Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sururu dilui as mágoas e dores de Cavaquinho ao pôr compositor na roda

Resenha de CD
Título: Se Você me Ouvisse - 100 Anos de Nelson Cavaquinho
Artista: Sururu na Roda
Gravadora: Rob Digital
Cotação: * * 1/2

Urdida com certo grau de amargura, a obra de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) foi alvo de tributos ao longo de 2011 por conta do centenário de nascimento do compositor carioca. Terceiro CD do grupo Sururu na Roda, Se Você me Ouvisse - 100 Anos de Nelson Cavaquinho chega a tempo de festejar a efeméride. Quarteto carioca que neste disco incorpora a vocalista e violonista Juliana Zanardi (substituta de Camila Costa), o Sururu dilui as mágoas e dores contidas no fino repertório de Cavaquinho ao pôr 20 músicas na sua roda de samba. A pegada leve dos vocais e dos (bonitos) arranjos do disco está em sintonia com o som do Sururu, embora não se ajuste ao tom denso de versos de sambas como Quando Eu me Chamar Saudade (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) e A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito). Quando aborda os clássicos de Cavaquinho, o grupo soa trivial porque é inevitável comparar o registro de Minha Festa (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) - para citar somente um exemplo - com a gravação irretocável feita em 1973 por Clara Nunes (1942 - 1983). Em contrapartida, o disco cresce quando envereda por temas pouco ouvidos do compositor. A Vida (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) é bela surpresa do CD com sua pegada de baião. História de um Valente (Nelson Cavaquinho e José Ribeiro de Souza) também se impõe no repertório, inclusive pelos sopros orquestrados pelo saxofonista Alexandre Caldi. Vale destacar ainda a participação de Cristiano Ricardo, que legitima Degraus da Vida (Nelson Cavaquinho, Antônio Braga e César Brasil) com seus vocais cansados. No todo, o disco transcorre simpático, mas sem jamais arrebatar. Do ótimo início (Se Você me Ouvisse, excelente samba popularizado por Beth Carvalho em 1976) ao fim (pot-pourri de temática carnavalesca que junta Pranto de um Poeta, Quero Alegria, Vou Partir e Sempre Mangueira), passando no meio do caminho por veloz choro instrumental (Caminhando, parceria de Nelson com Nourival Bahia), a abordagem do Sururu na Roda reitera a grandeza da obra de Nelson Cavaquinho - visto na bela capa do CD em graciosa miniatura criada pelo artista plástico Zé Andrade - entre sucessos imortais e pérolas ainda escondidas no baú centenário do compositor.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Urdida com certo grau de amargura, a obra de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) foi alvo de tributos ao longo de 2011 por conta do centenário de nascimento do compositor carioca. Terceiro CD do grupo Sururu na Roda, Se Você me Ouvisse - 100 Anos de Nelson Cavaquinho chega a tempo de festejar a efeméride. Quarteto carioca que neste disco incorpora a vocalista e violonista Juliana Zanardi (substituta de Camila Costa), o Sururu dilui as mágoas e dores contidas no fino repertório de Cavaquinho ao pôr 20 músicas na sua roda de samba. A pegada leve dos vocais e dos (bonitos) arranjos do disco está em sintonia com o som do Sururu, embora não se ajuste ao tom denso de versos de sambas como Quando Eu me Chamar Saudade (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) e A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito). Quando aborda os clássicos de Cavaquinho, o grupo soa trivial porque é inevitável comparar o registro de Minha Festa (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) - para citar somente um exemplo - com a gravação irretocável feita em 1973 por Clara Nunes (1942 - 1983). Em contrapartida, o disco cresce quando envereda por temas pouco ouvidos do compositor. A Vida (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) é bela surpresa do CD com sua pegada de baião. História de um Valente (Nelson Cavaquinho e José Ribeiro de Souza) também se impõe no repertório, inclusive pelos sopros orquestrados pelo saxofonista Alexandre Caldi. Vale destacar ainda a participação de Cristiano Ricardo, que legitima Degraus da Vida (Nelson Cavaquinho, Antônio Braga e César Brasil) com seus vocais cansados. No todo, o disco transcorre simpático, mas sem jamais arrebatar. Do ótimo início (Se Você me Ouvisse, excelente samba popularizado por Beth Carvalho em 1976) ao fim (pot-pourri de temática carnavalesca que junta Pranto de um Poeta, Quero Alegria, Vou Partir e Sempre Mangueira), passando no meio do caminho por veloz choro instrumental (Caminhando, parceria de Nelson com Nourival Bahia), a abordagem do Sururu na Roda reitera a grandeza da obra de Nelson Cavaquinho - visto na bela capa do CD em graciosa miniatura criada pelo artista plástico Zé Andrade - entre sucessos imortais e pérolas ainda escondidas no baú centenário do compositor.

Luiz Leite disse...

Ouvir a obra desse gênio nunca é demais. Espero que ele nunca seja esquecido.Adorei o título do CD, pois O samba "Se você me ouvisse" é um dos meus favoritos.

Anônimo disse...

Adoro a obra do Nelson Cavaquinho e NINGUÉM canta suas músicas tão bem quanto ele.
Beth Carvalho chega perto.