Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

No padronizado CD 'The Gift', Susan Boyle celebra o Natal em tom solene

Resenha de CD
Título: The Gift
Artista: Susan Boyle
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *

Segundo álbum de Susan Boyle, a excepcional cantora escocesa revelada em 2009 no programa de calouros Britain's Got Talent, The Gift celebra o Natal no mesmo tom solene do primeiro disco da intérprete, I Dreamed a Dream (2009), campeão de vendas do ano passado. Coros e orquestrações dão caráter grandiloquente a The Gift e, por vezes, chegam a ofuscar a voz de Boyle. Contudo, há real beleza em alguns dos dez registros formatados pelo produtor Steve Mac. Perfect Day - tema lançado pelo compositor norte-americano Lou Reed, marginal poeta das sombras, no álbum Transformer (1972) - ressurge repaginado, sem cinismo, com doçura, em gravação que, sim, beira o sublime. Em contrapartida, Hallelujah - canção do compositor canadense Leonard Cohen em 1984 - tem diluído seu sentimento diante da grandiloquência e assepsia que caracterizam The Gift, fazendo com que a gravação de Boyle sequer chegue aos pés do registro de k.d. Lang, para citar somente um nome que abordou a canção com mais êxito e emoção. Já Don't Dream It's Over - o terceiro tema pop de repertório que prioriza hinos natalinos tradicionais - resulta meramente curioso. Boyle não chega a pôr sua identidade na música lançada pelo grupo australiano Crowded House em 1986. No todo, The Gift quase deixa a voz da cantora em segundo plano. Faixas de tom sacro como Away in a Manger e O Come All Ye Faithful dão a impressão de terem sido captadas em uma missa. Boyle acerta mais quando tenta driblar a excessiva e padronizada grandiloquência da produção em temas natalinos tradicionais como Make me a Channel of your Peace e Auld Lang Syne, abordados com relativa simplicidade. Já um campeão de vendas, The Gift insiste nos erros de I Dreamed a Dream sem expor, como seu também solene antecessor, todo o brilho da voz de Susan Boyle.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

FAZ O RESENHA DO NOVO DISCO DE NATAL DA MARIAH. FELIZ NATAL

Denis disse...

É isso mesmo, só pra registrar, depois da versão seminal do saudoso Jeff Buckley para 'Hallelujah', a que chegou mais próximo foi a do Gabriel Rios e Natalia para as vítimas do terremoto do Haiti.
Passei aqui para desejar um ótimo Natal e que continue escrevendo tão boas matérias em 2011.
Força, Luz e Amor.