Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobrevivente no mundo digital, Leoni lança manual de autoajuda virtual

Resenha de livro
Título: Manual de Sobrevivência no Mundo Digital
Artista: Leoni
Editora: Prestígio Editorial
Cotação: * * * 1/2

Através de redes sociais, Leoni reencontrou e agregou seu público, tornando seu interativo site oficial o  ponto de encontro desse fãs arrebanhados pela internet. Manual de Sobrevivência no Mundo Digital - o livro ora editado pelo cantor e compositor - é um guia de autoajuda virtual para artistas que ainda não exploram e entendem as possibilidades da web. No manual, Leoni expõe não somente dicas, mas também ideias sobre as mudanças da indústria do disco provocadas pelo compartilhamento ilegal de arquivos musicais na rede. Após fazer breve retrospecto de sua passagem pelos grupos Kid Abelha e Heróis da Resistência, o artista relata sua via-crúcis solo por um mercado já em processo de decomposição. À medida que o autor aborda questões práticas do mundo digital, o manual vai ficando mais interessante e útil, sobretudo quando dá dicas de como montar e alimentar um site - recurso ainda hoje subestimado por boa parte de artistas brasileiros. Deixando claro que seu manual não oferece a "fórmula do sucesso", Leoni defende a gravação de singles em detrimento de álbuns - sobretudo para artistas iniciantes - com argumentos bem consistentes. Já a defesa do download gratuito como forma de divulgar a música e o artista, embora bem fundamentada e equilibrada, quase nunca leva em consideração que há diversos profissionais envolvidos na produção de um disco que não se beneficiariam da suposta divulgação do artista a partir do compartilhamento ilegal de fonogramas e/ou álbuns. Fora do universo virtual, o manual de Leoni dá boas dicas para artistas iniciantes conseguirem sobreviver no mundo real dos shows, em que é preciso seduzir o público. No todo, o e-book resulta interessante e se mostra bem antenado com o cotidiano atual de quem vive - ou ainda tenta viver - de música na era digital.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Através de redes sociais, Leoni reencontrou e agregou seu público, tornando seu interativo site oficial o ponto de encontro desse fãs arrebanhados pela internet. Manual de Sobrevivência no Mundo Digital - o livro ora editado pelo cantor e compositor - é um guia de autoajuda virtual para artistas que ainda não exploram e entendem as possibilidades da web. No manual, Leoni expõe não somente dicas, mas também ideias sobre as mudanças da indústria do disco provocadas pelo compartilhamento ilegal de arquivos musicais na rede. Após fazer breve retrospecto de sua passagem pelos grupos Kid Abelha e Heróis da Resistência, o artista relata sua via-crúcis solo por um mercado já em processo de decomposição. À medida que o autor aborda questões práticas do mundo digital, o manual vai ficando mais interessante e útil, sobretudo quando dá dicas de como montar e alimentar um site - recurso ainda hoje subestimado por boa parte de artistas brasileiros. Deixando claro que seu manual não oferece a "fórmula do sucesso", Leoni defende a gravação de singles em detrimento de álbuns - sobretudo para artistas iniciantes - com argumentos bem consistentes. Já a defesa do download gratuito como forma de divulgar a música e o artista, embora bem fundamentada e equilibrada, quase nunca leva em consideração que há diversos profissionais envolvidos na produção de um disco que não se beneficiariam da suposta divulgação do artista a partir do compartilhamento ilegal de fonogramas e/ou álbuns. Fora do universo virtual, o manual de Leoni dá boas dicas para artistas iniciantes conseguirem sobreviver no mundo real dos shows, em que é preciso seduzir o público. No todo, o e-book resulta interessante e se mostra bem antenado com o cotidiano atual de quem vive - ou ainda tenta viver - de música na era digital.