Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bônus expandem 'Some Girls' com country, blues e rock à moda dos 50

Resenha de CD
Título: Some Girls (Deluxe Edition)
Artista: The Rolling Stones
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Some Girls entrou para a História como o álbum de 1978 que conectou os Rolling Stones à onda de disco music que varreu o universo pop na segunda metade dos anos 70. Miss You estourou no mundo inteiro e tal sucesso avalizou a incursão de Jagger e Cia. pelos embalos de sábado à noite. Mas a onda passou e a Deluxe Edition de Some Girls chegou às lojas neste fim de 2011 com um segundo disco adicional com 12 faixas-bônus. O CD-bônus expande o repertório do álbum com fidelidade ao som dos Stones. Ouve-se blues (When You're Gone), rock à moda dos anos 50 com toque de country (Claudine), um country-rock propriamente dito (Do You Think I Really Care?), rock embebido em blues (So Young) e balada (No Spare Parts, já alvo de clipe promocional da Deluxe Edition), entre outros fonogramas oriundos das profícuas sessões de gravação de Some Girls. A rigor, tais bônus são sobras. Mas sobras que - no caso das cinco faixas supra-citadas - roçam o padrão de qualidade dos Stones. Se não entraram no disco, é porque a safra de inéditas era farta na época (outras músicas das mesmas sessões seriam reaproveitadas em álbuns posteriores). As demais - caso da balada We Had It All (cover do tema de Troy Seal e Donnie Fritts, cantado por Keith Richards), You Win Again (cover do repertório do compositor de country e blues Hank Williams) e de faixas como Don't Be a Stranger, I Love You Too Much e Petrol Blues - transitam pelo mesmo universo musical, mas soam menos sedutoras nos registros reunidos na Deluxe Edition de Some Girls.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Some Girls entrou para a História como o álbum de 1978 que conectou os Rolling Stones à onda de disco music que varreu o universo pop na segunda metade dos anos 70. Miss You estourou no mundo inteiro e tal sucesso avalizou a incursão de Jagger e Cia. pelos embalos de sábado à noite. Mas a onda passou e a Deluxe Edition de Some Girls chegou às lojas neste fim de 2011 com um segundo disco adicional com 12 faixas-bônus. O CD-bônus expande o repertório do álbum com fidelidade ao som dos Stones. Ouve-se blues (When You're Gone), rock à moda dos anos 50 com toque de country (Claudine), um country-rock propriamente dito (Do You Think I Really Care?), rock embebido em blues (So Young) e balada (No Spare Parts, já alvo de clipe promocional da Deluxe Edition), entre outros fonogramas oriundos das profícuas sessões de gravação de Some Girls. A rigor, tais bônus são sobras. Mas sobras que - no caso das cinco faixas supra-citadas - roçam o padrão de qualidade dos Stones. Se não entraram no disco, é porque a safra de inéditas era farta na época (outras músicas das mesmas sessões seriam reaproveitadas em álbuns posteriores). As demais - caso da balada We Had It All (cover do tema de Troy Seal e Donnie Fritts, cantado por Keith Richards), You Win Again (cover do repertório do compositor de country e blues Hank Williams) e de faixas como Don't Be a Stranger, I Love You Too Much e Petrol Blues - transitam pelo mesmo universo musical, mas soam menos sedutoras nos registros reunidos na Deluxe Edition de Some Girls.

Maria disse...

Stones é uma banda genial! quanto mais o tempo passa fica melhor de ouvir.

Anônimo disse...

E no próximo ano eles fazem 50 anos de banda!!!
Acho que farão uma turnê e encerrarão com chave de ouro.
Os discos já não prestam há tempos, mas os shows ainda valem MUITO a pena.