Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Baiano põe sua guitarra no frevo e vence o festival de Carnaval do Recife

Recife (PE) - Coube ao guitarrista baiano Luciano Magno a proeza de ser o principal vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, realizado em duas eliminatórias que movimentaram o histórico Teatro de Santa Isabel, situado no Recife Antigo, nas noites de 11 e 12 de dezembro de 2010. Nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado na capital de Pernambuco desde seus 16 anos, Magno foi o grande vencedor da categoria Frevo de Rua, dedicada aos frevos instrumentais. Sua composição Pisando em Brasa - turbinada no arranjo de Edson Rodrigues com guitarra abaianada tocada pelo próprio Luciano Magno - ficou em primeiro lugar na categoria, seguida por Tira Gosto (Getúlio Cavalcanti) e por Anjo Folião (Luiz Guimarães), situadas no segundo e no terceiro lugares, respectivamente. A orquestração de Pisando em Brasa rendeu também o prêmio na categoria Arranjador a Edson Rodrigues, representado na entrega dos troféus pelo próprio Magno, que lançou em 2008 um CD de frevos sintomaticamente intitulado Novos Carnavais. De quebra, Magno - visto na foto de Mauro Ferreira com o percussionista Naná Vasconcelos, integrante do júri que avaliou as 30 músicas concorrentes - recebeu ainda um troféu na categoria Caboclinhos por sua composição Cabloco d'Água, feita em parceria com João Araújo.  A música ficou em segundo lugar na categoria, perdendo o prêmio máximo para Caboclo, que Passo É Esse? (Beto do Bandolim e Marcelo Varella). Já Cheiro de Guerra (Jamerson Vieira) conquistou o terceiro lugar na categoria Caboclinhos. Já no segmento dedicado aos maracatus a vitória ficou com Guerreiros de Xangô (Beto do Bandolim e Noel Tavares), música que rendeu o prêmio de Melhor Intérprete para o tradicionalista Abissal. Rainha do Morro (Bráulio de Castro e Marcelo Varella) e Coroa de Ouro (Alcides Vespaziano) ficaram com o segundo e o terceiro lugares do festival na categoria, respectivamente. Por sua vez, Salu Rabequeiro (Getúlio Cavalcanti) ficou com o primeiro posto na categoria Frevo de Bloco, seguida por O Bloco do Bila (Luiz Guimarães) e por Sonhos de Capiba (Bia Assunção). Por fim, Meu Carnaval Olindense (Luiz Fernando Poeta) se sagrou campeã na categoria Frevo Canção, seguida por No Molejo do Passo (Roberto Cruz e Beto Hortis) e por Frevo das Rosas (Josias Lima e Kléber Araújo). Todas as 15 músicas vão ser perpetuadas em disco que começa a ser gravado nesta segunda-feira, 13 de dezembro de 2010, para ser lançado em 9 de fevereiro de 2011, dia do frevo, pela Biscoito Fino. A produção do CD está dividida entre Zé da Flauta e o maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, que vai acompanhar os intérpretes nas faixas cantadas e tocar sozinha os instrumentais frevos de rua.

* Crítico musical, o blogueiro carioca fez parte da Comissão Julgadora do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011 a convite da Prefeitura de Recife e da gravadora Biscoito Fino.


