental Choro do Adeus (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), o roteiro condensa 23 músicas em 15 números musicais. Sozinho com seu violão ou com Guilherme de Brito (também com seu violão), Cavaquinho desfia seu rosário de pérolas e canta a seu modo temas menos badalados como Rugas (Nelson Cavaquinho, Augusto Garcez e Ary Monteiro), Garça (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) e Minha Fama (Nelson Cavaquinho e Magno de Oliveira), entre sucessos como Folhas Secas (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito). Fora da seara autoral, o artista revive O Meu Pecado, da lavra de Zé Kétti (1921-1999).

Marcelo Barbosa disse...

Eu ainda aguardo o programa da mesma série com ele, Beth e João Nogueira juntos.

Marcelo Barbosa disse...

E esqueci de comentar, Garça é de uma beleza, não me lembro se o mesmo registrou nos seus discos. Só me lembro do registro no disco do Guilherme de Brito com o Trio Madeira Brasil (A Flor e o Espinho).

"Fugida de um ninho pequeno
De um lago sereno
Que foi todo teu
Mergulha nesse lodaçal
Procurando no mal
O que o bem não te deu"

Maria disse...

Nelson foi grande! Marisa Monte e Céu deram interpretações bem pessoais as suas canções como Gotas de Luar e Palhaço respectivamente.

RURIK VARDA disse...

Poderiam relançar em cd o disco "Thelma canta Nelson Cavaquinho", de uma cantora chamada Thelma Soares, lançado originalmente em 1966 e relançado com algumas alterações de edição no final dos anos 90. Uma preciosidade!