Mauro Ferreira no G1

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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Chega ao DVD o filme que se alimenta das histórias em torno de Macalé

Resenha de filme em DVD
Título: Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal (Brasil, 2008)
Direção: Marco Abujamra  Co-direção: João Pimentel
Edição: MZA Music Canal Brasil / Microservice
Cotação: * * * *

Logo na primeira cena de Um Morcego na Porta Principal, Jards Macalé ameaça processar Marco Abujamra e João Pimentel, diretores do documentário que retrata uma das personagens mais peculiares da música brasileira. "Tenho medo que vocês destruam tudo o que construí", admite Macalé diante das câmeras. Pois o parceiro de Waly Salomão (1943 - 2003) em Vapor Barato não tem o que temer. Lançado em DVD na Coleção Canal Brasil, dois anos após ter sido exibido na edição de 2008 do Festival do Rio, o filme de Abujamra e Pimentel joga luz sobre a figura de Macalé sem desconstruir a imagem excêntrica arquitetada pelo próprio compositor. Ao contrário, Um Morcego na Porta Principal se alimenta das histórias em torno de Macalé para construir narrativa que prende a atenção do espectador ao longos dos 72 minutos em que se desenvolve o roteiro - assinado pelos diretores - pontuado pelo humor. Somente o causo contado por Dori Caymmi já vale o filme: indignado pelo fato de Dori ter acrescentado um acorde na sua música Tarde Demais, Macalé abordou o colega num lotação e se fez passar por seu amante, inconformado por ser traído com a "safada daquela mulher". Armado o barraco, Macalé desceu do ônibus e deixou Dori constrangido pela cena de vingança. Entre cenas hilárias, o filme deixa de lado a verve do artista para ressaltar suas qualidades musicais. "O violão de Macalé é um dos que traduziu melhor os sons da Bossa Nova e do samba carioca", avaliza Gilberto Gil, ele próprio dono de suingue todo próprio ao violão. A militância política de Macalé também é naturalmente enfocada. Num raro momento em que a narrativa escapa do tom convencional (incondizente. aliás, com o espírito da obra de Macalé), o filme lança mão da sobreposição de vozes dos entrevistados (Capinam e Nelson Motta, entre outros) para recordar a vaia monumental tomada por Macalé ao defender Gothan City no IV Festival Internacional da Canção, em 1969. Foi quando ele pronunciou a célebre frase metafórica a que o filme se refere no bom título - "Há um morcego na porta principal" - para aludir à mordaça do regime militar que apertava o cinto naquele ano de chumbo. Em 1973, ao encenar o espetáculo O Banquete dos Mendigos no Museu de Arte Moderna (RJ), com adesão de nomes fortes como Chico Buarque e Paulinho da Viola, Macalé atiçaria ainda mais a ira da ditadura. "Acabamos no zero, mas, como ato político, foi fundamental", contabiliza Macalé em depoimento para o documentário, ressaltando que a intenção inicial do espetáculo - angariar fundos para ele próprio, então às voltas com dificuldades de trabalho - acabou se perdendo diante da proporção política tomada pelo evento, que reuniu uma multidão em torno do MAM. A fama de maldito no mercado fonográfico - rótulo criado pela imprensa e alimentado por atitudes do próprio Macalé, que chegou a dizer publicamente que todos os diretores de gravadoras eram "atravessadores" - também rende alguns óbvios takes. "Maldito é a mãe", esbraveja Macalé, cujo comportamento transgressor já começa na infância. É divertida a cena em que ele contabiliza os colégios de que foi expulso, para desespero de sua mãe, Dona Lygia, entrevistada no filme em sua casa em Penedo (RJ). Mas a coisa fica séria quando Abel Silva recorda a noite em que Macalé, depressivo, decidiu que ia morrer. Enfim, com o auxílio de vídeos feitos em Super 8 e de trechos da entrevista retrospectiva concedida pelo artista a Jaguar em talk-show no Rio de Janeiro (RJ), Um Morcego na Porta Principal traça perfil simpático de Macalé sem mergulhar fundo na alma da figura que aborda com generosidade. Talvez justamente por não tentar explicar a personagem é que o documentário resulte bacana.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Logo na primeira cena de Um Morcego na Porta Principal, Jards Macalé ameaça processar Marco Abujamra e João Pimentel, diretores do documentário que retrata uma das personagens mais peculiares da música brasileira. "Tenho medo que vocês destruam tudo o que construí", admite Macalé diante das câmeras. Pois o parceiro de Waly Salomão (1943 - 2003) em Vapor Barato não tem o que temer. Lançado em DVD na Coleção Canal Brasil, dois anos após ter sido exibido na edição de 2008 do Festival do Rio, o filme de Abujamra e Pimentel joga luz sobre a figura de Macalé sem desconstruir a imagem excêntrica arquitetada pelo próprio compositor. Ao contrário, Um Morcego na Porta Principal se alimenta das histórias em torno de Macalé para construir narrativa que prende a atenção do espectador ao longos dos 72 minutos em que se desenvolve o roteiro - assinado pelos diretores - pontuado pelo humor. Somente o causo contado por Dori Caymmi já vale o filme: indignado pelo fato de Dori ter acrescentado um acorde na sua música Tarde Demais, Macalé abordou o colega num lotação e se fez passar por seu amante, inconformado por ser traído com a "safada daquela mulher". Armado o barraco, Macalé desceu do ônibus e deixou Dori constrangido pela cena de vingança.

