Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Blunt se debate entre otimismo e melancolia em 'Some Kind of Trouble'

Resenha de CD
Título: Some Kind of Trouble
Artista: James Blunt
Gravadora: Atlantic / Warner Music
Cotação: * * *

Em seu segundo álbum, All the Lost Souls (2007), James Blunt mostrou fôlego e capacidade de não ficar preso a um megahit - no caso, a canção You're a Beautiful, o arrasador single do primeiro álbum do cantor e compositor britânico, Back to Bedlam (2004). Havia naquele CD de 2007 influências bem assimiladas do pop setentista de Elton John e Bee Gees. Terceiro álbum do artista, Some Kind of Trouble reitera o talento de Blunt, que soa mais feliz no disco, mas sem exibir o mesmo fôlego como compositor. Produzido por Steve Robson, o disco exalta um salutar otimismo  - perceptível tanto numa balada agridoce como No Tears como no irresistível primeiro single, Stay the Night, exemplo de pop perfeito. Contudo, há também  muita melancolia no repertório autoral, notadamente em Best Laid Plans, o baladão do disco, composto na linha de Same Mistake, hit do álbum anterior de Blunt, propagado no Brasil na trilha sonora da novela Duas Caras. A fragilidade emocional de Blunt transparece também em Calling out your Name, outra balada que, a exemplo de Best Laid Plans, também soa vocacionada para embalar cenas românticas das tramas globais. Já These Are the Words, apesar da pegada mais firme, expõe a lembrança amarga da dissolução de um amor juvenil de adolescência. No todo, Some Kind of Trouble soa repetitivo e (quase) irregular, mas Stay the Night - joia pop capaz de fazer sucesso nos quatro cantos do mundo - salva a pátria e o disco.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em seu segundo álbum, All the Lost Souls (2007), James Blunt mostrou fôlego e capacidade de não ficar preso a um megahit - no caso, a canção You're a Beautiful, o arrasador single do primeiro álbum do cantor e compositor britânico, Back to Bedlam (2005). Havia naquele CD de 2007 influências bem assimiladas do pop setentista de Elton John e Bee Gees. Terceiro álbum do artista, Some Kind of Trouble reitera o talento de Blunt, que soa mais feliz no disco, mas sem exibir o mesmo fôlego como compositor. Produzido por Steve Robson, o disco exalta um salutar otimismo - perceptível tanto numa balada agridoce como No Tears como no irresistível primeiro single, Stay the Night, exemplo de pop perfeito. Contudo, há também muita melancolia no repertório autoral, notadamente em Best Laid Plans, o baladão do disco, composto na linha de Same Mistake, hit do álbum anterior de Blunt, propagado no Brasil na trilha sonora da novela Duas Caras. A fragilidade emocional de Blunt transparece também em Calling out your Name, outra balada que, a exemplo de Best Laid Plans, também soa vocacionada para embalar cenas românticas das tramas globais. Já These Are the Words, apesar da pegada mais firme, expõe a lembrança amarga da dissolução de um amor juvenil de adolescência. No todo, Some Kind of Trouble soa repetitivo e (quase) irregular, mas Stay the Night - joia pop capaz de fazer sucesso nos quatro cantos do mundo - salva a pátria e o disco.