Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

'Immortal' arma circo com som de Michael sem nada acrescentar à obra

Resenha de CD
Título: Michael Jackson Immortal
Artista: Michael Jackson
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * 1/2

O circo está novamente armado em torno da obra de Michael Jackson (1958 - 2009). A exumação dessa obra gerou um espetáculo de danças e acrobacias, Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour, encenado pelo Cirque Du Soleil com texto e direção de Jamie King. Michael Jackson Immortal - o CD que a Sony Music põe nas lojas do Brasil neste mês de dezembro de 2011 em edições simples e dupla - é a trilha sonora do espetáculo. Não se trata de coletânea. Ao longo de 27 números, a trilha sonora remixa cerca de 70 músicas do autoproclamado Rei do Pop e as reapresenta com novos arranjos e agrupamentos (são vários os medleys que linkam sucessos do artista). Capitaneada por Kevin Antunes, a reembalagem da música de Michael não surte - ao menos no disco - efeito sedutor para quem já conhece as insuperáveis gravações originais (a releitura da obra dos Beatles, também rearranjada para espetáculo do Cirque Du Soleil, soou mais interessante). A gravadora alardeia que a trilha de Immortal inclui outtakes de algumas músicas - e vale ressaltar o de ABC, sucesso do grupo The Jackson Five em 1970 - e a adição de efeitos nas gravações (caso do coro gravado para turbinar a releitura de They Don't Care About Us). Mas o fato é que a armação do circo - e da jogada de marketing... - nada acrescenta de relevante ao legado artístico de Michael Jackson.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

O circo está novamente armado em torno da obra de Michael Jackson (1958 - 2009). A exumação dessa obra gerou um espetáculo de danças e acrobacias, Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour, encenado pelo Cirque Du Soleil com texto e direção de Jamie King. Michael Jackson Immortal - o CD que a Sony Music põe nas lojas do Brasil neste mês de dezembro de 2011 em edições simples e dupla - é a trilha sonora do espetáculo. Não se trata de coletânea. Ao longo de 27 números, a trilha sonora remixa cerca de 70 músicas do autoproclamado Rei do Pop e as reapresenta com novos arranjos e agrupamentos (são vários os medleys que linkam sucessos do artista). Capitaneada por Kevin Antunes, a reembalagem da música de Michael não surte - ao menos no disco - efeito sedutor para quem já conhece as insuperáveis gravações originais (a releitura da obra dos Beatles, também rearranjada para espetáculo do Cirque Du Soleil, soou mais interessante). A gravadora alardeia que a trilha de Immortal inclui outtakes de algumas músicas - e vale ressaltar o de ABC, sucesso do grupo The Jackson Five em 1970 - e a adição de efeitos nas gravações (caso do coro gravado para turbinar a releitura de They Don't Care About Us). Mas o fato é que a armação do circo - e da jogada de marketing... - nada acrescenta de relevante ao legado artístico de Michael Jackson.