Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vergueiro interpreta Cavaquinho com os irmãos Chico e Cristina Buarque

Por ironia fonográfica, o samba Palavras Malditas - pérola rara da obra de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) com Guilherme de Brito (1922 - 2006) - ganha dois registros em disco neste ano de 2011 após ter ficado esquecida no baú desde a gravação feita em 1957 pelo cantor Ari Cordovil (1923 - 1981). Um mês após ter reaparecido no primeiro disco de inéditas de Beth Carvalho em 15 anos, Nosso Samba Tá na Rua, Palavras Malditas volta em gravação do CD Carlinhos Vergueiro Interpreta Nelson Cavaquinho - 100 Anos, editado pela gravadora Biscoito Fino a tempo de celebrar o centenário de nascimento do compositor de Folhas Secas (samba revisitado por Vergueiro na companhia do cantor, compositor e baterista Wilson das Neves) e Pranto de Poeta (regravado no disco com a adesão do cantor e percussionista Marcelinho Moreira). Profundo conhecedor da obra de Nelson, fato atestado inclusive por Beth Carvalho, Vergueiro interpreta Cavaaquinho com o auxílio luxuoso dos irmãos Chico Buarque e Cristina Buarque. Chico pôs voz em Nome Sagrado (Nelson Cavaquinho, Zé Ribeiro e Zé Alcides). Cristina participa de Beija-Flor (Nelson Cavaquinho, Noel Silva e Augusto Tomás Jr.), título pouco ouvido da obra do compositor. O Meu Pecado - de Zé Kétti - figura no repertório.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Por ironia fonográfica, o samba Palavras Malditas - pérola rara da obra de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) com Guilherme de Brito (1922 - 2006) - ganha dois registros em disco neste ano de 2011 após ter ficado esquecida no baú desde a gravação feita em 1957 pelo cantor Ari Cordovil (1923 - 1981). Um mês após ter reaparecido no primeiro disco de inéditas de Beth Carvalho em 15 anos, Nosso Samba Tá na Rua, Palavras Malditas volta em gravação do CD Carlinhos Vergueiro Interpreta Nelson Cavaquinho - 100 Anos, editado pela gravadora Biscoito Fino a tempo de celebrar o centenário de nascimento do compositor de Folhas Secas (samba revisitado por Vergueiro na companhia do cantor, compositor e baterista Wilson das Neves) e Pranto de Poeta (regravado no disco com a adesão do cantor e percussionista Marcelinho Moreira). Profundo conhecedor da obra de Nelson, fato atestado inclusive por Beth Carvalho, Vergueiro interpreta Cavaaquinho com o auxílio luxuoso dos irmãos Chico Buarque e Cristina Buarque. Chico pôs voz em Nome Sagrado (Nelson Cavaquinho, Zé Ribeiro e Zé Alcides). Cristina participa de Beija-Flor (Nelson Cavaquinho, Noel Silva e Augusto Tomás Jr.), título pouco ouvido da obra do compositor. O Meu Pecado - de Zé Kétti - figura no repertório.

guima disse...

Mauro, bem que poderiam aproveitar esse centenário do Nelson e relançarem o estupendo "Thelma Soares Canta Nelson Cavaquinho" (original de 66 e/ou relançamento de 79). Hoje, Telma, na verdade Cordélia Leão, vive quase reclusa num conjunto habitacional popular em Maceió. Faz shows esporádicos e eu mesmo já produzi um deles em 96, com ela cantando apenas Tom Jobim. Uma pena!...

Marcelo Barbosa disse...

Que beleza! Apesar de não gostar muito do Carlinhos, comprarei pela obra do Nelson. E eu espero que Palavras Malditas seja tão linda quanto na voz da Beth.
E Beija-Flor é das melodias mais bonitas do compositor mangueirense gravada primeiramente no Lp No Pagode.
Abs e feliz Natal, Mauro e a todos os leitores do blog!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Tombom disse...

Endossando o que "guima" escreveu acima... "Thelma Soares Canta Nelson Cavaquinho" (original de 66 e/ou relançamento de 79) é uma beleza de álbum! Merece ressurgir no forma CD.

Anônimo disse...

O Carlinhos é um ótimo intérprete da obra do Nelson.
Se tiver sambas desconhecidos eu compro, se for mais do mesmo eu dispenso.
É sempre bom ver os genios reverenciados, é uma oportunidade para os que não conhecem.

PS: Muito bacana essas coincidências.