Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 26 de dezembro de 2010

Vinis de 180 gramas reavivam discos da época em que Titãs tinham peso

Chega a ser (tristemente) irônico que os três melhores discos dos Titãs - Cabeça Dinossauro (1986), Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987) e Õ Blésq Blom (1989) - estejam sendo relançados em vinis de 180 gramas pela Polysom, dentro da série Clássicos em Vinil, sem que nunca tenham ganhado reedições decentes em CD. Seja como for, os três álbuns resistem bem ao tempo e são títulos essenciais do rock brasileiro dos anos 80. Cabeça Dinossauro foi o álbum que deu cara aos Titãs, então um grupo sem peso e sem identidade na cena roqueira que dominava o mainstream na época. Com sua fúria punk, o disco atacou instituições sagradas - Igreja, Polícia e Família eram os títulos de três das 13 faixas - em repertório que renderia clássicos como Bichos Escrotos, Homem Primata, O Quê e AA UU. Na sequência, Jesus Não Dentes no País dos Banguelas roçou a genialidade de seu antecessor, destancando temas como Desordem, Lugar Nenhum e Comida. Sem abrir mão da furiosa pegada roqueira de Cabeça Dinossauro, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas já começou a flertar com a eletrônica em união que atingiria seu auge no posterior Õ Blésq Blom, o título mais bem produzido da discografia dos Titãs. Embora tenha lançado petardos como Miséria e O Pulso, o repertório de Õ Blésq Blom - que destacou também Flores - já não se mostrava tão coeso. Contudo, a produção capitaneada por Liminha (piloto também de Cabeça e Jesus) amarrou bem os temas. Com seu som potente, as reedições em vinil de 180 gramas reavivam três grandes discos da época em os Titãs tinham peso. Em todos os sentidos.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Chega a ser (tristemente) irônico que os três melhores discos dos Titãs - Cabeça Dinossauro (1986), Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987) e Õ Blésq Blom (1989) - estejam sendo relançados em vinis de 180 gramas pela Polysom, dentro da série Clássicos em Vinil, sem que nunca tenham ganhado reedições decentes em CD. Seja como for, os três álbuns resistem bem ao tempo e são títulos essenciais do rock brasileiro dos anos 80. Cabeça Dinossauro foi o álbum que deu cara aos Titãs, então um grupo sem peso e sem identidade na cena roqueira que dominava o mainstream na época. Com sua fúria punk, o disco atacou instituições sagradas - Igreja, Polícia e Família eram os títulos de três das 13 faixas - em repertório que renderia clássicos como Bichos Escrotos, Homem Primata, O Quê e AA UU. Na sequência, Jesus Não Dentes no País dos Banguelas roçou a genialidade de seu antecessor, destancando temas como Desordem, Lugar Nenhum e Comida. Sem abrir mão da furiosa pegada roqueira de Cabeça Dinossauro, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas já começou a flertar com a eletrônica em união que atingiria seu auge no posterior Õ Blésq Blom, o título mais bem produzido da discografia dos Titãs. Embora tenha lançado petardos como Miséria e O Pulso, o repertório de Õ Blésq Blom - que destacou também Flores - já não se mostrava tão coeso. Contudo, a produção capitaneada por Liminha (piloto também de Cabeça e Jesus) amarrou bem os temas. Com seu som potente, as reedições em vinil de 180 gramas reavivam três grandes discos da época em os Titãs tinham peso. Em todos os sentidos.

Ismael Angelus disse...

Os Titãs literalmente me espantam com a força das composições presentes nesses discos. Agora o que realmente assombra é o fato deles terem se diluído tanto até atingir um pop rock quase insosso.
Em todo caso buscarei (se os preços permitirem...) adquirir tais vinis relançados.

A garra Punk faz muita falta ao grupo.
(E como!)

ITAMAR DIAS PROFISSIONAL disse...

ÊEEEE SAUDADE !!!
AINDA TENHO TODOS OS VINIS ORIGINAIS DOS TITÃS!!
COMO BEM DISSE O ISMAEL, CHEGA A SER TRISTE VER O QUE SE TRANSFORMOU HOJE A MELHOR BANDA BRASILEIRA DE ROCK.
SERÁ QUE É POSSÍVEL PARA BRANCO MELO, TONI BELOTTO, PAULO MIKLOS E SÉRGIO BRITO, OUVIREM ESTES DISCOS E NÃO CONCLUÍREM QUE ALGO SE PERDEU ??
CABEÇA DINOSSAURO / JESUS NÃO TEM DENTES NO PAÍS DOS BANGUELAS E ÕBLESQBLOM, SÃO DISCOS QUE MUDARAM A MINHA VIDA.
DISCOS QUE FORAM RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DA MINHA FORMAÇÃO MUSICAL.
DISCOS DE TINHAM O GRANDE ARNOLFO LIMA FILHO NA MESA DE SOM.
COMO ENTENDER HOJE, ESSA MESMA BANDA SENDO "PRODUZIDA" POR RICK BONADIO; CARA QUE EU RESPEITO MUITO, MAS QUE DEFINITIVAMENTE NÃO TEM NADA HAVER COM O SOM DOS TITÃS; E "SACOS PLÁSTICOS" PROVA ISSO.
ÊEEEE SAUDADE... BONS TEMPOS!!!

ITAMAR DIAS

itamardias@gmail.com