Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 25 de dezembro de 2010

Presente de Natal do Gorillaz, álbum 'The Fall' é escala em viagem densa

Resenha de CD
Título: The Fall
Artista: Gorillaz
Gravadora: nenhuma
Cotação: * * *

Disponível para audição no site oficial do Gorillaz a partir deste sábado de Natal, 25 de dezembro de 2010, The Fall - quarto álbum de estúdio do grupo virtual criado por Damon Albarn em 1998 - é oscilante viagem da banda. Literalmente, aliás. As 15 músicas do disco foram gravadas em iPad ao longo da turnê feita pelo Gorillaz por Canadá e Estados Unidos entre 3 de outubro e 2 de novembro de 2010. Para o Gorillaz, as músicas formam espécie de diário dessa viagem pela América do Norte. Conceitos à parte, The Fall é álbum de difícil digestão, tendendo ao experimentalismo nem sempre feito com rigor. Entre o eletrônico tema instrumental que abre o disco (Phoner to Arizona), os vocais robóticos de The Joplin Spider, os efeitos de chuva que introduzem Aspen Forest (outro tema instrumental) e os fragmentos de programas de rádio que pontuam The Parish of Space Dust (embrião de boa composição que parece não ter se desenvolvido), a semiacústica Revolving Doors se impõe como uma das canções mais bonitas da safra irregular de The Fall. Adornada pelo som delicado do que parece ser um ukelele, a faixa tem o vocal mais limpo de um disco que flerta com sons futuristas, ruídos e experimentações. Revolving Doors, Amarillo - canção cuja beleza não se deixa encobrir pelas densas camadas sonoras que sustentam os temas - e  HillBilly Man (na parte acústica que precede a virada eletrônica) são as canções que mais roçam o formato pop radiofônico. Produzido pelo Gorillaz em parceria com Stephen Sedgwick, The Fall conta também com a voz soul do cantor e compositor norte-americano Bobby Womack. Solista convidado da faixa Bobby in Phoenix, outro destaque do repertório, Womack já tinha colaborado no álbum anterior do Gorillaz, Plastic Beach (2010). E, em última análise, sua presença em The Fall é coerente, já que este quarto álbum do Gorillaz parece ser mera escala da viagem iniciada em Plastic Beach, disco em que o grupo adensou seus sons e ideias.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Disponível para audição no site oficial do Gorillaz a partir deste sábado de Natal, 25 de dezembro de 2010, The Fall - quarto álbum de estúdio do grupo virtual criado por Damon Albarn em 1998 - é oscilante viagem da banda. Literalmente, aliás. As 15 músicas do disco foram gravadas em iPad ao longo da turnê feita pelo Gorillaz por Canadá e Estados Unidos entre 3 de outubro e 2 de novembro de 2010. Para o Gorillaz, as músicas formam espécie de diário dessa viagem pela América do Norte. Conceitos à parte, The Fall é álbum de difícil digestão, tendendo ao experimentalismo nem sempre feito com rigor. Entre o eletrônico tema instrumental que abre o disco (Phoner to Arizona), os vocais robóticos de The Joplin Spider, os efeitos de chuva que introduzem Aspen Forest (outro tema instrumental) e os fragmentos de programas de rádio que pontuam The Parish of Space Dust (embrião de boa composição que parece não ter se desenvolvido), a semiacústica Revolving Doors se impõe como uma das canções mais bonitas da safra irregular de The Fall. Adornada pelo som delicado do que parece ser um ukelele, a faixa tem o vocal mais limpo de um disco que flerta com sons futuristas, ruídos e experimentações. Revolving Doors, Amarillo - canção cuja beleza não se deixa encobrir pelas densas camadas sonoras que sustentam os temas - e HillBilly Man (na parte acústica que precede a virada eletrônica) são as canções que mais roçam o formato pop radiofônico. Produzido pelo Gorillaz em parceria com Stephen Sedgwick, The Fall conta também com a voz soul do cantor e compositor norte-americano Bobby Womack. Solista convidado da faixa Bobby in Phoenix, outro destaque do repertório, Womack já tinha colaborado no álbum anterior do Gorillaz, Plastic Beach (2010). E, em última análise, sua presença em The Fall é coerente, já que este quarto álbum do Gorillaz parece ser mera escala da viagem iniciada em Plastic Beach, disco em que o grupo adensou seus sons e ideias.

Leskeman disse...

Eu achei o albúm muito bom, melhor que os outros (do Gorilaz). Nota 4 e meio.