Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Claudette Soares vai de Ivan a Djavan no disco ao vivo 'A Dona da Bossa'

Cantora que esteve em evidência dos anos 50 aos 70 (décadas em que gravou discos que transitaram por baião, bossa nova e sambalanço), Claudette Soares lança pelo selo Discobertas o CD A Dona da Bossa ao Vivo, gravado em show feito pela cantora em 7 de agosto de 2011 no Teatro Fecap, em São Paulo (SP), com produção de Thiago Marques Luiz. O título A Dona da Bossa é o mesmo do álbum lançado por Claudette em 1964, mas, com exceção de Samba Só (Walter Santos e Tereza Souza), o repertório é outro. Sob a direção musical do pianista e maestro Giba Estebez, a cantora vai de Ivan Lins e Vítor Martins (Abre Alas, 1974) a Djavan (Fato Consumado, 1975) em roteiro que passa também por Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), por versão em inglês de Oba La La (João Gilberto com letra de Aloysio de Oliveira), por Mancada (Gilberto Gil) e Sambou, Sambou (João Donato e João Mello), entre outros temas.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cantora que esteve em evidência dos anos 50 aos 70 (décadas em que gravou discos que transitaram por baião, bossa nova e sambalanço), Claudette Soares lança pelo selo Discobertas o CD A Dona da Bossa ao Vivo, gravado em show feito pela cantora em 7 de agosto de 2011 no Teatro Fecap, em São Paulo (SP), com produção de Thiago Marques Luiz. O título A Dona da Bossa é o mesmo do álbum lançado por Claudette em 1964, mas, com exceção de Samba Só (Walter Santos e Tereza Souza), o repertório é outro. Sob a direção musical do pianista e maestro Giba Estebez, a cantora vai de Ivan Lins e Vítor Martins (Abre Alas, 1974) a Djavan (Fato Consumado, 1975) em roteiro que passa também por Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), por versão em inglês de Oba La La (João Gilberto com letra de Aloysio de Oliveira), por Mancada (Gilberto Gil) e Sambou, Sambou (João Donato e João Mello), entre outros temas.

KL disse...

aguardamos, ansiosamente, o relançamento em cd da discografia cabalística - e irretocável - dessa grande intérprete: são 12 álbuns (metade Phillips, metade Odeon) maravilhosos, feitos para deslumbrar desde os amantes dos rare grooves aos cultores da fossa cult.
Alô, alô, Thiago, Marcelo, Rodrigo, Charles, Carlos e quem mais chegar: ela merece!

Unknown disse...

não conheço nada da cantora,mas pra quem interessar,já que é metade odeon e metade philips,qd sair a caixa será uma só,uma vez que a universal comprou a Emi

KL disse...

Maria,

Já que você não conhece nada, sugiro que ouça, para começar, esses álbuns gravados nos anos 1960 e 70. É o tipo da discografia que só encontra paralelo - ou talvez nem isso - na trajetória das grandes divas. Com a diferença de que essa aqui é uma das poucas que exploraram o canto sussurrado sem cair na monotonia.
A versão que ela fez para "Carolina, Carol Bela", de Jorge Ben, por exemplo, é demolidora. Enfim, é ouvir para crer.

EDELWEISS1948 disse...

CLAUDETE, CONTINUA A DONA DA BOSSA.