Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fresno busca alma perdida no EP virtual 'Cemitério das Boas Intenções'

Resenha de EP
Título: Cemitério das Boas Intenções
Artista: Fresno
Gravadora: Sem indicação
Cotação: * * *
EP disponível para download gratuito e legalizado na página da banda no Facebook

"... O que aconteceu? Aonde foi que a minha alma desapareceu?", questiona o grupo Fresno em versos do rock Crocodilia (Lucas Silveira, Rodrigo Tavares, Gustavo Mantovani e Bell Ruschel). Crocodilia é uma das três músicas inéditas apresentadas pela banda gaúcha no EP Cemitério das Boas Intenções, lançado pela banda gaúcha em formato digital via Facebook. É um rock pesado, sujo e angustiado - qualidades também detectadas em A Gente Morre Sozinho (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares) e, em menor grau, em Não Vou Mais (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares), tema que começa como balada e vai ganhando intensidade e sujeira crescentes. Já fora do esquema padronizante do produtor Rick Bonadio, o Fresno parece buscar sua alma perdida ao longo dos anos em que seguiu a receita radiofônica na ânsia de garimpar o ouro de tolo oferecido pelo mercado fonográfico. É sintomático que Cemitério das Boas Intenções seja EP editado de forma totalmente indie - tal como o EP O Acaso do Erro (2001), primeiro título da discografia da banda. Nessa volta ao (espírito do) começo, o Fresno rebobina com arranjo acústico Relato de um Homem de Bom Coração (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares), música de seu último álbum, Revanche (2010). A regravação completa o naipe de faixas do EP gravado no Estúdio Costella, sob produção de Lucas Silveira e Rodrigo Tavares. Cemitério das Boas Intenções é bom recomeço. É perceptível no EP salutar liberdade estética que - com o tempo - vai fazer o Fresno reencontrar a alma desaparecida na poeira da estrada.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

"... O que aconteceu? Aonde foi que a minha alma desapareceu?", questiona o grupo Fresno em versos do rock Crocodilia (Lucas Silveira, Rodrigo Tavares, Gustavo Mantovani e Bell Ruschel). Crocodilia é uma das três músicas inéditas apresentadas pela banda gaúcha no EP Cemitério das Boas Intenções, lançado pela banda gaúcha em formato digital via Facebook. É um rock pesado, sujo e angustiado - qualidades também detectadas em A Gente Morre Sozinho (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares) e, em menor grau, em Não Vou Mais (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares), tema que começa como balada e vai ganhando intensidade e sujeira crescentes. Já fora do esquema padronizante do produtor Rick Bonadio, o Fresno parece buscar sua alma perdida ao longo dos anos em que seguiu a receita radiofônica na ânsia de garimpar o ouro de tolo oferecido pelo mercado fonográfico. É sintomático que Cemitério das Boas Intenções seja EP editado de forma totalmente indie - tal como o EP O Acaso do Erro (2001), primeiro título da discografia da banda. Nessa volta ao (espírito do) começo, o Fresno rebobina com arranjo acústico Relato de um Homem de Bom Coração (Lucas Silveira e Rodrigo Tavares), música de seu último álbum, Revanche (2010). A regravação completa o naipe de faixas do EP gravado no Estúdio Costella, sob produção de Lucas Silveira e Rodrigo Tavares. Cemitério das Boas Intenções é bom recomeço. É perceptível no EP salutar liberdade estética que - com o tempo - vai fazer o Fresno reencontrar a alma desaparecida na poeira da estrada.

Felipe dos Santos disse...

Estará o Fresno tentando pegar o caminho que Lucas pegou, fazendo de "The rise and fall of Beeshop" um trabalho elogiado - até por Mauro, neste espaço?

O tempo que responda. Nesse angu eu não boto meu caroço.

Felipe dos Santos Souza