Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tal como Elba, Bethânia prepara show centrado no cancioneiro de Chico

Assim como Elba Ramalho, Maria Bethânia prepara show centrado no cancioneiro de Chico Buarque que deverá  ganhar um registro ao vivo em CD e DVD. Intitulado Sem Fantasia, nome da música composta em 1967 por Chico para a peça Roda Viva (1968), o show de Bethânia - vista em foto de Mauro Ferreira - integra projeto de homenagens ao compositor e estreia em 2011. Já o projeto de Elba é show com direção de Wolf Maya com estreia prevista para fins de 2011 ou início de 2012. A ideia de Elba é pôr o espetáculo em cena e, depois, gravar um disco.

10 comentários:

Unknown disse...

Não vejo por que a (pré) comparação, Mauro. Certamente serão abordagens completamente distintas!

Mauro Ferreira disse...

Paulo, não estou comparando, apenas noticiando que duas grandes cantoras planejam shows em torno da obra de Chico. Isso é notícia! Sim, serão duas abordagens distintas e oportunas. E que venham as duas! Abs, mauroF

Marco disse...

Óptimas notícias... Só espero que D. Maria NEM SE ATREVA a não trazer a Portugal esse Show senão lá terei eu de ir ao Brazil... Certamente será um grande show.

Abraço de Portugal

Johnny Cesar disse...

Que bom!!! Quase ninguém grava ou trabalha a obra do Chico mesmo!!! Só a Fafá de Belém, Gal Costa, Zé Renato, Isaurinha Garcia, Ney Matogrosso, Cida Moreira, Mônica Salmaso, Oswaldo Montenegro, Nara Leão, ... Realmente a obra dele precisa mesmo ser revisitada por estas duas... Vamos aguardar... Principalmente o da Bethãnia deve ser dois cds de estudio um chamado sem que abordará de amor e interior e ou fantasia que falará de relifiosidade e festa... depois cd duplo do show ao vivo e dvd, é claro, porque tudo precisa ser documentado e essa é a missão da Biscoito Fino também.
Johnny

Pedro Progresso disse...

Eu percebo mais um ciúme e uma mágoa de caboclo em relação a Gal (que fará um disco só com inéditas de Caetano do que com Elba). E é óbvio que isso será comentado ano que vem na ocasião dos 2 lançamentos. E já é esperado que haja uma disputa de atenções e da crítica.

MB estava numa posição muito confortável na Biscoito Fino, agora se vê entre outras cantoras e seus retornos musicais: Simone, Elba e talvez a própria Gal (que até onde eu saiba está sem contrato com uma gravadora). Deve rolar um ego difícil ali.

Tomara que esse disco não caia no lugar comum das canções batidas e já tão exploradas por MPB 4, Fafá, Ney Matogrosso, Miúcha, Gal e a própria Bethânia.

Mauro Ferreira disse...

Pedro, Gal vai fazer o disco de inéditas do Caetano pela Universal Music. Grato a todos pela participação. Abs, MauroF

Diogo Santos disse...

Ouvirei mas NENHUM dos dois projetos me empolgam. Até prefiro Elba Ramalho mas já disse que acharia mais interessante um " Elba canta Chico Cesar ". Engraçado que há anos Elba disse que revisitaria a obra do primo Zé Ramalho.



Talvez o que Pedro escreveu tenha base pois Caetano Veloso declarou recentemente sobre sua maninha : " Ela gosta mais de Chico [Buarque] do que de mim. Então, estamos quites [ ele prefere Gal ]. Bethânia gosta de ciúmes, faz parte do charme dela. "

Alexandre Siqueira disse...

Quem sabe se com o "hype" do lançamento a Universal não resolve lançar o show "Chico & Bethânia" de 1975 na íntegra, com direito ao vídeo e tudo (já vi um trecho minúsculo de Bethânia cantando "Foi Assim", do acervo da TV Globo)? Sonho meu...

rafael disse...

Alexandre falou o que é de mais importante. não creio que faça um show melhor que aquele. Hj MB me emociona somente com material raro. Esse ultimo projeto só ouço 3 ou 4 músicas. triste.

Jorge Reis disse...

Acho louvável reverenciar aos nossos artistas, eles têm histórico, mas ficar todo dia ouvindo sempre o mais do mesmo, me agoniza, é como se tudo o que o presente nos oferece não valesse nada...
Esses projetos seguer têm a intenção de buscar o novo, não que Chico não mereça, ele é o meu predileto...
Salmaso fez, Fafa fez, Etc... Etc... Etc...
Não gostaria de citar autores novos para evitar comparações grotescas que possivelmente advirão...
Bethania não aposta em novos talentos, excessão feita a Vander Lee, em "estrela", afora isso, agora busca em Portugal baladas hiper, mega, super over...
Desculpem, eu quero o novo já...