Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrô 2011: Aparece - enfim... - um cantor de fôlego no país das cantoras

Para cada cantor inexpressivo que tenta a sorte no mundo do disco, surgem dez cantoras. Mas em 2011 - enfim... - cresceu e apareceu no mercado fonográfico brasileiro um cantor de fôlego, estilo e personalidade. Aos 23 anos, o gaúcho Filipe Catto despontou na cena nacional em 2011 com seu primeiro álbum, Fôlego, lançado em setembro pela Universal Music. Fôlego dá continuidade a uma carreira passional iniciada por Catto em 2009, ano em que ele editou por vias independentes o seminal EP Saga. A bela voz de contratenor é posta pelo cantor e compositor - visto em foto de Caroline Bittencourt - a serviço de seu estilo inflamado e do tom teatral de suas interpretações. Qualidades confirmadas no excelente show inspirado em Fôlego. O único deslize do cantor neste ano decisivo para sua carreira foi ter alardeado na mídia - antes da TV Globo - que tinha regravado Recado (Gonzaguinha, 1978) para a trilha sonora nacional da novela Fina Estampa, o que fez com que a inédita gravação de Catto fosse substituída pelo registro original da música feito por Gonzaguinha (1945 - 1991). O cara é bom.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Para cada cantor inexpressivo que tenta a sorte no mundo do disco, surgem dez cantoras. Mas em 2011 - enfim... - cresceu e apareceu no mercado fonográfico brasileiro um cantor de fôlego, estilo e personalidade. Aos 23 anos, o gaúcho Filipe Catto despontou na cena nacional em 2011 com seu primeiro álbum, Fôlego, lançado em setembro pela Universal Music. Fôlego dá continuidade a uma carreira passional iniciada por Catto em 2009, ano em que ele editou por vias independentes o seminal EP Saga. A bela voz de contratenor é posta pelo cantor e compositor - visto em foto de Caroline Bittencourt - a serviço de seu estilo inflamado e do tom teatral de suas interpretações. Qualidades confirmadas no excelente show inspirado em Fôlego. O único deslize do cantor neste ano decisivo para sua carreira foi ter alardeado na mídia - antes da TV Globo - que tinha regravado Recado (Gonzaguinha, 1978) para a trilha sonora nacional da novela Fina Estampa, o que fez com que a inédita gravação de Catto fosse substituída pelo registro original da música feito por Gonzaguinha (1945 - 1991). O cara é bom.

Anônimo disse...

Canta demais....
Tem uma poesia linda...principalmente em seu primeiro EP SAGA.

PS: Ele é lindo.

Claudio disse...

a globo foi no mínimo deselegante...

Johnny Cesar disse...

Eu acho over...