Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Produtor musical e diretor de shows, Miele sai de cena - aos 77 anos - no Rio

Luiz Carlos Miele (31 de maio de 1938 - 14 de outubro de 2015) nasceu em São Paulo (SP), mas tinha uma alma tão carioca que seu último disco - Bem-vindo ao Rio (Discobertas, 2011), assinado com o trio do pianista Alberto Chimelli e lançado há quatro anos - foi um cartão-de-visitas musical, pautado pelas bossas do Rio de Janeiro (RJ), cidade na qual Miele saiu de cena na manhã de hoje, aos 77 anos, vítima de ataque cardíaco. Pioneiro multimídia, Miele foi ator, apresentador de TV, cantor e compositor, entre outras atividades. Contudo, na história da música brasileira, seu nome fica mais relevante na área da produção e direção de shows e programas musicais da TV brasileira. Ao formar dupla com Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994) nos anos 1960 e 1970, Miele se tornou nome fundamental na arquitetura de shows de cantores como Elis Regina (1945 - 1982), Roberto Carlos e Wilson Simonal (1938 - 2000). Com Elis, Miele chegou a assinar o disco ao vivo Elis no Teatro da Praia com Miele & Bôscoli (Philips, 1970). Neste espetáculo que alternou músicas e piadas, Miele dividiu o palco com Elis. No palco (estava em cartaz com o show Contador de histórias), à frente das câmeras de TV ou nos bastidores, Miele cruzou seu caminho com o da música brasileira tantas vezes que é difícil contar a história dessa música sem citar o nome do versátil showman multimídia.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Luiz Carlos Miele (31 de maio de 1938 - 14 de outubro de 2015) nasceu em São Paulo (SP), mas tinha uma alma tão carioca que seu último disco - Bem-vindo ao Rio (Discobertas, 2011), assinado com o trio do pianista Alberto Chimelli e lançado há quatro anos - foi um cartão-de-visitas musical, pautado pelas bossas do Rio de Janeiro (RJ), cidade na qual Miele saiu de cena na manhã de hoje, aos 78 anos, vítima de ataque cardíaco. Pioneiro multimídia, Miele foi ator, apresentador de TV, cantor e compositor, entre outras atividades. Contudo, na história da música brasileira, seu nome fica mais relevante na área da produção e direção de shows e programas musicais da TV brasileira. Ao formar dupla com Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994) nos anos 1960 e 1970, Miele se tornou nome fundamental na arquitetura de shows de cantores como Elis Regina (1945 - 1992), Roberto Carlos e Wilson Simonal (1938 - 2000). Com Elis, Miele chegou a assinar o disco ao vivo Elis no Teatro da Praia com Miele & Bôscoli (Philips, 1970). Neste espetáculo que alternou músicas e piadas, Miele dividiu o palco com Elis. No palco (estava em cartaz com o show Contador de histórias), à frente das câmeras de TV ou nos bastidores, Miele cruzou seu caminho com o da música brasileira tantas vezes que é difícil recontar a história dessa música sem citar o nome do versátil artista multimídia.

Bruno Cavalcanti disse...

Triste... uma falta tremenda que o Miele fará. Tanto humor... que pena.

Mauro, só uma correção, a Elis morreu em 82, no texto deve ter havido um erro de digitação, está 92. Abraços.

Mauro Ferreira disse...

Grato pelo toque do erro de digitação, Bruno. Abs, MauroF