Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

STJ determina que EMI tem que indenizar João por compilação 'O Mito'

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a gravadora EMI Music indenize João Gilberto - com um ainda não estipulado valor em dinheiro - pela edição, à revelia do cantor, da coletânea O Mito. Posta nas lojas nos formatos de LP (em 1988) e CD (1992), a compilação embaralhou os fonogramas dos três fundamentais álbuns iniciais de João - Chega de Saudade (1959), O Amor, O Sorriso e a Flor (1960) e João  Gilberto (1961) -  e adicionou a esse repertório gravações avulsas de compactos e trilhas sonoras de filmes. Sob a ótica do artista, a qualidade da remasterização adulterou os fonogramas - o que o levou a entrar com processo contra a EMI ainda em 1992. A pendenga judicial já se arrastava há 19 anos e impedia a comercialização oficial desses três seminais álbuns. João Gilberto - visto em foto de Marcos Hermes - tem a boa notícia na semana em que a turnê comemorativa de seus 80 anos de vida foi cancelada - após semanas de incertezas e informações desencontradas - frustrando os planos da gravação ao vivo de um DVD, anunciado juntamente com os cinco (polêmicos) shows.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a gravadora EMI Music indenize João Gilberto - com um ainda não estipulado valor em dinheiro - pela edição, à revelia do cantor, da coletânea O Mito. Posta nas lojas nos formatos de LP (em 1988) e CD (1992), a compilação embaralhou os fonogramas dos três fundamentais álbuns iniciais de João - Chega de Saudade (1959), O Amor, O Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961) - e adicionou a esse repertório gravações avulsas de compactos e trilhas sonoras de filmes. Sob a ótica do artista, a qualidade da remasterização adulterou os fonogramas - o que o levou a entrar com processo contra a EMI ainda em 1992. A pendenga judicial já se arrastava há 19 anos e impedia a comercialização oficial desses três seminais álbuns. João Gilberto - visto em foto de Marcos Hermes - tem a boa notícia na semana em que a turnê comemorativa de seus 80 anos de vida foi cancelada - após semanas de incertezas e informações desencontradas - frustrando os planos da gravação ao vivo de um DVD, anunciado juntamente com os cinco (polêmicos) shows.

noca disse...

Com essa boa notícia talvez JG restaure sua auto-estima e reencontre seu eixo.Junto com Nana Caymmi forma a dupla viva da ala polemica da MPB.Aquela das cabeças duras e do contra.Mas geniais!

KL disse...

tomara que João receba a indenização justa e que, enfim, os três álbuns que mudaram a música popular brasileira (e abalaram a internacional) voltem às lojas separadamente, sem mudar uma vírgula, inclusive as capas.
E é uma pena que o grande público - cada vez mais entorpecido - não tenha a chance de assistir ao seu show e sair do teatro com a nítida sensação de ter compartilhado uma experiência musical única, sublime e transcendente.
Viva, João! Quero ver e ouvir você de novo no TCA!

Anônimo disse...

Nossa! Dezenove anos!
Acho que o João não faz mais show nessa vida.

Anônimo disse...

Nossa! Dezenove anos!
Acho que o João não faz mais show nessa vida.

Anônimo disse...

Nossa! Dezenove anos!
Acho que o João não faz mais show nessa vida.

Cláudio disse...

Esse João sempre foi muito complicado.

Tiago disse...

A EMI vai pagar a indenização, ok. Mas esses discos só saem de novo quando João morrer, podem saber. Quer dizer, se precisar de assinatura de família/advogado para lançar, esqueçam: nunca veremos esses discos em CD nacional. Vão querer mais dinheiro que a indenização rssss

Gill Sampaio Ominirò disse...

Que coinscidência: Acabo de chegar da Via Funchal onde fui devolver meu ingresso e solicitar a devolução do valor. Eu já sabia do desfecho do julgamento. Venho acopanhando isso bem de perto e fiquei muito feliz que a justiça foi feita. Afinal, precisou de técnicos altamente capacitados para comprovar através da física o que João percebeu com seu ouvido absoluto. Eu tenho o CD O Mito e juro que não consigo notar as distorções que o ouvido magnânimo de João consegue. Este homem é um deus.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Renato, eu não tenho o vinil de Chega de Saudade. Por isso, não tenho como comparar. rsrsr

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.