Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Após o pesado 'Rated R', Rihanna reencontra a leveza na batida do CD 'Loud'

Resenha de CD
Título: Loud
Artista: Rihanna
Gravadora: Def Jam / Universal Music
Cotação: * * * 

♪ Pode ser que Loud, quinto álbum de Rihanna, não gere hit tão emblemático quanto Umbrella, carro-chefe de Good girl gone bad (2007), o álbum que pôs a artista no topo. Contudo, Loud marca o reencontro de Rihanna com a leveza após álbum excessivamente sombrio, Rated R (2009), marcado pelas dores externas e internas sofridas pela cantora ao ser espancada pelo seu então namorado, o cantor Chris Brown, em fevereiro de 2009. Como já sinalizara seu primeiro single, Only girl (In the world), Loud é álbum que repõe Rihanna no trilho habitual com a missão de elevar as vendas da artista, já que, não fosse pelo sucesso de Rude boy, Rated R até poderia ser considerado um fracasso comercial. A faixa Only girl (In the world), não por acaso, tem a produção do duo StarGate, piloto também do segundo single de Loud, What's my name? - faixa na qual figura Drake. Entre incursões por dancehall (Man down), dance music bem pop (S & M, faixa vocacionada para as pistas e as paradas), r & b (Skin) e baladas (California king bed), Loud transcorre em tom bem previsível, mas digno, culminando com a segunda parte de Love the way you lie, o dueto de Rihanna com o rapper Eminem que se impôs nas paradas norte-americanas ao longo deste ano de 2010 no registro ouvido em Recovery, o álbum que reabilitou Eminem no mercado. De certa forma,  Loud deixa claro em alto e bom som que Rihanna voltou a ser Rihanna.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aguiar_luc disse...

Cd mais que perfeito! E Mauro pode ter sido um fracasso comercial, porém Rated R é um cd muito bom! Sombrio sim, não vejo problema algum nisso.
Loud é alegre mais quem disse que o sombrio também não pode ser divertido.
Complicated é uma das melhores faixas do cd.

Vitor disse...

Voltou a ser Rihanna? Como se ela tivesse alguma participaçao no processo criativo do album. Ela nao compoe e nao produz nada, apenas coloca sua voz no que a gravadora determina, com o fracasso do anterior, seria obvio que tentariam voltar a formula antiga. Nao entendi a boa vontade com a moça nessa critica

Rener Melo disse...

Adoro Rihanna. Acho ela digna.. digna. Esse album está realmente bom! E adoro os dois singles lançados até agora. Ouço todos os dias: What's My Name.

Marcelo Barbosa disse...

Como não curto esse tipo de música nem sabia da existência dessa moça. Só sei que na última semana rolou um imbróglio entre ela e a Alcione.
Fizeram uma sacanagem com a foto da Marrom e a moça muito deselegante respondeu que não gostaria de chegar aos 50 anos no estado em que a Marrom se encontra. Será que ela chegará até lá?
Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Claudio Almeida disse...

É Marcelo, ela que agradeça aos céus se (um dia) conseguir chegar na ponta das unhas coloridas da Alcione.
Aliás, nem sabia que esta moça esteve ou está "no topo".

Abraços a todos.