Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aos 74 anos, ainda jovial, Buddy Guy eletriza com blues de 'Living Proof'

Resenha de CD
Título: Living Proof
Artista: Buddy Guy
Gravadora: Jive / Sony Music
Cotação: * * * * 1/2

Nos versos de 74 Years Young,  primeira das 12 faixas do estupendo 26º álbum de estúdio de Buddy Guy, Living Proof, o cantor e guitarrista norte-americano - um dos reis do blues elétrico de Chicago (EUA) - explicita a jovialidade que rege seus 74 anos de vida. De fato, Guy esbanja vitalidade neste disco primorosamente produzido pelo baterista Tom Hambridge e recém-lançado no Brasil pela gravadora Sony Music. É com espírito jovial que o bluesman repassa sua vida em repertório de tom retrospectivo. Um dos destaques nessa linha mais memorialista é Thank me Someday, tema em que Guy relembra as experiências  juvenis com a guitarra. E o fato é que um blues como On the Road atesta que o artista continua na estrada com fôlego de criança. Seus solos contundentes - influência assumida de guitarristas como Eric Clapton, Jimi Hendrix (1942 - 1970) e Jimmy Page - pontuam todo o álbum. E, como se isso fosse pouco, Living Proof ainda apresenta o encontro em estúdio de Guy com outro rei do blues, B.B. King, convidado de Stay Around a Little Longer, um dos temas mais introspectivos do disco. É a primeira vez que King toca e canta em álbum de Guy, embora os bluesmen sejam amigos de longa data. E o CD não fica nisso: Living Proof conta com outra participação realmente especial: o guitarrista Carlos Santana, ilustre convidado de Where the Blues Begins. Duetos à parte, o coro da faixa-título, Living Proof, remete aos vocais das Raelettes de Ray Charles (1930 - 2004) enquanto temas como Skanky e Too Soon mostram que o blues de Buddy Guy continua eletrizante. Dentro do universo do blues, Living Proof é o grande disco de 2010.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Nos versos de 74 Years Young, primeira das 12 faixas do estupendo 26º álbum de estúdio de Buddy Guy, Living Proof, o cantor e guitarrista norte-americano - um dos reis do blues elétrico de Chicago (EUA) - explicita a jovialidade que rege seus 74 anos de vida. De fato, Guy esbanja vitalidade neste disco primorosamente produzido pelo baterista Tom Hambridge e recém-lançado no Brasil pela gravadora Sony Music. É com espírito jovial que o bluesman repassa sua vida em repertório de tom retrospectivo. Um dos destaques nessa linha mais memorialista é Thank me Someday, tema em que Guy relembra as experiências juvenis com a guitarra. E o fato é que um blues como On the Road atesta que o artista continua na estrada com fôlego de criança. Seus solos contundentes - influência assumida de guitarristas como Eric Clapton, Jimi Hendrix (1942 - 1970) e Jimmy Page - pontuam todo o álbum. E, como se isso fosse pouco, Living Proof ainda apresenta o encontro em estúdio de Guy com outro rei do blues, B.B. King, convidado de Stay Around a Little Longer, um dos temas mais introspectivos do disco. É a primeira vez que King toca e canta em álbum de Guy, embora os bluesmen sejam amigos de longa data. E o CD não fica nisso: Living Proof conta com outra participação realmente especial: o guitarrista Carlos Santana, ilustre convidado de Where the Blues Begins. Duetos à parte, o coro da faixa-título, Living Proof, remete aos vocais das Raelettes de Ray Charles (1930 - 2004) enquanto temas como Skanky e Too Soon mostram que o blues de Buddy Guy continua eletrizante. Dentro do universo do blues, Living Proof é o grande disco de 2010.