Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bambas historiam em dicionário os significados sociais e musicais do samba

Ao descrever o significado do termo pagode no Dicionário da história social do samba, livro recém-lançado pela editora Civilização Brasileira, os autores Nei Lopes e Luiz Antonio Simas traçam a evolução da palavra ao longo do primeiro século do quase centenário samba, lembrando que, a partir da década de 1990, a indústria fonográfica brasileira se apropriou do termo pagode para designar grupos que cantavam e tocavam um samba diluído em solução pop, em que os teclados disputavam espaço com as percussões. Bambas no assunto, Lopes e Simas apresentam aos estudiosos dos caminhos da música brasileira uma valiosa obra de referência para quem se interessa por samba, discorrendo com propriedade sobre todos os significados sociais e musicais do gênero nascido oficialmente em 1916. Em bom português, o Dicionário da história social do samba não se limita a explicar as modalidades do gênero, os instrumentos usados para produzir a cadência bonita do samba e outros termos de cunho técnico. Há também verbetes de caráter mais abstrato, como consciência negra, que justificam o adjetivo social aplicado no título do dicionário. Há, inclusive, verbetes de cunho político. Em Estado Novo, por exemplo, Lopes e Simas contextualizam o samba no período ditatorial brasileiro que foi de 1937 a 1945. Além dos textos dos verbetes serem bem escritos, o conhecimento de causa dos dois autores do Dicionário da história social do samba credencia o livro como obra segura para consulta e pesquisa de termos relacionados ao gênero. Além de ser expressivo compositor de samba, revelado nos anos 1970, Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências sociais, sendo uma das autoridades nacionais quando o assunto é cultura negra. Luiz Antonio Simas é mestre em História social, tendo escrito diversos livros e artigos sobre escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) e sobre comunidades  nas quais se criam tais agremiações.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Ao descrever o significado do termo pagode no Dicionário da história social do samba, livro recém-lançado pela editora Civilização Brasileira, os autores Nei Lopes e Luiz Antonio Simas traçam a evolução da palavra ao longo do primeiro século do quase centenário samba, lembrando que, a partir da década de 1990, a indústria fonográfica brasileira se apropriou do termo pagode para designar grupos que cantavam e tocavam um samba diluído em solução pop, em que os teclados disputavam espaço com as percussões. Bambas no assunto, Lopes e Simas apresentam aos estudiosos dos caminhos da música brasileira uma valiosa obra de referência para quem se interessa por samba, discorrendo com propriedade sobre todos os significados sociais e musicais do gênero nascido oficialmente em 1916. Em bom português, o Dicionário da história social do samba não se limita a explicar as modalidades do gênero, os instrumentos usados para produzir a cadência bonita do samba e outros termos de cunho técnico. Há também verbetes de caráter mais abstrato, como consciência negra, que justificam o adjetivo social aplicado no título do dicionário. Há, inclusive, verbetes de cunho político. Em Estado Novo, por exemplo, Lopes e Simas contextualizam o samba no período ditatorial brasileiro que foi de 1937 a 1945. Além dos textos dos verbetes serem bem escritos, o conhecimento de causa dos dois autores do Dicionário da história social do samba credencia o livro como obra segura para consulta e pesquisa de termos relacionados ao gênero. Além de ser expressivo compositor de samba, revelado nos anos 1970, Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências sociais, sendo uma das autoridades nacionais quando o assunto é cultura negra. Luiz Antonio Simas é mestre em História social, tendo escrito diversos livros e artigos sobre escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) e sobre comunidades nas quais se criam tais agremiações.

Marcelo Barbosa disse...

Duas sumidades, mas o Nei tem que parar de escrever menos e cantar mais. Tá demorando a lançar um novo cd na praça.

Marcos Rizzo disse...

Sensacional o dicionário. Nei Lopes e Luiz Antônio Simas arrasaram. Um cantor chamado Lúcio Sanfillipo está gravando um disco somente com músicas de Simas. "No reino da pedrinha miúda". Promete!

Diego Jorge disse...

O livro é maravilhoso. O Nei e o Simas são grandes pesquisadores, compositores e fomentadores da cultura brasileira. Não teria como ser diferente.