Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Produzido por Rubin, Groban extrapola a ópera no autoral 'Illuminations'

Resenha de CD
Título: Illuminations
Artista: Josh Groban
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *

Se um ouvinte começar a escutar o quinto álbum de estúdio do tenor norte-americano Josh Groban pela quarta operística faixa, L'Ora Dell'Addio (Farewell Time), cantada em italiano com a habitual empostação dos tenores, vai supor equivocadamente que Illuminations é um álbum típico da discografia do cantor. Em inusitada associação com o produtor Rick Rubin, nome recorrente na gravação de CDs de rock, Groban se aventura por terreno mais pop. Basta ouvir Higher WindowHidden Away, temas entoados pelo tenor de forma menos empostada. Em qualquer tom, a voz de Groban é sedutora. Inclusive quando o cantor explora regiões vocais mais agudas, como faz ao fim de Galileo (Someone Like You). O problema de Illuminations - disco aberto com tema instrumental, The Wandering Kind (Prelude), composto pelo artista na adolescência - reside na irregularidade de seu repertório majoritariamente autoral. Boa parte das músicas está aquém do canto do tenor. Que se aventura até a cantar em português em Você Existe em mim, faixa sustentada pelo baticum da baiana Banda Didá. A gravação foi produzida por Carlinhos Brown, letrista da música composta por Groban com Lester Mendes. Entre faixa de tonalidade épica (War at Home, belo tema sobre as dores de ex-combatentes de guerra) e cover do repertório roqueiro de Nick Cave (Straight to You), Josh Groban nem sempre parece à vontade em Illuminations, CD em que o tenor vai além do universo da ópera.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Se um ouvinte começar a escutar o quinto álbum de estúdio do tenor norte-americano Josh Groban pela quarta operística faixa, L'Ora Dell'Addio (Farewell Time), cantada em italiano com a habitual empostação dos tenores, vai supor equivocadamente que Illuminations é um álbum típico da discografia do cantor. Em inusitada associação com o produtor Rick Rubin, nome recorrente na gravação de CDs de rock, Groban se aventura por terreno mais pop. Basta ouvir Higher Window e Hidden Away, temas entoados pelo tenor de forma menos empostada. Em qualquer tom, a voz de Groban é sedutora. Inclusive quando o cantor explora regiões vocais mais agudas, como faz ao fim de Galileo (Someone Like You). O problema de Illuminations - disco aberto com tema instrumental, The Wandering Kind (Prelude), composto pelo artista na adolescência - reside na irregularidade de seu repertório majoritariamente autoral. Boa parte das músicas está aquém do canto do tenor. Que se aventura até a cantar em português em Você Existe em mim, faixa sustentada pelo baticum da baiana Banda Didá. A gravação foi produzida por Carlinhos Brown, letrista da música assinada por Groban com Lester Mendes. Entre faixa de tonalidade épica (War at Home, belo tema sobre as dores de ex-combatentes de guerra) e cover do repertório roqueiro de Nick Cave (Straight to You), Josh Groban nem sempre parece à vontade em Illuminations, CD em que o tenor vai além do universo da ópera.

Diogo Santos disse...

É legal ver um artista como Josh Groban cantando em português. Mas a faixa - com ou sem a Banda Didá - é fraca.

Tenho aquele que ainda é melhor album dele.O primeiro.