Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

'Noel Gallagher's High Flying Birds' evoca Oasis com baladas sinfônicas

Resenha de CD
Título: Noel Gallagher's High Flying Birds
Artista: Noel Gallagher
Gravadora: Mercury Records / Universal Music
Cotação: * * * *

Sim, o primeiro álbum solo de Noel Gallagher - Noel Gallagher's High Flying Birds, recém-lançado no Brasil com distribuição da Universal Music - tem muito de Oasis. E não somente pelo fato de o nome de uma das dez músicas do disco, Stop the Clocks, ser o mesmo de uma compilação do grupo - com o detalhe de que a música, que encerra o CD de Noel em clima polifônico, é inédita e, portanto, nunca foi registrada em disco pelo Oasis. Sim, talvez seja impossível dissociar o som de Noel em sua empreitada solo do som de sua banda, da qual ele era alma e um dos cérebros (o outro era o de seu irmão Liam Gallagher, com quem sempre viveu entre mais tapas do que beijos). No todo, Noel Gallagher's High Flying Birds é álbum composto de baladas, algumas de tom sinfônico (caso da envolvente Everybody's on the Run), outras de tom mais íntimo (como If I Had a Gun...). Como as músicas são boas em sua maioria, o disco resulta igualmente bom, com uns instantes sublimes como o já conhecido single The Death of You and me, uma das melhores composições de Noel, orquestrada com sopros e inventividade. Se AKA... What a Life! soa épica, ressaltando um dos traços marcantes do disco, AKA… Broken Arrow é puro BritPop à moda do Oasis. Com letras geralmente fortes, que disparam petardos contra temas espinhosos (como o fanatismo religioso, alvo de Soldier Boys and Jesus Freaks), Noel Gallagher's High Flying Birds é um disco de certa forma fiel ao egocentrismo de seu mentor. Não chega a ser a obra-prima de 2011, porém é sedutor e coeso.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sim, o primeiro álbum solo de Noel Gallagher - Noel Gallagher's High Flying Birds, recém-lançado no Brasil com distribuição da Universal Music - tem muito de Oasis. E não somente pelo fato de o nome de uma das dez músicas do disco, Stop the Clocks, ser o mesmo de uma compilação do grupo - com o detalhe de que a música, que encerra o CD de Noel em clima polifônico, é inédita e, portanto, nunca foi registrada em disco pelo Oasis. Sim, talvez seja impossível dissociar o som de Noel em sua empreitada solo do som de sua banda, da qual ele era alma e um dos cérebros (o outro era o de seu irmão Liam Gallagher, com quem sempre viveu entre mais tapas do que beijos). No todo, Noel Gallagher's High Flying Birds é álbum composto de baladas, algumas de tom sinfônico (caso da envolvente Everybody's on the Run), outras de tom mais íntimo (como If I Had a Gun...). Como as músicas são boas em sua maioria, o disco resulta igualmente bom, com uns instantes sublimes como o já conhecido single The Death of You and me, uma das melhores composições de Noel, orquestrada com sopros e inventividade. Se AKA... What a Life! soa épica, ressaltando um dos traços marcantes do disco, AKA… Broken Arrow é puro BritPop à moda do Oasis. Com letras geralmente fortes, que disparam petardos contra temas espinhosos (como o fanatismo religioso, alvo de Soldier Boys and Jesus Freaks), Noel Gallagher's High Flying Birds é um disco de certa forma fiel ao egocentrismo de seu mentor. Não chega a ser a obra-prima de 2011, porém é sedutor e coeso.

Daniel disse...

É bom mesmo o álbum, muitas músicas boas embora nenhuma se iguale a uma Stop Crying Your Heart, Live Forever, Wonderwall ou Dont Look Back in Anger da vida. Mas pela qualidade sonora e até de música abordado, fica claro nas empreitadas solo que Noel sempre foi o epicentro do Oasis e Liam apenas o vocalista, ora coadjuvante ora antagonista.

Gabriel Silveira disse...

Parece-me que este foi um presente de Natal do Papai Noel Gallagher para os fãs do rock britânico.

Anônimo disse...

Gosto desse cara...muito bom novo trabalho.

PS: sinto falta do Oasis