Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Zezé Di Camargo & Luciano recuperam sua pegada popular no 20º álbum

Resenha de CD
Título: Zezé Di Camargo & Luciano
Artista: Zezé Di Camargo & Luciano
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * 

Em vez de lançar um 20º álbum somente com gravações ao vivo extraídas do áudio de idealizado DVD, como cogitou de início, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano optou por fazer um CD que combinasse faixas gravadas em estúdio - seis, no caso - com oito números captados ao vivo em show feito pelos irmãos goianos no Golden Hall, no WTC (São Paulo, SP), em 13 de setembro de 2011. Contra todos os prognósticos, tal mix resulta harmonioso em CD que conquista o status de disco de carreira e que se impõe como um dos mais fortes da trajetória fonográfica da dupla. Desde os anos 90, década de seu aparecimento e apogeu, Zezé Di Camargo & Luciano não apresentavam álbum tão coeso dentro do estilo popular que consagrou a dupla no mercado sertanejo. Uma das seis musicas formatads no estúdio Mosh, em São Paulo(SP), Sou o Seu Amor e Você É a Minha Vida - inédita de Zezé Di Camargo - salta logo aos ouvidos como uma das melhores composições do autor de É o Amor, o megahit de 1991 que foi parar até na voz de Maria Bethânia. A música tem tanto jeito de sucesso que faz crer ter sido equivocada a escolha para iniciar os trabalhos promocionais do álbum nas rádios com Sonho de Amor (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1991), sucesso da fase juvenil da carreira de Patrícia Marx. Outra inédita de Zezé, Fechou o Tempo - faixa gravada ao vivo com arranjo que flerta com o universo do rock -  reitera a vocação do compositor para falar a língua do povo. Parceria de Zezé em canções que vem sendo cantadas em todo o Brasil, a cantora e compositora mineira Paula Fernandes é a apropriada convidada de Criação Divina (César Lemos), música que exalta - com envolvente simplicidade melódica e poética - as belezas da natureza e do amor. Com o piano de Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos, Zezé & Luciano entram com sensibilidade em Labirinto (Paschoal e César Capela),  música do repertório da dupla Christian & Ralf. Esse cancioneiro popular soa tão forte - dentro dos padrões habituais dos discos de Zezé & Luciano - que a dupla nem precisava recorrer a um tema tão trivial como Eu Tô na Pista Eu Tô Solteiro (Felipe, Flavinho Alencar e Edson), moldado para vozes juvenis do sertanejo dito universitário, gênero que mira mais as baladas e eventos festivos do universo pop interiorano. De todo modo, para quem gosta do estilo sertanejo da dupla, este álbum produzido por César Augusto avisa que, sim, Zezé Di Camargo & Luciano ainda estão na pista com som mais interessante do que o de Luan Santana e Cia.... 

13 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em vez de lançar um 20º álbum somente com gravações ao vivo extraídas do áudio de idealizado DVD, como cogitou de início, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano optou por fazer um CD que combinasse faixas gravadas em estúdio - seis, no caso - com oito números captados ao vivo em show feito pelos irmãos goianos no Golden Hall, no WTC (São Paulo, SP), em 13 de setembro de 2012. Contra todos os prognósticos, tal mix resulta harmonioso em CD que conquista o status de disco de carreira e que se impõe como um dos mais fortes da trajetória fonográfica da dupla. Desde os anos 90, década de seu aparecimento e apogeu, Zezé Di Camargo & Luciano não apresentavam álbum tão coeso dentro do estilo popular que consagrou a dupla no mercado sertanejo. Uma das seis musicas formatads no estúdio Mosh, em São Paulo(SP), Sou o Seu Amor e Você É a Minha Vida - inédita de Zezé Di Camargo - salta logo aos ouvidos como uma das melhores composições do autor de É o Amor, o megahit de 1991 que foi parar até na voz de Maria Bethânia. A música tem tanto jeito de sucesso que faz crer ter sido equivocada a escolha para iniciar os trabalhos promocionais do álbum nas rádios com Sonho de Amor (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1991), sucesso da fase juvenil da carreira de Patrícia Marx. Outra inédita de Zezé, Fechou o Tempo - faixa gravada ao vivo com arranjo que flerta com o universo do rock - reitera a vocação do compositor para falar a língua do povo. Parceria de Zezé em canções que vem sendo cantadas em todo o Brasil, a cantora e compositora mineira Paula Fernandes é a apropriada convidada de Criação Divina (César Lemos), música que exalta - com envolvente simplicidade melódica e poética - as belezas da natureza e do amor. Com o piano de Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos, Zezé & Luciano entram com sensibilidade em Labirinto (Paschoal e César Capela), música do repertório da dupla Christian & Ralf. Esse cancioneiro popular soa tão forte - dentro dos padrões habituais dos discos de Zezé & Luciano - que a dupla nem precisava recorrer a um tema tão trivial como Eu Tô na Pista Eu Tô Solteiro (Felipe, Flavinho Alencar e Edson), moldado para vozes juvenis do sertanejo dito universitário, gênero que mira mais as baladas e eventos festivos do universo pop interiorano. De todo modo, para quem gosta do estilo sertanejo da dupla, este álbum produzido por César Augusto avisa que, sim, Zezé Di Camargo & Luciano ainda estão na pista com som mais interessante do que o de Luan Santana e Cia....

