Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrô 2010: Reativação da fábrica Polysom motiva culto ao vinil no Brasil

Nunca reeditado em CD no Brasil com sua capa original, o primeiro álbum de Djavan - A Voz, o Violão, a Música de Djavan, lançado em 1976 pela Som Livre - voltou às lojas no formato original de vinil, com a mesma arte gráfica do LP. Tal peculiaridade ilustra a revalorização do vinil no mercado fonográfico nacional ao longo de 2010. Tendência mundial, o culto aos velhos bolachões - transformados em objetos de luxo vendidos a preços altos - foi incentivado no Brasil pela reativação da Polysom no início do ano. Situada na Baixada Fluminense (RJ), a única fábrica de vinil da América Latina estava desativada desde 2007, mas, comprada pela gravadora Deck em abril de 2009, reabriu suas portas logo no começo de 2010. A Deck criou então a série Clássicos em Vinil e - sob licença das gravadoras Universal Music e Warner Music - pôs nas lojas títulos de Jorge Ben Jor, Titãs, Tom Zé e Secos & Molhados, entre outros nomes. Na sequência, a Som Livre entrou na onda e relançou em vinil álbuns antológicos de Djavan e Novos Baianos (Acabou Chorare, de 1972). Até o primeiro álbum de Maria Gadú, lançado em CD em 2009, foi transformado em um vinil de luxo, vendido por (mais) de R$ 200.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nunca reeditado em CD no Brasil com sua capa original, o primeiro álbum de Djavan - A Voz, o Violão, a Música de Djavan, lançado em 1976 pela Som Livre - voltou às lojas no formato original de vinil, com a mesma arte gráfica do LP. Tal peculiaridade ilustra a revalorização do vinil no mercado fonográfico nacional ao longo de 2010. Tendência mundial, o culto aos velhos bolachões - transformados em objetos de luxo vendidos a preços altos - foi incentivado no Brasil pela reativação da Polysom no início do ano. Situada na Baixada Fluminense (RJ), a única fábrica de vinil da América Latina estava desativada desde 2007, mas, comprada pela gravadora Deck em abril de 2009, reabriu suas portas logo no começo de 2010. A Deck criou então a série Clássicos em Vinil e - sob licença das gravadoras Universal Music e Warner Music - pôs nas lojas títulos de Jorge Ben Jor, Titãs, Tom Zé e Secos & Molhados, entre outros nomes. Na sequência, a Som Livre entrou na onda e relançou em vinil álbuns antológicos de Djavan e Novos Baianos (Acabou Chorare, de 1972). Até o primeiro álbum de Maria Gadú, lançado em CD em 2009, foi transformado em um vinil de luxo, vendido por (mais) de R$ 200.

igor disse...

Tô esperando o Retrô sobre a Caixa Gal Total.