Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 5 de junho de 2012

Chick Corea cruza jazz com música clássica no CD duplo 'The Continents'

No embalo de sua vinda ao Brasil neste mês de junho de 2012 para fazer shows no BMW Jazz Festival, o pianista norte-americano Chick Corea tem editado no mercado nacional, via Universal Music, o álbum duplo The Continents - Concert for Jazz Quintet & Chamber Orchestra, gravado pelo selo alemão Deutsche Grammophon e já lançado em fevereiro no exterior. Em The Continents, Corea - que sempre buscou alargar as fronteiras musicais, transitando pelos territórios da fusion e do latin jazz - cruza a música clássica com o jazz. O álbum foi gravado no Manhattan Center Studios, em Nova York (EUA), em junho de 2011. No CD 1, Corea e seu quinteto de jazz tocam - com músicos arregimentados em orquestras como The Harlem Quartet - a suíte composta pelo pianista em seis movimentos (cada um tem o nome de um continente). No CD 2, Corea e seu quinteto de jazz tocam quatro temas - Lotus Blossom, Blue Bossa, What's This? e Just Friends - captados na mesma sessão de gravação. Na sequência, o pianista se entrega à liberdade do improviso em vários solos feitos sem fronteira. 

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

No embalo de sua vinda ao Brasil neste mês de junho de 2012 para fazer shows no BMW Jazz Festival, o pianista norte-americano Chick Corea tem editado no mercado nacional, via Universal Music, o álbum duplo The Continents - Concert for Jazz Quintet & Chamber Orchestra, gravado pelo selo alemão Deutsche Grammophon e já lançado em fevereiro no exterior. Em The Continents, Corea - que sempre buscou alargar as fronteiras musicais, transitando pelos territórios da fusion e do latin jazz - cruza a música clássica com o jazz. O álbum foi gravado no Manhattan Center Studios, em Nova York (EUA), em junho de 2011. No CD 1, Corea e seu quinteto de jazz tocam - com músicos arregimentados em orquestras como The Harlem Quartet - a suíte composta pelo pianista em seis movimentos (cada um tem o nome de um continente). No CD 2, Corea e seu quinteto de jazz tocam quatro temas - Lotus Blossom, Blue Bossa, What's This? e Just Friends - captados na mesma sessão de gravação. Na sequência, o pianista se entrega à liberdade do improviso em vários solos feitos sem fronteira.