Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 19 de junho de 2012

Boudrioua celebra 30 anos de jazz no Brasil com a edição do CD 'Laura'

Em 1982, o saxofonista francês Idriss Boudrioua se deixou seduzir pela beleza e pela música do Rio de Janeiro (RJ) e decidiu fixar residência na cidade natal da Bossa Nova. Laura - CD que Boudrioua lança nesta terça-feira, 19 de junho de 2012 - celebra os 30 anos do músico de jazz no Brasil. Gravado em 2010 no carioca Estúdio Verde, com produção assinada por Jacques Muyal (proprietário do selo suíço Groovin' High), Laura é oitavo álbum da discografia do artista e tem edição programada também na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. O disco é assinado pelo Idriss Boudrioua Quinteto, grupo formado por Idriss Boudrioua (sax alto e voz), Sergio Barrozo (contrabaixo), Alex Carvalho (guitarra), Vítor Gonçalves (piano) e Zazá Desiderio (bateria). Com a liberdade do jazz, o quinteto toca temas da lavra de Boudrioua como Saudade do Santa (composto em memória do baixista José Santa Rosa, morto em 2011), Samba de L'Amitié (composto em lembrança dos tempos de infância, vivida no vilarejo de Boissy Sous St Yon, na França), Valsa pro J Pequenino (composta logo após o nascimento de seu filho Jamal, em 1987), Com Categoria (em memória dos tempos em que tocava na extinta loja carioca de discos Modern Sound) e Virtual Jeff (composto para ex-aluno de saxofone). Cantada em francês, a faixa-título do CD - Laura, de 1944 - é o standard norte-americano de David Raskim (1912 - 2004), sempre presente na memória afetiva de Boudrioua.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em 1982, o saxofonista francês Idriss Boudrioua se deixou seduzir pela beleza e pela música do Rio de Janeiro (RJ) e decidiu fixar residência na cidade natal da Bossa Nova. Laura - CD que Boudrioua lança nesta terça-feira, 19 de junho de 2012 - celebra os 30 anos do músico de jazz no Brasil. Gravado em 2010 no carioca Estúdio Verde, com produção assinada por Jacques Muyal (proprietário do selo suíço Groovin' High), Laura é oitavo álbum da discografia do artista e tem edição programada também na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. O disco é assinado pelo Idriss Boudrioua Quinteto, grupo formado por Idriss Boudrioua (sax alto e voz), Sergio Barrozo (contrabaixo), Alex Carvalho (guitarra), Vítor Gonçalves (piano) e Zazá Desiderio (bateria). Com a liberdade do jazz, o quinteto toca temas da lavra de Boudrioua como Saudade do Santa (composto em memória do baixista José Santa Rosa, morto em 2011), Samba de L'Amitié (composto em lembrança dos tempos de infância, vivida no vilarejo de Boissy Sous St Yon, na França), Valsa pro J Pequenino (composta logo após o nascimento de seu filho Jamal, em 1987), Com Categoria (em memória dos tempos em que tocava na extinta loja carioca de discos Modern Sound) e Virtual Jeff (composto para ex-aluno de saxofone). Cantada em francês, a faixa-título do CD - Laura, de 1944 - é o standard norte-americano de David Raskim (1912 - 2004), sempre presente na memória afetiva de Boudrioua.