Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 25 de dezembro de 2010

Estilosa, Lennox festeja o Natal sem pompa em 'A Christmas Cornucopia'

Resenha de CD
Título:  A Christmas Cornucopia
Artista: Annie Lennox
Gravadora: Island / Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Talvez ninguém tenha imaginado um álbum de Natal gravado por Annie Lennox. Contudo, a cantora projetada na dupla inglesa Eurythmics surpreendeu os fãs ao anunciar em 2010 que seu sexto disco solo, A Christmas Cornucopia, seria dedicado ao cancioneiro natalino tradicional, com direito a uma inédita da lavra da própria Lennox, a fraterna Universal Child. A rigor, A Christmas Cornucopia não foge do habitual formato dos songbooks natalinos. A produção e os arranjos - assinados por Lennox com Mike Stevens - se utilizam de uma orquestra (regida por Rod Dunk) e de um coro (no caso, The African Children's Choir, conduzido por Dave Robbins) como quase todo disco de Natal. Contudo, as orquestrações e as vozes resultam interessantes no álbum, valorizando temas recorrentes na memória afetiva da artista como See Amid The Winter’s Snow e Angels from the Realms of Glory (destaque absoluto de A Christmas Cornucopia). A classe o estilo de Lennox também dão valor adicional a CD que surpreende ao apresentar faixa cantada em francês, Il Est Ne Le Divin Enfant. Nem sempre evidente ao longo do álbum, a origem africana das vozes do coro infantil salta aos ouvidos em Lullay Lullay (Coventry Carol). São as crianças também que realçam a beleza atemporal de Silent Night. Enfim, Lennox não reinventa o som do Natal, mas evita que ele soe pomposo ou solene em excesso, pecado cometido pelo bom disco de Susan Boyle, The Gift.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Talvez ninguém tenha imaginado um álbum de Natal gravado por Annie Lennox. Contudo, a cantora projetada na dupla inglesa Eurythmics surpreendeu os fãs ao anunciar em 2010 que seu sexto disco solo, A Christmas Cornucopia, seria dedicado ao cancioneiro natalino tradicional, com direito a uma inédita da lavra da própria Lennox, a fraterna Universal Child. A rigor, A Christmas Cornucopia não foge do habitual formato dos songbooks natalinos. A produção e os arranjos - assinados por Lennox com Mike Stevens - se utilizam de uma orquestra (regida por Rod Dunk) e de um coro (no caso, The African Children's Choir, conduzido por Dave Robbins) como quase todo disco de Natal. Contudo, as orquestrações e as vozes resultam interessantes no álbum, valorizando temas recorrentes na memória afetiva da artista como See Amid The Winter’s Snow e Angels from the Realms of Glory (destaque absoluto de A Christmas Cornucopia). A classe o estilo de Lennox também dão valor adicional a CD que surpreende ao apresentar faixa cantada em francês, Il Est Ne Le Divin Enfant. Nem sempre evidente ao longo do álbum, a origem africana das vozes do coro infantil salta aos ouvidos em Lullay Lullay (Coventry Carol). São as crianças também que realçam a beleza atemporal de Silent Night. Enfim, Lennox não reinventa o som do Natal, mas evita que ele soe pomposo ou solene em excesso, pecado cometido pelo bom disco de Susan Boyle, The Gift.

Unknown disse...

e o da Mariah??



pelo jeito não vai rolar né Mauro.


Feliz Natal

Mauro Ferreira disse...

Sim, Anderson, rolou a resenha do disco da Mariah Carey. Feliz Natal!
abs, MauroF