Entre cenas hilárias, o filme deixa de lado a verve do artista para ressaltar suas qualidades musicais. "O violão de Macalé é um dos que traduziu melhor os sons da Bossa Nova e do samba carioca", avaliza Gilberto Gil, ele próprio dono de suingue todo próprio ao violão. A militância política de Macalé também é naturalmente enfocada. Num raro momento em que a narrativa escapa do tom convencional (incondizente. aliás, com o espírito da obra de Macalé), o filme lança mão da sobreposição de vozes dos entrevistados (Capinam e Nelson Motta, entre outros) para recordar a vaia monumental tomada por Macalé ao defender Gothan City no IV Festival Internacional da Canção, em 1969. Foi quando ele pronunciou a célebre frase metafórica a que o filme se refere no bom título - "Há um morcego na porta principal" - para aludir à mordaça do regime militar que apertava o cinto naquele ano de chumbo. Em 1973, ao encenar o espetáculo O Banquete dos Mendigos no Museu de Arte Moderna (RJ), com adesão de nomes como Chico Buarque e Paulinho da Viola, Macalé atiçaria ainda mais a ira da ditadura. "Acabamos no zero, mas, como ato político, foi fundamental", contabiliza Macalé em depoimento para o documentário, ressaltando que a intenção inicial do espetáculo - angariar fundos para ele próprio, então às voltas com dificuldades de trabalho - acabou se perdendo diante da proporção política tomada pelo evento, que reuniu uma multidão em torno do MAM.

A fama de maldito no mercado fonográfico - rótulo criado pela imprensa e alimentado por atitudes do próprio Macalé, que chegou a dizer publicamente que todos os diretores de gravadoras eram "atravessadores" - também rende alguns óbvios takes. "Maldito é a mãe", esbraveja Macalé, cujo comportamento transgressor já começa na infância. É divertida a cena em que ele contabiliza os colégios de que foi expulso, para desespero de sua mãe, Dona Lygia, entrevistada no filme em sua casa em Penedo (RJ). Mas a coisa fica séria quando Abel Silva recorda a noite em que Macalé, depressivo, decidiu que ia morrer. Enfim, com o auxílio de vídeos feitos em Super 8 e de trechos da entrevista retrospectiva concedida pelo artista a Jaguar em talk-show no Rio de Janeiro (RJ), Um Morcego na Porta Principal traça perfil simpático de Macalé sem mergulhar fundo na alma da figura que aborda com generosidade. Talvez justamente por não tentar explicar a personagem é que o documentário resulte bacana.