Daniel disse...

Vou até me permitir baixar o álbum pra dar algum crédito à dupla em estúdio, pq ao vivo as ultimas apresentaçoes vocais do Zezé foram lamentáveis

Fe disse...

Show captado em 13 de setembro de 2012 ??

Mauro Ferreira disse...

Fe, grato pelo toque. claro que é 2011. Abs, MauroF

André Luís disse...

Pode baixar e conferir, Daniel. Você verá (ouvirá) que a voz de Zezé di Camargo está um caco também em estúdio (com todo o aparato tecnológico a seu favor).

lidianne disse...

Eu não concordo com a turma ai!acho que zézé é como vinho,cada dia melhor.

lidianne disse...

Discordo,o tempo só melhorou a dupla

gi disse...

Mauro parabéns pelos comentários sobre ZCL, esse cd veio pra fica é maravilhoso e o mais importante tem música de verdade,ja estou cansada de ouvir tanta besteira e tanta música ruim.
Quanto vcs Daniel e André se não gostam da voz ou do tipo de música de ZCL respeito é o minimo q vcs podem ter,se não tem nada de bom a dizer FIQUEM DE BOCA CALADA.
E quanto a vcs Zezé & luciano parabéns pela qualidade do trabalho e pelo carinho e respeito q vcs tem com os fãs a 21 anos,vcs são os melhores.

gi disse...

Mauro parabéns pelo comentário sobre o novo cd de ZCL,com certeza o novo trabalho da dupla veio pra fica,cheio de musicas e letras boas,pois ja estou cansada de ouvir tanta música ruim.
Quanto a vcs Daniel e André se não gostam da voz do Zezé ou do tipo de música da dupla,no minimo vcs tinha q ter respeito pelo trabalho deles e pelos fãs.
Zezé e LUciano parabéns pelo novo cd lindo com qualidade e muito bem feito como tudo q fazem,o carinho q vcs dedicam ao seus Fãs fazem vcs os melhores a 21 anos.

Paola disse...

Gostei da sua analise sobre o álbum dos meninos, parabéns! :)

amilton disse...

Olha mesmo assim este cd de Zezé Di Camargo e Luciano da de dez a zero em muitos sertanejo universitario de hoje Zezé e Luciano é 21 anos de sucesso cantando ao vivo e sem usar pleibek, e sem falar que muitos artistas que esta na midia hoje só canta em estudio, ao vivo é uma porcaria.

amilton disse...

Olha Zezé Di Camargo e Luciano são 21 anos de carreira e com sucesso,eles não estão começando ontém não.pode pegar qualquer um artista da midia sertanjo universitario ou do pop concerteza Zezé e Luciano arrastam multidões porque com a voz ja cansada ele canta ao vivo não tem truque não o grande erro do Zezé é que ele não abaixou o tom de cantar se fizer isso como muitos fazem ninguém iria criticalo.

Jorge Reis disse...

Por acaso algum dia os dois "artistas" foram eruditos, deixando de lado a "pegada popular"?