6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Recife (PE) - Coube ao guitarrista baiano Luciano Magno a proeza de ser o principal vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, realizado em duas eliminatórias que movimentaram o histórico Teatro de Santa Isabel, situado no Recife Antigo, nas noites de 11 e 12 de dezembro de 2010. Nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado na capital de Pernambuco desde seus 16 anos, Magno foi o grande vencedor da categoria Frevo de Rua, dedicado aos frevos instrumentais. Sua composição Pisando em Brasa - turbinada no arranjo de Edson Rodrigues com guitarra abaianada tocada pelo próprio Luciano Magno - ficou em primeiro lugar na categoria, seguida por Tira Gosto (Getúlio Cavalcanti) e por Anjo Folião (Luiz Guimarães), situadas no segundo e no terceiro lugares, respectivamente. A orquestração de Pisando em Brasa rendeu também o prêmio na categoria Arranjador a Edson Rodrigues, representado na entrega dos troféus pelo próprio Magno, que lançou em 2008 um CD de frevos sintomaticamente intitulado Novos Carnavais. De quebra, Magno - visto na foto de Mauro Ferreira com o percussionista Naná Vasconcelos, integrante do júri que avaliou as 30 músicas concorrentes - recebeu ainda um troféu na categoria Caboclinhos por sua composição Cabloco d'Água, feita em parceria com João Araújo. A música ficou em segundo lugar na categoria, perdendo o prêmio máximo para Caboclo, que Passo É Esse? (Beto do Bandolim e Marcelo Varella). Já Cheiro de Guerra (Jamerson Vieira) conquistou o terceiro lugar na categoria Caboclinhos. Já no segmento dedicado aos maracatus a vitória ficou com Guerreiros de Xangô (Beto do Bandolim e Noel Tavares), música que rendeu o prêmio de Melhor Intérprete para o tradicionalista Abissal. Rainha do Morro (Bráulio de Castro e Marcelo Varella) e Coroa de Ouro (Alcides Vespaziano) ficaram com o segundo e o terceiro lugares do festival na categoria, respectivamente. Por sua vez, Salu Rabequeiro (Getúlio Cavalcanti) ficou com o primeiro posto na categoria Frevo de Bloco, seguida por O Bloco do Bila (Luiz Guimarães) e por Sonhos de Capiba (Bia Assunção). Por fim, Meu Carnaval Olindense (Luiz Fernando Poeta) se sagrou campeã na categoria Frevo Canção, seguida por No Molejo do Passo (Roberto Cruz e Beto Hortis) e por Frevo das Rosas (Josias Lima e Kléber Araújo). Todas as 15 músicas vão ser perpetuadas em disco que começa a ser gravado nesta segunda-feira, 13 de dezembro de 2010, para ser lançado em 9 de fevereiro de 2011, dia do frevo, pela Biscoito Fino. A produção do CD está dividida entre Zé da Flauta e o maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, que vai acompanhar os intérpretes nas faixas cantadas e tocar sozinha os instrumentais frevos de rua.

* Crítico musical, o blogueiro carioca fez parte da Comissão Julgadora do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011 a convite da Prefeitura de Recife e da gravadora Biscoito Fino.

Fábio Passadisco disse...

Luciano Magno mereceu essa premiação, pelo muito que vem fazendo pela música em Pernambuco; seja com seu Trio Sotaque, com seu projeto de forró (o "Forrobodó) ou acompanhando grandes nomes da nossa música.

E que bom que os jurados perceberam que o frevo tem que se modernizar (com já vem fazendo a Spok Frevo Orquestra e o compositor Carlos Fernando e seu projeto "Asas da América").

Sai feliz e orgulhoso ontem do Teatro Santa Isabel.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Esse Festival é um dos mais interessantes e pertinentes da música brasileira. Pena outros Estados não terem algo tão significativo. A Bahia merecia algo assim com sua riqueza musical.

Julio Vila Nova disse...

Parabéns a Luciano Magno,que é craque, e passeia com maestria por todos os estilos. Parabéns também ao Maestro Edson Rodrigues, músico genial que o Barsil precisa conhecer melhor. Todos os participantes, aliás, estão de parabéns, por esta edição do Festival.
Quanto ao fato de Magno ser baiano,como foi destacado no título da postagem, penso que ele tem motivos de sobra para agradecer a Pernambuco, e sobretudo ao Frevo, por onde ele vem revelando sua grandeza como músico. O Frevo livrou Luciano Magno do axé. Aleluia!

Unknown disse...

Olá Mauro tudo bem,
gostaria de verificar a possibilidade de utilizar o artigo sobre a premiação do músico Luciano Magno no site e redes sociais da Condor Music, www.condormusic.com.br ele é nosso endorser e enviou o link para nós.

Aguardo seu retorno.

Att,
Ludemila de Oliveira

Mauro Ferreira disse...

Ludemila, pode reproduzir o artigo em seus canais de divulgação. Abs, MauroF